#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Flamengo x LSB

11-01-2018 | 12:10
Por Liga Nacional de Basquete

Situações opostas, invencibilidade histórica e duelo de "arsenais": confira os 10 principais fatos da partida desta quinta-feira entre Flamengo e LSB, ao vivo no #NBBnoFacebook

Flamengo defenderá invencibilidade história contra a Liga Sorocabana no NBB CAIXA (Divulgação/Flamengo)

Depois de alcançar a liderança do NBB CAIXA com a vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor na última terça-feira, o Flamengo receberá, novamente na Arena Carioca, a LSB/Uniso, vice-lanterna da competição. O duelo será nesta quinta-feira (11/01), às 20 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página oficial do NBB.

Entre os grandes atrativos da partida estão o duelo entre o melhor ataque (Flamengo) e o cestinha do NBB CAIXA (Anton Cook), a invencibilidade rubro-negra no confronto direto contra os sorocabanos, os ótimos momentos individuais de atletas do clube da Gávea e o recorde pessoal de Drudi justamente contra a equipe carioca em 2010.

Além disso, a partida marcará a estreia da parceria com a Açúcar Guarani, nova patrocinadora das transmissões do #NBBnoFacebook. Anunciada na última quarta-feira, a união prevê inserções comerciais e a exclusividade da marca na programação de pré-jogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da partida entre Flamengo e Liga Sorocabana:

Flamengo entrará em quadra pela primeira vez como líder do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Confronto de opostos

A partida colocará frente a frente duas equipes bastante opostas na tabela de classificação. De um lado estará o Flamengo, líder do NBB CAIXA, com campanha de oito vitórias em dez partidas (80% de aproveitamento). Do outro, a Liga Sorocabana, vice-lanterna da competição, com dois triunfos em 12 oportunidades (16,7% de aproveitamento).

Invicto

O Flamengo nunca foi derrotado pela Liga Sorocabana em toda a história do NBB CAIXA. Desde a temporada 2011/2012 – edição de estreia da LSB – foram 12 partidas e 12 vitórias para o clube rubro-negro. Na presente temporada, o clube da Gávea não sofreu nenhuma derrota como mandante – são cinco triunfos em cinco duelos. Já a Liga Sorocabana ainda não venceu fora de casa.

Cook é o cestinha do NBB CAIXA, com média de 17,4 pontos por jogo (Marina Gouvêa/LSB)

Melhor Ataque x Cestinha

O duelo desta quinta-feira na Arena Carioca 1 reunirá o melhor ataque do NBB CAIXA, o Flamengo (82,1 pontos por jogo), e o segundo maior cestinha do campeonato, o ala norte-americano Anton Cook (17,4 pontos por jogo). E aí? Qual “arsenal” levará a melhor?

Sequência distintas

Enquanto o líder Flamengo acumula oito vitórias nos últimos nove jogos no NBB CAIXA, a Liga Sorocabana perdeu os últimos dez confrontos. A equipe do interior paulista venceu somente nos dois primeiros jogos da temporada e está há dois meses sem saber o que é vencer.

Rolo compressor

JP Batista está definitivamente destruidor na atual temporada do NBB CAIXA. O pivô do Flamengo foi dominante na última vitória sobre o Mogi, com 22 pontos (8/11 nas bolas de 2) e oito rebotes. O jogador é o líder em bolas de 2 pontos convertidas (6,5 por jogo), sexto maior cestinha (16,1 pontos por jogo) quarto maior reboteiro (7,5 rebotes por jogo) e segundo atleta mais eficiente do campeonato (19,4 de valorização por jogo).

Em alta

Vivendo bom momento na temporada, Ronald Ramon foi um dos destaques da vitória rubro-negra sobre o Mogi. Segundo principal pontuador da partida, o dominicano converteu cinco bolas de 3 pontos e anotou 21 tentos, registrando suas melhores marcas pessoais nos quesitos nesta temporada.

Drudi registrou seu recorde de pontos na carreira justamente contra o Flamengo, em 2010 (Divulgação/LNB)

Causou

Atleta mais experiente da equipe sorocabana, William Drudi possui muitas histórias no NBB CAIXA. Até hoje, os recordes de pontos e bolas de 2 pontos convertidas pelo pivô na competição são de uma partida contra o Flamengo. Na segunda edição do campeonato (NBB CAIXA 09/10), o atual camisa 31 da LSB liderou seu time na ocasião, o Minas Tênis Clube, na derrota por 101 a 94, com 28 pontos anotados e 12 bolas 2 dois pontos convertidas.

Motivação não falta

Quinto principal pontuador deste NBB CAIXA, com média de 16,6 pontos por partida, Marquinhos vive grande momento, além de ter grande histórico contra a Liga Sorocabana. Em oito partidas contra o time paulista, o ala rubro-negro tem 100% de aproveitamento, com média de 18,3 pontos (total de 147 em oito jogos).

Na estrada

Vivendo sequência ingrata de derrotas, a Liga Sorocabana terá que se virar “na estrada” para voltar a vencer. Depois do jogo contra o EC Pinheiros, realizado no dia 22 de dezembro do ano passado, o time paulista só voltará a atuar dentro de casa no dia 30 de janeiro. Nesta sequência, serão cinco jogos para a equipe como visitante. Minas Tênis Clube (derrota por 71 a 61), Flamengo (dia 11), Mogi (17), Solar Cearense (23) e Universo/Vitória (25).

Caminho inverso

Enquanto muitas equipes baseiam seu jogo no alto volume nas bolas de 3 pontos, a Liga Sorocabana faz exatamente o contrário. Equipe com o menor número de arremessos tentados de fora do perímetro, com média de 19,9 por partida (único time abaixo de 20), a LSB lidera a competição nos lances livres, com médias de 24,8 tentativas e 17,8 conversões por jogo.

Liga Sorocabana é o time que menos arremessa bolas de 3 pontos, mas é o líder em lances livres do NBB CAIXA (Divulgação/AABJ)