#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos

03-03-2017 | 06:34
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade histórica, Helinho x Demétrius e aniversário do 'Brabo': confira os 10 principais fatos do clássico deste sábado

 

Em confronto direto, Bauru e Franca farão mais um capítulo de uma rivalidade histórica (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Confronto direto

São as palavras perfeitas para definir o jogo deste sábado (04/03). Com 14 vitórias e sete derrotas na temporada, o Gocil/Bauru Basket é dono da quarta colocação atualmente, enquanto o Franca Basquete/Magazine Luiza vem na sexta posição, com 13 resultados positivos e oito negativos. Em caso de triunfo francano, os dois times passariam a ter campanhas idênticas no NBB CAIXA 16/17.

Dia amargo

Detentores de ótimas fases, Bauru e Franca viram suas sequências de vitórias serem quebradas na mesma data, dia 23 de fevereiro. Enquanto os bauruenses perderam a série de sete resultados positivos consecutivos diante do Banrisul/Caxias do Sul, por 76 a 74, os francanos foram derrotados pelo Vasco da Gama, por 79 a 77, um ponto final nos seis jogos de invencibilidade do time comandado por Helinho.

No último confronto entre os times no Pedrocão, Jefferson roubou a cena e o Bauru levou a melhor (Newton Nogueira/Divulgação)

Vantagem bauruense

Presentes no NBB CAIXA desde a primeira edição, Franca e Bauru acumulam uma história enorme dentro da competição. Até hoje, as equipes fizeram 27 confrontos diretos pelo campeonato, com vantagem para os bauruenses, que venceram 17 partidas, contra dez triunfos francanos nos duelos.

No Pedrocão é diferente!?

Os bauruenses levam vantagem no histórico geral, porém dentro do Pedrocão são oito vitórias do Franca contra quatro do rival. Apesar do recorde positivo aos mandantes, foi o Bauru quem venceu o último confronto entre os times no Ginásio. Na temporada passada, vitória por 90 a 68 para os comandados de Demétrius, com direito a 30 pontos do ala/pivô Jefferson.

Botam medo

Se o Bauru teve “vida fácil” no último encontro no Pedrocão, é bom não ficar mal acostumado. Nesta temporada são sete vitórias e apenas duas derrotas para os francanos como mandantes. O último resultado negativo dos comandados de Helinho dentro de casa foi no dia 01 de dezembro, para o Vasco, por 71 a 67. De lá para cá, são cinco triunfos consecutivos.

No centro da imagem, Demétrius e Helinho, respectivamente, participaram da reinauguração do Ginásio em São Januário, onde atuaram juntos pelo cruzmaltino em 2001 (Divulgação)

Velhos conhecidos

Neste sábado (04/03), Helinho e Demétrius estarão comandando seus times em lados opostos. Porém, os treinadores já estiveram lado a lado dentro de quadra vestindo o mesmo uniforme. Em 2001, os dois ex-jogadores/técnicos estiveram juntos no Vasco da Gama e de quebra conquistaram o título do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Decisões e mais decisões

As equipes também se encontraram por duas ocasiões nos playoffs do NBB CAIXA e em ambas o Bauru levou a melhor de forma dramática. Tanto na temporada 12/13 quanto na 14/15, cada um dos times venceu dois das quatro primeiras partidas e a decisão ficou para o Jogo 5. Com o Ginásio Panela de Pressão como palco, vitórias bauruenses por 78 a 71 e 78 a 72, respectivamente, decretando o triunfo na série e classificação para próxima fase.

Confrontos regionais

Os dois times também carregam um histórico longo de confrontos pelo Campeonato Paulista. Tanto em 1999 quanto em 2000, as equipes decidiram o estadual, com título bauruense na primeira ocasião (3 a 1 na série), enquanto os francanos levaram a melhor na segunda (3 a 0 na série). Desde a reconstrução do Bauru, ocorrida em 2007, são mais cinco séries de playoffs entre os esquadrões, com duas vitórias do Franca (em 2008 e 2010) contra três dos bauruenses (em 2013, 2014 e 2016).

Alívio bauruense

Desfalque na derrota para o Caxias, Jefferson William estará de volta no jogo deste sábado, para alivio do treinador Demétrius. Imprescindível nesta temporada, o ala/pivô assumiu a liderança do Bauru em pontos (16,8 ppj) e rebotes (6,4 rpj), e é o vice-líder em eficiência (16,8 epj), após a saída de Rafael Hettsheimeir.

Parabéns, Brabo!

O único a frente de Jefferson no quesito eficiência pelo Bauru é também o aniversariante do dia. Dono de 18,0 de média no quesito ao longo da temporada, Alex Garcia completará 37 anos neste sábado (04/03).

Um dos destaques do Bauru na temporada, Alex Garcia completará 37 anos neste sábado, dia do jogo (Caio Casagrande/Bauru Basket)