HOJE
#10Fatos – Minas x Caxias
Por Liga Nacional de Basquete
Melhores inícios dos dois times, briga pelo G-4 e confrontos individuais; confira os #10Fatos da partida entre Minas e Caxias desta terça
Donos de um ótimo início de temporada, Minas Tênis Clube e Banrisul/Caxias do Sul ficarão frente a frente nesta terça-feira (28/11), às 19h30 (de Brasília), na Arena Minas Tênis Clube. Com isso, separamos os #10Fatos que marcarão este jogão, que terá transmissão ao vivo do SporTV 2.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confrontos entre destaques individuais dos dois times, briga direta por um lugar no G-4 da tabela de classificação e melhores inícios de temporada da história dos dois times. Estes são só alguns dos #10Fatos deste duelo entre Minas e Caxias. Confira:
Início empolgante
As campanhas de três vitórias e uma derrota, por parte do Minas, e de duas vitórias e uma derrota, por parte do Caxias, são os melhores inícios dos dois times na história do NBB CAIXA. As únicas vezes em que o time mineiro iniciou a competição com uma campanha igual ocorrerão nas edições 10/11 e 12/13. Já a equipe gaúcha nunca havia tido um começo tão positivo no campeonato. No NBB CAIXA 15/16, seu primeiro, o Caxias precisou de oito partidas para alcançar duas vitórias. Já na edição passada, foram 14 atuações até atingir o segundo resultado positivo da temporada.
+Confira a matéria completa da vitória do Minas sobre o Botafogo no último sábado
Confronto direto
Com a vitória no último sábado (25/11) , diante do Botafogo, o Minas encerrou a rodada dentro do G-4, na quarta colocação. Com uma vitória a menos que o rival, o Caxias é hoje o quinto colocado do NBB CAIXA 17/18. Independente de qualquer outra coisa, o vencedor do confronto direto desta terça irá dormir entre os quatro primeiros colocados da competição.
Boa fase é pouco
Atleta de enorme experiência dentro do NBB CAIXA, Cauê Borges parece viver um de seus melhores momentos na carreira. Destaque do Caxias, o ala/armador é um dos jogadores mais impactantes deste início de temporada. Cestinha e atleta mais eficiente da competição até o momento, o camisa 4 da equipe gaúcha tem médias de 19,7 pontos, 7,7 rebotes, 3,0 assistências, 3,0 roubos de bola e 25,7 de eficiência em três atuações.
Fase iluminada
Se de um lado Cauê Borges vive momento mágico, do outro não é diferente com Jefferson Campos. Sexto homem do elenco comandado por Flávio Espiga, o ala/armador também faz um início de NBB CAIXA marcante. Cestinha do Minas nos últimos dois jogos, o camisa 7 anotou 28 pontos, na derrota diante do Paulistano/Corpore, e 16 tentos, na vitória sobre o Botafogo.
Vantagem mineira
Adversários desde o NBB CAIXA 15/16, quando o Caxias entrou na competição, as duas equipes já se enfrentaram quatro vezes, todas pela fase de classificação. Com três resultados positivos contra um negativo, o Minas lidera o histórico. O resultado mais marcante veio logo no primeiro duelo entre os times, quando a equipe mineira bateu o rival gaúcho por 75 a 48 (27 pontos de diferença).
Uma pra cada lado
A única vitória caxiense sobre o Minas veio na temporada passada. Antes, o time mineiro havia batido os gaúchos no primeiro turno, por 83 a 63, dentro de casa. No segundo turno, foi a vez do Caxias receber o rival e, em uma grande atuação coletiva, vencer, por 66 a 52.
Valorizados
Neste grande início de temporada mineiro, muitos jogadores da equipe têm ganhado destaque individual, como Evan Roquemore e Guilherme Teichmann, ambos presentes entre os dez jogadores mais eficientes desta edição. O norte-americano, que faz sua primeira temporada no NBB CAIXA e é sexto da lista entre os mais eficientes (com 18,2 epj), tem médias de 15,8 pontos, 4,0 rebotes, 5,8 assistências e 2,5 roubos de bola até o momento. Já o brasileiro, que é o quarto mais eficiente desta edição (18,8 epj), acumula médias de 10,5 pontos, 8,3 rebotes e 4,0 assistências neste início.
+Confira a matéria completa do triunfo do Caxias diante do Campo Mourão
Confronto dos gigantes
Um dos destaques do Minas, Teichmann será um dos protagonistas de um duelo que promete muita disputa. Dono de um belo início de temporada, o pivô da equipe mineira enfrentará Marcão, pivô do Caxias, um dos principais jogadores de garrafão da competição até o momento, com médias de 14,3 pontos e 5,0 rebotes a cada jogo.
Duelo na armação
Outro confronto individual de muita expectativa será entre Gegê e Cauê Verzola. Enquanto o armador do Minas lidera o NBB CAIXA 17/18 em assistências, com média de 6,5 por jogo, além de 10,3 pontos e 2,8 rebotes, o comandante do ataque do Caxias registra 9,7 pontos, 6,3 rebotes, 2,3 assistências e 1,7 roubos de bola em média por partida.
Velhos conhecidos
O confronto desta terça-feira também contará com o reencontro de alguns atletas do Caxias com seu ex-time. No elenco comandado por Rodrigo Barbosa, três atletas já defenderam as cores do Minas. São eles: Alex Oliveira e Enzo Cafferata, ambos no NBB CAIXA 14/15, e Cauê Borges, nas edições 10/11 e 11/12 da competição.