HOJE
#10Fatos – Caxias x Pinheiros
Por Liga Nacional de Basquete
Caxias embalado, Pinheiros invicto e duelo de cestinhas: confira dez fatos marcantes da partida deste sábado, que terá transmissão ao vivo do SporTV
O Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), receberá um interessante do duelo do NBB CAIXA 2017/2018 neste sábado. Vindo de grande vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, o anfitrião Banrisul/Caxias Basquete receberá o líder invicto EC Pinheiros. A bola sobe às 19 horas e os canais SporTV transmitem a partida ao vivo.
Com grande início de temporada, o time gaúcho quebrou a invencibilidade mogiana na última quinta-feira. Do outro lado, o Pinheiros não só vem embalado com 100% de aproveitamento como ainda vem de vitória no dérby da capital paulista diante do Paulistano/Corpore.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira dez fatos marcantes do duelo:
Que começo
Único invicto da temporada, o Pinheiros tem seu melhor início de NBB CAIXA na história. Com cinco vitórias nos cinco primeiros jogos, a equipe paulista lidera a competição de maneira isolada. O melhor início de NBB da história é do Flamengo, que venceu seus 20 primeiros jogos na edição 2012/2013.
Não é à toa
O ótimo início de temporada do Pinheiros pode ser facilmente justificado com números. Até o momento, a equipe do técnico César Guidetti tem o melhor ataque da competição, com média de 83,2 pontos por partida, e também a melhor defesa, com apenas 67,8 pontos sofridos por jogo.
Não é à toa (2)
Outra estatística para lá de positiva do Pinheiros neste início de temporada é o altíssimo aproveitamento nos lances livres. Até agora, a equipe teve 83 acertos em 106 arremessos tentados (78%). O grande destaque da equipe no fundamento é Holloway, dono de 23 acertos em 27 tentativas (85%).
Duelo de cestinhas
A partida marcará o encontro de dois dos principais cestinhas da temporada até o momento. Cauê Borges, do Caxias, é o quarto colocado, com média de 16,5 pontos por jogo. Já o norte-americano Holloway, do Pinheiros, aparece na sexta colocação, com média de 16,0 pontos por partida. Os dois também estão no TOP 5 do ranking de eficiência: Cauê é o 2º (20,0) e Holloway o 5º (17,4).
Caxias em alta
Dono da sétima posição, com quatro vitórias em sete jogos, o Caxias também tem seu melhor início de NBB CAIXA na história. Na última edição, a equipe venceu apenas uma de suas sete primeiras partidas. Já em sua temporada de estreia, o esquadrão gaúcho conquistou sua primeira vitória apenas em seu 10º jogo.
Casa forte
Para aparecer no G-8, o Caxias iniciou a temporada com ótimo aproveitamento em casa. Além de vencer a Liga Sorocabana, a equipe conquistou grandes triunfos ao lado de sua torcida, diante do atual campeão Bauru e do até então invicto Mogi. A única derrota dos gaúchos no Vascão foi para o Sesi/Franca Basquete, na prorrogação.
Relação intensa
Reforço do Pinheiros para esta temporada, o ala Arthur Bernardi possui uma longa relação com o time gaúcho. Nascido em Caxias do Sul, o atleta disputou a última temporada do NBB CAIXA pela equipe de sua cidade natal e também se sagrou campeão da Liga Ouro 2015 por lá. O jogador, inclusive, é “cria” do técnico Rodrigo Barbosa.
Já jogou lá
Um dos destaques do ótimo começo do Caxias, o ala/pivô Alexandre Paranhos atuou nas categorias de base do Pinheiros. Nesta temporada, o jogador de 25 soma médias de 11,3 pontos e 7,3 rebotes. Na última partida, o camisa 24 foi responsável por um toco no último lance para selar o triunfo gaúcho sobre Mogi.
Confronto empatado
Caxias e Pinheiros se enfrentaram quatro vezes no NBB CAIXA e cada equipe venceu duas partidas. Em sua temporada de estreia, o time gaúcho venceu os dois confrontos com os paulistas. Já na última edição, a equipe azul e preta deu o troco e levou a melhor nos dois jogos contra a equipe do Sul do país.
Boa lembrança
Na última temporada, ainda atuando pelo Campo Mourão Basquete, o armador Cauê Verzola teve uma das melhores atuações de sua carreira, diante do Pinheiros. Na vitória de sua ex-equipe por 78 a 76, o jogador foi responsável por 21 pontos (recorde pessoal), sete assistências, seis rebotes e também pelo arremesso que decidiu a partida.