#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Franca x Caxias

29-01-2018 | 04:44
Por Liga Nacional de Basquete

Reencontro dos 'Cauês', estreia aguardada e destaques coletivos; confira os 10 fatos da partida entre Franca e Caxias nesta terça

Rivais em um dos jogos mais emocionantes deste NBB CAIXA, Sesi/Franca Basquete e Banrisul/Caxias do Sul ficarão frente a frente nesta terça-feira (30/01), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Pedrocão, com transmissão ao vivo do SporTV 3. Com isso, reunimos os 10 principais fatos deste grande duelo. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Nascido em Franca, Cauê Borges defendeu o time paulista por seis NBB’s CAIXA e agora faz a melhor temporada de sua carreira pelo Caxias (Matheus Magnani/Caxias Basquete)

Estarão em casa

Nascidos, criados e formados como atletas profissionais na ‘Capital do Basquete’, os ‘Cauês’ hoje vestem outra camisa. Enquanto Cauê Verzola fez suas duas primeiras temporadas no NBB CAIXA pelo Franca, Cauê Borges já defendeu a equipe paulista em seis edições da competição. Entre eles, quem possui os melhores números enfrentando o ex-time é Cauê Borges, que tem duas vitórias e quatro derrotas contra os francanos, com média de 10,0 pontos e 2,3 rebotes por jogo.

Alto nível

Atleta do Franca por seis NBB’s CAIXA, Cauê Borges disputou todas as temporadas da competição e, sem dúvidas, faz a sua melhor atualmente. Com médias de 16,1 pontos, 5,3 rebotes, 3,4 assistências e 1,9 roubos de bola por partida, o ala acumula 17,9 de eficiência. Com isso, o camisa 4 do Caxias está no Top 5 entre os cestinhas (4º), ladrões de bola (3º} e atletas mais eficientes desta edição (4º).

Contratado no início de dezembro, Rafa Luz fará sua estreia pelo Franca nesta terça (Newton Nogueira/Divulgação)

Estreia aguardada

Contratado no início de dezembro, Rafa Luz enfim fará sua estreia com o uniforme francano. Ex-jogador do Baskonia, da Espanha, o armador estava se recuperando de um rompimento no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, sofrida em Maio. Aos 25 anos de idade, o novo camisa 55 do Franca iniciará sua segunda temporada no NBB CAIXA. Na edição 14/15, o atleta foi campeão da competição com o Flamengo.

Voltas importantes

De fora das duas últimas partidas, por conta de uma lesão no tornozelo, Leandrinho Barbosa está zerado e à disposição do técnico Helinho Garcia. Outro “reforço” do Franca para a partida é o ala/pivô Jefferson, que se recuperou da contratura na lombar. Com apenas duas partidas disputada na temporada, o camisa 18 atuou apenas quatro minutos contra o Paulistano e, nesta terça, deve ter um maior tempo de quadra.

Para poucos

Fazendo sua sétima temporada pelo NBB CAIXA, Coelho atingirá uma marca muito significativa nesta terça. Ao subir a bola para o duelo entre Franca e Caxias, o armador estará em sua partida de número 200 na competição, algo alcançado apenas por Jefferson (308), Rafael Mineiro (296), Cipolini (273), Pedro (254), Léo Meindl (228) e Gruber (216) no elenco da equipe paulista

Grande noite

Após oito vitórias consecutivas, o Franca foi derrotado pelo rival Paulistano/Corpore em sua última partida, por 88 a 74. Porém, um nome roubou a cena pelo lado francano. Foi o jovem Didi, de apenas 18 anos, que fez a melhor atuação de sua vida no NBB CAIXA. Em 21 minutos de atuação, o ala anotou 14 pontos, a melhor marca de sua carreira na competição, e ainda pegou três rebotes.

Com 12 pontos, Pedro anotou sua melhor marca pessoal no NBB CAIXA nas últimas duas partidas do Caxias (Leonardo Julio/Divulgação)

Em alta

Se Didi foi um dos grandes destaques francanos no último jogo da equipe, o mesmo pode ser falar do ala Pedro pelo Caxias. Nas últimas duas partidas, o camisa 9 caxiense foi um dos principais nomes do time, com 12 pontos em cada, igualando seu recorde pessoal na competição nos dois jogos.

Vantagem francana

Desde que o Caxias chegou ao NBB CAIXA, as duas equipes se enfrentaram cinco vezes, e o Franca levou a melhor em quatro. A última delas ocorreu nas primeiras rodadas desta temporada. No Rio Grande do Sul, em um jogo extremamente emocionante, a equipe paulista fez grande reta final e venceu, por 86 a 80. Os dois grandes nomes da vitória francana foram Cipolini, com 21 pontos e oito rebotes, e Léo Meindl, com 19 pontos, seis rebotes e quatro assistências.

Em bom momento na temporada, Franca e Caxias são, respectivamente, a segunda e terceira melhores defesas do NBB CAIXA 17/18 (Matheus Magnani/Caxias Basquete)

Dominantes

Dois dos times mais ‘quentes’ da competição atualmente, Franca e Caxias lideraram o NBB CAIXA 17/18 em quesitos distintos. Enquanto o time paulista é o que mais pega rebotes na competição, com média de 40,5 sobras por jogo, a equipe gaúcha é a que mais rouba bolas, com média de 9,1 recuperações de posse por partida.

Foco lá atrás

Líderes em quesitos diferentes, os dois times se destacam quando o assunto é defesa. Enquanto o Franca tem a segunda melhor média de pontos sofridos por partida no NBB CAIXA 17/18, com 71,0, o Caxias vem logo atrás, na terceira colocação, com média de 72,7 pontos sofridos por jogo. As duas equipes estão abaixo apenas do Mogi das Cruzes/Helbor, que sofre 69,9 pontos por jogo.