HOJE
#10Fatos – Flamengo x Bauru
Por Liga Nacional de Basquete
Rivalidade aflorada, “alto risco” na tabela e reencontro especial: confira os 10 principais fatos do clássico desta terça-feira entre Flamengo e Bauru
Nesta terça-feira (24/01), Flamengo e Gocil/Bauru Basket farão o 33º duelo entre eles na história do NBB CAIXA, e fatos interessantes não faltam. No Rio de Janeiro, as equipes farão mais uma reedição das duas últimas Finais e escreverão mais uma página desta linda história. O duelo será às 19h30 (de Brasília) e será transmitido ao vivo pelos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos do clássico entre Flamengo e Bauru:
Duas Finais
Flamengo e Bauru fizeram as duas últimas Finais do NBB CAIXA. Em ambas o rubro-negro carioca saiu com o título. Em 2014/2015, em uma melhor de três, a equipe do técnico José Neto dominou os dois duelos e foi campeão. No ano seguinte, já em uma melhor de cinco, a história mudou, e a série foi até o Jogo 5. Na Arena Carioca 2, o clube da Gávea fez valer o fator torcida e caiu com mais um título.
Mais emoção
A atual edição do NBB CAIXA começou da mesma maneira que se encerrou a última: jogão entre Flamengo e Bauru. No Ginásio Panela de Pressão, as equipes fizeram o jogo mais longo da temporada, com duas prorrogações, em duelo que marcou a primeira transmissão da Band no NBB CAIXA. No final, triunfo carioca, por 100 a 97.

Com duas prorrogações, Flamengo venceu o Bauru na abertura do NBB CAIXA 16/17 no Panela de Pressão (João Pires/LNB)
Maré baixa
Líder isolado do NBB CAIXA, o Flamengo atravessa seu pior momento na competição. Foram duas derrotas (para Brasília e Franca) nas três últimas rodadas. Com isso, a equipe do técnico José Neto permaneceu no topo da classificação, mas viu o vice-líder Brasília encostar de vez.
Alto risco
O Flamengo pode deixar a liderança do NBB CAIXA caso perca para o Bauru na noite desta terça-feira. Isso porque a campanha rubro-negra cairá para 75% de aproveitamento em caso de derrota no clássico. Diante deste cenário, o vice-líder Brasília (73,3% de aproveitamento), que entrará em quadra na quinta-feira diante do lanterna Caxias, poderá assumirá a ponta se vencer.
Pode decolar
O clássico também será crucial para as pretensões do Bauru no NBB CAIXA. Em caso de vitória, o Dragão assumirá a quarta colocação isoladamente e entrará no G-4 provisoriamente. No entanto, se perder, sairá do bolo dos quatro times empatados (Vasco, Mogi, Pinheiros e Paulistano) e cairá para oitava colocação isolada, podendo, inclusive, despencar para o décimo lugar no dia seguinte.

Hettsheimeir teve sua saída anuncada pelo Bauru e jogará pelo Fuenlabrada (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Sem Hett
Destaque do Bauru na temporada, Rafael Hettsheimeir teve sua inesperada saída do Dragão oficializada na noite do último domingo (22/01) e já não entrará em quadra no clássico. O jogador aceitou a proposta do Fuenlabrada (ESP) e viajará nesta terça-feira (24/01), justamente no dia do clássico contra o Flamengo.
Vai, Shilton!
Com a saída de Hettsheimeir, a responsabilidade de ser o “xerife” do garrafão bauruense ficará nas mãos de Shilton. Curiosamente, o experiente pivô de 34 anos foi bicampeão do NBB CAIXA com a camisa do rival Flamengo, entre 2012 e 2014. Shilton é o segundo maior reboteiro da história do NBB CAIXA, com 2009 rebotes, atrás apenas de Olivinha, do próprio Fla, com 2494.
Deitando e rolando
E por falar nele, Olivinha pode ser o primeiro da história a chegar aos 2.500 rebotes. Mas mais do que isso, o momento que o jogador vive é incrível. Ele é o único atleta com média de duplo-duplo (14,6 pontos e 11,4 rebotes) e é o mais eficiente do campeonato, com 22,27 de média por confronto. Que fase!

Gegê reencontrará a torcida rubro-negra pela primeira vez desde sua saída do Flamengo, onde ficou por 4 temporadas (João Pires/LNB)
Reencontro especial
Reforço do Bauru para esta temporada, o armador Gegê reencontrará a torcida rubro-negra pela primeira vez desde sua saída. O jogador atuou pelo Flamengo nas quatro últimas temporadas e lá foi tetracampeão do NBB CAIXA, campeão da Liga das Américas e do Mundial de Clubes em 2014 e participou das partidas do Fla contra times da NBA.
Arsenais à prova
O duelo colocará frente a frente o melhor ataque e o time que mais acerta bolas de 3 pontos no campeonato. O Flamengo lidera o ranking dos ataques, com 89,13 pontos por partida, enquanto o Dragão está no topo da lista dos tiros longos, com 10,86 convertidas por duelo, a mesma média do Mogi.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
