HOJE
#10Fatos – Caxias x Pinheiros
Por Liga Nacional de Basquete
Caxias embalado, Pinheiros invicto e duelo de cestinhas: confira dez fatos marcantes da partida deste sábado, que terá transmissão ao vivo do SporTV

Caxias, de Marcão, e Pinheiros, de Ansaloni, farão um duelo impactante na noite deste sábado (Divulgação/Caxias)
O Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), receberá um interessante do duelo do NBB CAIXA 2017/2018 neste sábado. Vindo de grande vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, o anfitrião Banrisul/Caxias Basquete receberá o líder invicto EC Pinheiros. A bola sobe às 19 horas e os canais SporTV transmitem a partida ao vivo.
Com grande início de temporada, o time gaúcho quebrou a invencibilidade mogiana na última quinta-feira. Do outro lado, o Pinheiros não só vem embalado com 100% de aproveitamento como ainda vem de vitória no dérby da capital paulista diante do Paulistano/Corpore.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira dez fatos marcantes do duelo:
Que começo
Único invicto da temporada, o Pinheiros tem seu melhor início de NBB CAIXA na história. Com cinco vitórias nos cinco primeiros jogos, a equipe paulista lidera a competição de maneira isolada. O melhor início de NBB da história é do Flamengo, que venceu seus 20 primeiros jogos na edição 2012/2013.

MVP da última temporada, Holloway é um dos grandes nomes do grande começo de NBB do Pinheiros (Willian Oliveira/Divulgação)
Não é à toa
O ótimo início de temporada do Pinheiros pode ser facilmente justificado com números. Até o momento, a equipe do técnico César Guidetti tem o melhor ataque da competição, com média de 83,2 pontos por partida, e também a melhor defesa, com apenas 67,8 pontos sofridos por jogo.
Não é à toa (2)
Outra estatística para lá de positiva do Pinheiros neste início de temporada é o altíssimo aproveitamento nos lances livres. Até agora, a equipe teve 83 acertos em 106 arremessos tentados (78%). O grande destaque da equipe no fundamento é Holloway, dono de 23 acertos em 27 tentativas (85%).
Duelo de cestinhas
A partida marcará o encontro de dois dos principais cestinhas da temporada até o momento. Cauê Borges, do Caxias, é o quarto colocado, com média de 16,5 pontos por jogo. Já o norte-americano Holloway, do Pinheiros, aparece na sexta colocação, com média de 16,0 pontos por partida. Os dois também estão no TOP 5 do ranking de eficiência: Cauê é o 2º (20,0) e Holloway o 5º (17,4).
Caxias em alta
Dono da sétima posição, com quatro vitórias em sete jogos, o Caxias também tem seu melhor início de NBB CAIXA na história. Na última edição, a equipe venceu apenas uma de suas sete primeiras partidas. Já em sua temporada de estreia, o esquadrão gaúcho conquistou sua primeira vitória apenas em seu 10º jogo.

Caxias quebrou a invencibilidade do Mogi na última partida e agora tentará derrubar o outro invicto (Emanuel Wolff/Divulgação)
Casa forte
Para aparecer no G-8, o Caxias iniciou a temporada com ótimo aproveitamento em casa. Além de vencer a Liga Sorocabana, a equipe conquistou grandes triunfos ao lado de sua torcida, diante do atual campeão Bauru e do até então invicto Mogi. A única derrota dos gaúchos no Vascão foi para o Sesi/Franca Basquete, na prorrogação.
Relação intensa
Reforço do Pinheiros para esta temporada, o ala Arthur Bernardi possui uma longa relação com o time gaúcho. Nascido em Caxias do Sul, o atleta disputou a última temporada do NBB CAIXA pela equipe de sua cidade natal e também se sagrou campeão da Liga Ouro 2015 por lá. O jogador, inclusive, é “cria” do técnico Rodrigo Barbosa.
Já jogou lá
Um dos destaques do ótimo começo do Caxias, o ala/pivô Alexandre Paranhos atuou nas categorias de base do Pinheiros. Nesta temporada, o jogador de 25 soma médias de 11,3 pontos e 7,3 rebotes. Na última partida, o camisa 24 foi responsável por um toco no último lance para selar o triunfo gaúcho sobre Mogi.
Confronto empatado
Caxias e Pinheiros se enfrentaram quatro vezes no NBB CAIXA e cada equipe venceu duas partidas. Em sua temporada de estreia, o time gaúcho venceu os dois confrontos com os paulistas. Já na última edição, a equipe azul e preta deu o troco e levou a melhor nos dois jogos contra a equipe do Sul do país.
Boa lembrança
Na última temporada, ainda atuando pelo Campo Mourão Basquete, o armador Cauê Verzola teve uma das melhores atuações de sua carreira, diante do Pinheiros. Na vitória de sua ex-equipe por 78 a 76, o jogador foi responsável por 21 pontos (recorde pessoal), sete assistências, seis rebotes e também pelo arremesso que decidiu a partida.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca