HOJE
#10Fatos – Flamengo x Franca
Por Liga Nacional de Basquete
Leandrinho invicto, confronto de G-4 e série de reencontros: tudo que você precisa saber do jogaço desta quinta-feira entre Flamengo e Franca
Um duelo de titãs abrilhantará a quinta-feira (15/02) do NBB CAIXA. Flamengo e Sesi Franca Basquete, vice-líder contra terceiro colocado, farão um confronto direto valendo o segundo lugar do campeonato. O duelo será na Arena Carioca 1, às 21h15 (de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo Facebook Live na página oficial do NBB e também do SporTV 2.
Entre os destaques da partida estão o primeiro duelo entre Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa no NBB CAIXA, a situação das duas equipes na tabela de classificação e outros reencontros. Tudo que você precisa saber sobre esse aguardado confronto está aqui, neste texto. Confira e não perca esse jogão por nada!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Dois dos maiores astros do basquete brasileiro, Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa estarão frente a frente pela primeira vez no NBB CAIXA. Será a primeira vez que dois campeões da NBA se enfrentam no maior campeonato do basquete brasileiro. Já na liga norte-americana, foram 14 confrontos entre eles, com nove triunfos para Leandrinho e cinco para Varejão.
Também é reencontro
Outro fato que apimenta ainda mais o embate entre Varejão e Leandrinho nesse Flamengo x Franca é que os dois já atuaram na equipe adversária na carreira.
Anderson despontou para cenário nacional e internacional do basquete atuando pelo Franca, na categoria juvenil, entre 2000 e 2001. No ano seguinte, partiu para o Barcelona (ESP) e deu início à sua longa trajetória no exterior.
Do outro lado, Leandrinho defendeu as cores do Flamengo no NBB CAIXA 2011/2012 durante o período de lockout da NBA. Ele disputou seis partidas com a camisa rubro-negra e teve médias de 19,0 pontos e 4,0 assistências.
Leandrinho 100%
E por falar nele, Leandrinho Barbosa está invicto pelo Franca no NBB CAIXA. Desde sua estreia, o ala de 35 anos disputou sete partidas até o momento e venceu todas – contra Vitória, Basquete Cearense, Vasco da Gama, Botafogo, Caxias, Joinville e Bauru. Nesses jogos, as médias foram de 15,0 pontos, 2,3 assistências, 1,6 roubos de bola e 12,6 de eficiência.
Vale a vice-liderança
O confronto entre Flamengo e Franca vale nada menos que a vice-liderança do NBB CAIXA. O clube da Gávea é o atual dono do segundo lugar, com 16 vitórias e três derrotas. Logo atrás, na terceira posição, estão os francanos, que têm um triunfo a menos. Em caso de triunfo paulista, as campanhas ficarão igualadas, mas a vantagem do desempate será dos comandados do técnico Helinho por já terem ganhado o duelo do primeiro turno (100 a 82).
Foi arrasador
Falando nisso, o duelo entre Franca e Flamengo no primeiro turno foi bastante marcante. Diante de um Pedrocão lotado, a equipe francana não deu chances aos rubro-negros e levou a melhor por largos 100 a 82 – maior marca ofensiva da equipe na atual temporada do NBB CAIXA. Seis atletas do Franca pontuaram em dígitos duplos na partida: Léo Meindl (16), Rafael Mineiro (16), Cipolini (15), Coelho (14), Gruber (13) e Antonio (10).
Pelo mando de quadra
Confrontos diretos como esse Flamengo x Franca são importantíssimos para definição de mando de quadra nos playoffs em caso de empate de campanhas. No momento, os francanos têm vantagem sobre os rubro-negros (+18 pontos) e um triunfo nesta quinta-feira selaria de vez essa superioridade.
Para reverter esse cenário negativo no empate com Franca, o clube carioca precisa vencer por uma diferença maior ou igual a 18 pontos. Se a fase de classificação acabasse hoje, Flamengo (2º) e Franca (3º) se enfrentariam na semifinal caso avançassem das quartas, com mando flamenguista.
Engrenando de novo
Depois de perder a liderança e uma invencibilidade de nove partidas para agora líder Paulistano, o Flamengo retomou o rumo positivo com duas boas vitórias no Sul, sobre Joinville (91 a 81) e Caxias do Sul (98 a 75). Com 15 pontos nos dois jogos, Anderson Varejão foi um dos pontos positivos da turnê e entrará em quadra contra Franca vivendo seu melhor momento pessoal no NBB CAIXA.
Bola no Marquinhos
O grande nome do Flamengo na temporada é Marquinhos. O camisa 11 rubro-negro é o cestinha isolado do NBB CAIXA, com média de 18,4 pontos por partida – quase 2,0 pontos a mais que o segundo colocado Holloway, que tem 16,6 pontos de média. Vale lembrar que, há duas rodadas, no confronto direto contra o Paulistano, o jogador guardou incríveis 37 pontos e estabeleceu o novo recorde de pontos da temporada. Será que ele vai crescer de novo?
IMPARÁVEL!!! 🔥🔥🔥@Markim1121 estava com a mão calibrada neste sábado! O jogador anotou 37 pontos, registrando o recorde do #NBB 10! Confira algumas jogadas:#NBBnaBand #FlaBasquete pic.twitter.com/leHGJYMPhN
— NBB CAIXA (@NBB) February 3, 2018
Mais Flamengo
No histórico geral do confronto no NBB CAIXA, Flamengo e Franca fizeram 26 jogos, com 16 vitórias para o clube da Gávea e dez para o esquadrão da Capital do Basquete. No entanto, o último confronto entre eles no Rio de Janeiro foi vencido pelos francanos. No Tijuca Tênis Clube, a equipe paulista ganhou na prorrogação, por 83 a 80, com bola de 3 pontos de Pedro no estouro do cronômetro.
Passagens douradas
Três atletas do elenco do Franca não só jogaram, como foram campeões do NBB CAIXA com a camisa do Flamengo: o armador Rafa Luz e o ala/pivô Rafael Mineiro, que conquistaram o título da edição 2015/2016, e o ala/pivô Jefferson William, campeão da temporada 2008/2009 pelo clube rubro-negro. Rafa Luz, por sua vez, jogará contra o Flamengo pela primeira vez.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca


