#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Flamengo x Paulistano

02-02-2018 | 03:50
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo direto pela liderança, maiores sequências de vitória da temporada e mais um confronto entre De Conti e Neto; confira dez fatos sobre o grande jogo entre Flamengo e Paulistano

O NBB CAIXA 2017/2018 terá uma partida imperdível neste sábado (03/02). Com transmissão ao vivo da Band, o líder Flamengo receberá o segundo colocado Paulistano/Corpore, às 14 horas, na Arena Carioca 1. Além de ser um duelo mais do que direto pela ponta da tabela de classificação, a partida tem uma série de ingredientes para lá de especiais. Por isso, o site da LNB separou os #10Fatos mais especiais do confronto. Confira abaixo:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Ministério do Esporte.

Duelo especial

José Neto e Gustavo De Conti se enfrentarão pela 17ª vez pelo NBB CAIXA e a superioridade no confronto é do comandante rubro-negro, com 13 vitórias contra três do grande amigo e agora rival. O principal confronto entre eles foi na decisão da temporada 13/14.

Gustavo foi atleta de Neto nas categorias de base do Paulistano e, depois, encerrou a carreira para se tornar assistente de Neto, que na época comandava a equipe adulta do CAP. Os dois ainda atuaram como auxiliares do treinador Rubén Magnano na Seleção Brasileira durante anos.

Confira o retrospecto dos duelos entre os dois no NBB CAIXA:
NBB 2011/2012 – Gustavo 1 x 1 Neto
NBB 2012/2013 – Gustavo 0 x 5 Neto (dois na fase de classificação e três nas quartas de final)
NBB 2013/2014 – Gustavo 0 x 3 Neto (dois na fase de classificação e Final jogo único)
NBB 2014/2015 – Gustavo 0 x 2 Neto
NBB 2015/2016 – Gustavo 1 x 1 Neto
NBB 2016/2017 – Gustavo 1 x 1 Neto

Revanche ou dobradinha?

Uma das duas derrotas do Flamengo nesta temporada foi justamente para o Paulistano. No primeiro duelo entre as equipes, realizado em São Paulo, o time alvirrubro levou a melhor, por 72 a 67. Na ocasião, o time vencedor atuou desfalcado do técnico Gustavo De Conti, devido ao falecimento de seu pai na noite anterior. Desta maneira, a equipe foi comandanda pelo auxiliar Beto Jayme.

Vale muito

O confronto colocará frente a frente líder e vice-líder do NBB CAIXA 17/18. Caso saia vencedor, o Flamengo aumentará ainda mais sua vantagem. Já o Paulistano assumirá a primeira posição em caso de triunfo no Rio de Janeiro. Neste momento, ambas as equipes têm 14 vitórias, mas os paulistas têm um jogo a mais (17 contra 16).

+ Na estreia de Varejão, Flamengo vence Campo Mourão e conquista nona vitória seguida

Quem para?

Flamengo e Paulistano colocarão as maiores sequências de vitórias do NBB CAIXA 17/18 em jogo. Os rubro-negros venceram seus últimos nove compromissos, enquanto que os paulistas não sabem o que é perder na competição nacional há 12 jogos.

Flamengo e Paulistano são donos de dois dos melhores ataques da temporada (Willian Oliveira/Divulgação)

Força ofensiva

Com média de 84,9 pontos por jogo, o Flamengo é dono do melhor ataque da competição. Do outro lado, com 82,3 pontos por jogo, o Paulistano não fica muito para trás e tem o terceiro melhor ataque. O segundo colocado nesse quesito é o Bauru, com 82,7 pontos marcados por partida.

Ataques solidários

Paulistano e Flamengo são as duas equipes que mais dão assistências na temporada. Com média de 20,8, o time paulista lidera o ranking, seguido de perto pelo clube da Gávea, que distribui 20,5 passes decisivos por jogo. A equipe rubro-negra tem suas assistências muito bem distribuídas e não tem nenhum atleta entre os melhores neste quesito. Já os atuais vice-campeões contam com 7,0 assistências por jogo de Elinho, vice-líder do ranking individual, atrás apenas de Gegê, do Minas (7,4).

Que fase!

Cestinha do último jogo, contra o Minas, com 20 pontos, Deryk vem sendo um dos principais nomes do Paulistano. Nos últimos nove jogos no NBB CAIXA, o ala/armador tem média de 15,3 pontos por jogo – antes disso, sua média era de apenas 8,2 pontos (oito jogos). No Grupo B da Liga das Américas, disputado na última semana, o jogador também teve grande desempenho e foi o destaque da equipe paulista, com média de 18,0 pontos por jogo.

+ Paulistano domina último quarto, vence Minas fora de casa e chega a 12 vitória seguidas

Houston Rockets do NBB?

O Paulistano é a equipe que mais converte, que mais tenta e a que tem o melhor aproveitamento nas bolas de 3 pontos do NBB CAIXA. Com 204 arremessos certeiros em 574 tentados (36%), a equipe tem 45 tiros convertidos a mais do que o segundo colocado Bauru (159) e ainda quase 100 bolas tentadas a mais do que o Vasco, segundo que mais arremessa de 3 na competição (480). O feito do time do técnico Gustavo De Conti é bem semelhante ao que faz o Houston Rockets, que lidera com folga os rankings de bolas de 3 certas e tentadas da atual temporada da NBA.

Marquinhos é um dos líderes da temporadas nas enterradas (Staff Images/Flamengo)

Imparável

Cestinha do campeonato, com média de 17,4 pontos por jogo, Marquinhos tem o melhor aproveitamento nos arremessos de dois pontos de sua carreira no NBB CAIXA, com 62%. Um dos grandes fatores para esse ótimo desempenho é o alto número de enterradas. Com 1,1 por jogo, o jogador é o terceiro com mais cravadas na competição.

Nível Seleção

Quatro jogadores convocados pelo técnico Aleksandar Petrovic para defender a Seleção Brasileira na próxima janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo estarão em quadra. Arthur Pecos e Anderson Varejão foram os chamados do lado rubro-negro, enquanto que a dupla Yago e Lucas Dias representará o Paulistano no selecionado nacional. Além disso, o Flamengo ainda tem o armador Cubillán convocado para defender a Venezuela.