HOJE
#10Fatos do Clássico
Por Liga Nacional de Basquete
Rivalidade, Finais e muita história: confira os 10 principais fatos do Clássico dos Campeões entre Brasília e Flamengo, que será neste sábado, ao vivo na Band
O Clássico dos Campeões do NBB CAIXA tem tudo para ser eletrizante. E dados históricos não faltam. Neste sábado (14/01), UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Flamengo estarão frente a frente para um duelo que promete fortes emoções. O dérbi será no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os #10Fatos do Clássico dos Campeões entre Brasília e Flamengo:
Ataque x Defesa
O clássico dos campeões colocará frente a frente o melhor ataque (Flamengo) contra a melhor defesa (Brasília) da atual edição do NBB CAIXA. A equipe rubro-negra faz em média 90,92 pontos por jogo, enquanto os candangos têm média de apenas 75,15 tentos por duelo. Quem leva a melhor?
Líder x vice-líder
O duelo ainda promoverá o encontro do líder (Flamengo) e do vice-líder (Brasília) do campeonato. No entanto, mesmo se os brasilienses vencerem, o clube da Gávea ainda seguirá isolado na ponta. O rubro-negro carioca tem campanha de 11 vitórias em 12 partidas (91,7% de aproveitamento), e os candangos têm 10 triunfos em 13 oportunidades (76,9% de aproveitamento).
Os únicos
Flamengo e Brasília são os dois únicos campeões da história do NBB CAIXA. O time do Rio de Janeiro tem a maior quantidade, com cinco conquistas, sendo quatro delas nas últimas quatro temporadas. Já os candangos têm três troféus, alcançados de maneira consecutiva entre a segunda e a quarta edições da competição.
Mais Flamengo
Na história do confronto entre eles no NBB CAIXA foram realizadas 26 partidas. O Flamengo tem 14 vitórias, contra 12 do Brasília. Dentre estes, foram duas Finais (08/09 e 09/10), ambas decididas no Jogo 5. A primeira foi vencida pelos cariocas, e a segunda pelo Time de Lobos.
Era Neto
Desde a chegada de José Neto, Marquinhos e Olivinha ao Flamengo, o clássico dos campeões é dominado pelos cariocas. Em quatro temporadas foram realizadas oito partidas. Destes, o rubro-negro levou a melhor em seis.
Mas…
Apesar da superioridade flamenguista nos últimos duelos, quem venceu o último clássico foi o Brasília. No Rio de Janeiro, a equipe candanga contou com cesta nos segundos finais e levou a melhor em pleno Tijuca Tênis Clube, pelo placar de 75 a 73.
Líderes estatísticos
O confronto colocará frente a frente o reboteiro e o maior garçom da atual edição do NBB CAIXA: Olivinha (Flamengo), que tem média de 11,5 rebotes por partida, e Fúlvio (Brasília), que distribui em média 6,5 assistências por confronto.
Mandante x visitante
Visitante mais “indigesto”, o Flamengo não perdeu nenhum jogo fora de casa na atua edição. Foram cinco partidas longe de seus domínios, com cinco triunfos. Já o Brasília tem muita força caseira e acumula nada menos que seis vitórias em sete partidas na capital federal.
Embalos iguais
Tanto Brasília quanto Flamengo vêm de três vitórias consecutivas na atual temporada do NBB CAIXA. Os candangos acumulas triunfos sobre Bauru, Minas e Macaé, enquanto os rubro-negros superaram Vitória, Caxias e Minas.
Regulares (e muito)
Dois dos melhores elencos do NBB CAIXA, Flamengo e Brasília têm dois atletas que vêm se destacando pela regularidade. Pelo lado rubro-negro, Marquinhos fez mais de dez pontos em todos os jogos até o momento e tem média de 21,09 pontos por jogo (2º). Já do lado candango, o pivô Lucas Mariano também pontuou em dígitos duplos em todas as partidas e tem média de 19,0 pontos.