HOJE
#10Fatos – Flamengo x LSB
Por Liga Nacional de Basquete
Situações opostas, invencibilidade histórica e duelo de "arsenais": confira os 10 principais fatos da partida desta quinta-feira entre Flamengo e LSB, ao vivo no #NBBnoFacebook
Depois de alcançar a liderança do NBB CAIXA com a vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor na última terça-feira, o Flamengo receberá, novamente na Arena Carioca, a LSB/Uniso, vice-lanterna da competição. O duelo será nesta quinta-feira (11/01), às 20 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página oficial do NBB.
Entre os grandes atrativos da partida estão o duelo entre o melhor ataque (Flamengo) e o cestinha do NBB CAIXA (Anton Cook), a invencibilidade rubro-negra no confronto direto contra os sorocabanos, os ótimos momentos individuais de atletas do clube da Gávea e o recorde pessoal de Drudi justamente contra a equipe carioca em 2010.
Além disso, a partida marcará a estreia da parceria com a Açúcar Guarani, nova patrocinadora das transmissões do #NBBnoFacebook. Anunciada na última quarta-feira, a união prevê inserções comerciais e a exclusividade da marca na programação de pré-jogo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos da partida entre Flamengo e Liga Sorocabana:
Confronto de opostos
A partida colocará frente a frente duas equipes bastante opostas na tabela de classificação. De um lado estará o Flamengo, líder do NBB CAIXA, com campanha de oito vitórias em dez partidas (80% de aproveitamento). Do outro, a Liga Sorocabana, vice-lanterna da competição, com dois triunfos em 12 oportunidades (16,7% de aproveitamento).
Invicto
O Flamengo nunca foi derrotado pela Liga Sorocabana em toda a história do NBB CAIXA. Desde a temporada 2011/2012 – edição de estreia da LSB – foram 12 partidas e 12 vitórias para o clube rubro-negro. Na presente temporada, o clube da Gávea não sofreu nenhuma derrota como mandante – são cinco triunfos em cinco duelos. Já a Liga Sorocabana ainda não venceu fora de casa.
Melhor Ataque x Cestinha
O duelo desta quinta-feira na Arena Carioca 1 reunirá o melhor ataque do NBB CAIXA, o Flamengo (82,1 pontos por jogo), e o segundo maior cestinha do campeonato, o ala norte-americano Anton Cook (17,4 pontos por jogo). E aí? Qual “arsenal” levará a melhor?
Sequência distintas
Enquanto o líder Flamengo acumula oito vitórias nos últimos nove jogos no NBB CAIXA, a Liga Sorocabana perdeu os últimos dez confrontos. A equipe do interior paulista venceu somente nos dois primeiros jogos da temporada e está há dois meses sem saber o que é vencer.
Rolo compressor
JP Batista está definitivamente destruidor na atual temporada do NBB CAIXA. O pivô do Flamengo foi dominante na última vitória sobre o Mogi, com 22 pontos (8/11 nas bolas de 2) e oito rebotes. O jogador é o líder em bolas de 2 pontos convertidas (6,5 por jogo), sexto maior cestinha (16,1 pontos por jogo) quarto maior reboteiro (7,5 rebotes por jogo) e segundo atleta mais eficiente do campeonato (19,4 de valorização por jogo).
Em alta
Vivendo bom momento na temporada, Ronald Ramon foi um dos destaques da vitória rubro-negra sobre o Mogi. Segundo principal pontuador da partida, o dominicano converteu cinco bolas de 3 pontos e anotou 21 tentos, registrando suas melhores marcas pessoais nos quesitos nesta temporada.
Causou
Atleta mais experiente da equipe sorocabana, William Drudi possui muitas histórias no NBB CAIXA. Até hoje, os recordes de pontos e bolas de 2 pontos convertidas pelo pivô na competição são de uma partida contra o Flamengo. Na segunda edição do campeonato (NBB CAIXA 09/10), o atual camisa 31 da LSB liderou seu time na ocasião, o Minas Tênis Clube, na derrota por 101 a 94, com 28 pontos anotados e 12 bolas 2 dois pontos convertidas.
Motivação não falta
Quinto principal pontuador deste NBB CAIXA, com média de 16,6 pontos por partida, Marquinhos vive grande momento, além de ter grande histórico contra a Liga Sorocabana. Em oito partidas contra o time paulista, o ala rubro-negro tem 100% de aproveitamento, com média de 18,3 pontos (total de 147 em oito jogos).
Na estrada
Vivendo sequência ingrata de derrotas, a Liga Sorocabana terá que se virar “na estrada” para voltar a vencer. Depois do jogo contra o EC Pinheiros, realizado no dia 22 de dezembro do ano passado, o time paulista só voltará a atuar dentro de casa no dia 30 de janeiro. Nesta sequência, serão cinco jogos para a equipe como visitante. Minas Tênis Clube (derrota por 71 a 61), Flamengo (dia 11), Mogi (17), Solar Cearense (23) e Universo/Vitória (25).
Caminho inverso
Enquanto muitas equipes baseiam seu jogo no alto volume nas bolas de 3 pontos, a Liga Sorocabana faz exatamente o contrário. Equipe com o menor número de arremessos tentados de fora do perímetro, com média de 19,9 por partida (único time abaixo de 20), a LSB lidera a competição nos lances livres, com médias de 24,8 tentativas e 17,8 conversões por jogo.