#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Franca x Paulistano

09-11-2017 | 05:14
Por Liga Nacional de Basquete

Reencontros, fator casa e histórico marcante: confira os #10Fatos que marcarão o duelo entre Franca e Paulistano, o segundo maior de todo o NBB CAIXA

Playoffs do NBB CAIXA na última temporada, final do Campeonato Paulista deste ano… não faltam confrontos recentes entre Sesi/Franca Basquete e Paulistano/Corpore. Nesta sexta-feira (10/11), mais uma vez os dois times ficarão frente a frente, no Ginásio Pedrocão, às 20 horas (de Brasília),  em partida que terá marcará a primeira transmissão via Twitter do NBB CAIXA. Para assistir ao jogo, basta entrar no perfil do NBB (@NBB) ou acessar o link live.twitter.com/nbb.

+Saiba mais: Máquina do Esporte coloca transmissões do NBB CAIXA via Twitter no Top 10 do mês de outubro

Presentes na competição desde a primeira edição, os dois times acumulam histórias conjuntas ao longo das nove temporadas disputadas. Com isso, separamos dez fatos que marcarão o 32º encontro entre Franca e Paulistano dentro do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da partida entre Franca e Paulistano:

Mesmo com Jogo 5 no Pedrocão lotado, Paulistano superou Franca e conquistou Campeonato Paulista 2017 (William Oliveira/Divulgação)

Casa de quem? #1

O Paulistano já provou não se intimidar com a grande pressão exercida pelo torcedor francano no Pedrocão. Neste ano, com a decisão do Campeonato Paulista empatada em 2 a 2, as duas equipes decidiram o título na ‘Capital do Basquete’ e o jovem grupo comandado por Gustavo De Conti venceu com autoridade, por 91 a 76, conquistando o título estadual.

Casa de quem? #2

Não foi diferente na fase quartas de final do último NBB CAIXA. Após quatro partidas, a série empatada em 2 a 2 foi ao Pedrocão e o CAP não se intimidou. Em uma bela atuação conjunto, o time da capital paulista venceu o rival do interior no Jogo 5, por 80 a 67, e avançou às semifinais. Na sequência, os comandados de Gustavo De Conti viriam a ser vice-campeões do NBB CAIXA 16/17.

Rivalidade antiga

O confronto da temporada passada não foi o primeiro entre os dois times nos playoffs do NBB CAIXA. Na temporada 11/12, o Franca venceu o rival, por 3 a 0, na fase oitavas de final. Já na edição 13/14, vitória do Paulistano, por 3 a 2, nas quartas de final, desta vez vencendo o Jogo 5 dentro de casa. Naquela temporada, o time da capital paulista também terminaria a competição com o vice-campeonato.

Equipes presentes desde a 1ª edição do NBB CAIXA, confronto direto entre Franca e CAP é o segundo que mais ocorreu na história da competição (Newton Nogueira/Divulgação)

Segundo maior

A prova de que o confronto direto entre os dois times tem muita história no NBB CAIXA é que se trata do segundo duelo que mais ocorreu ao longo da história da competição. Até o momento foram 31 partidas entre Franca e Paulistano, ficando abaixo apenas do confronto entre Flamengo e Bauru, com 33 jogos realizados. Na terceira colocação ficam os duelos de Franca e Paulistano diante do Bauru, com um total de 28 partidas cada.

Franca à frente

Ao longo destes 31 confrontos diretos entre Franca e Paulistano, os francanos levam vantagem. São 18 vitórias da equipe do interior paulista contra 13 resultados positivos do rival da capital. Grande parte desta vantagem se deve ao tabu estabelecido no início do NBB CAIXA, com seis vitórias francanas nas seis primeiras partidas realizadas.

Marcaram presença

Com a convocação da Seleção Brasileira anunciada por Aleksandr Petrovic  para os primeiros jogos das Eliminatórias ao Mundial de 2019, Franca e, principalmente, Paulistano marcaram presença na lista. Representando o time do interior paulista, Léo Meindl foi chamado, enquanto que pela equipe da capital, Yago, Jhonatan e Lucas Dias estão na convocação. Na pré-lista anunciado pelo técnico croata, Antonio e Jefferson, ambos do Franca, também foram lembrados.

Atleta do Franca desde a temporada passada, Pedro é o maior cestinha do Paulistano na história do NBB CAIXA (Allan Conti/Divulgação)

Caras conhecidas

Não são poucos os nomes que hoje defendem um dos uniformes, mas já atuaram pelo rival. Hoje no Franca, Gruber, Pedro, Rafael Mineiro e até Jefferson William, entre 2004 e 2005 (antes do NBB CAIXA), já estiveram do outro lado. Já no Paulistano, Du Sommer, na temporada passada, e Jhonatan, por duas edições, já atuaram pela equipe do interior paulista.

Principalmente ele

Entre estes seis atletas, um deles marcou grande história pela equipe que hoje é rival. O ala Pedro, no Franca desde a temporada passada, defendeu o Paulistano entre os NBB’s CAIXA 10/11 e 14/15, e é, nada mais nada menos, que o maior cestinha da história da equipe dentro da competição, com 1616 pontos anotados com o uniforme do CAP.

Em busca da primeira

O início do NBB CAIXA 16/17 não foi positivo para ambas as equipes. Responsável por realizar abertura da competição, o Paulistano foi derrotado pelo Sendi/Bauru Basket, por 72 a 71, dentro de seu ginásio, mas com mando de quadra bauruense. Já o Franca também amargou uma derrota difícil na estreia, diante do Campo Mourão Basquete, por 77 a 73, no Pedrocão.

E aí, MVP?

MVP das Finais do Campeonato Paulista, Kyle Fuller ‘zerou’ na estreia do NBB CAIXA. O norte-americano naturalizado peruano do CAP teve média de 17,8 nas cinco partidas decisivas do estadual, porém, na primeira partida da competição nacional não fez nenhum ponto,  com oito arremessos errados, sendo cinco de 3 pontos. Será que agora “Zoom” Fuller vai desencantar no local em que recebeu o troféu de MVP das Finais do Paulista?