HOJE
#10Fatos – Mogi x Flamengo
Por Liga Nacional de Basquete
Rivalidade aflorada, estrelas em alta e reencontro especial: confira os 10 principais fatos do clássico desta terça-feira entre Mogi e Flamengo, ao vivo no SporTV

Flamengo e Mogi fizeram duas semifinais do NBB CAIXA, ambas vencidas pelos rubro-negros (João Pires/LNB)
O confronto entre Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo tem tantos atrativos que já pode ser considerado um clássico. Com os diversos encontros em playoffs e jogos inesquecíveis nos últimos anos, os dois times criaram uma bela rivalidade no cenário do basquete nacional e sempre promovem partidas eletrizantes.
Para o duelo desta terça-feira (17/01), às 19h30, que será no Ginásio Hugo Ramos, com transmissão ao vivo SporTV, diversos atrativos estarão em jogo. Dentre eles estão as reedições de séries de playoffs anteriores, estrelas em ótima fase e o reencontro de Caio Torres, um dos destaques do Mogi, com sua ex-equipe, o Flamengo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os 10 principais fatos do clássico desta terça-feira entre Mogi e Flamengo:
Tem história
Mogi e Flamengo já se enfrentaram nas semifinais do NBB CAIXA em duas oportunidades e ambas foram vencidas pelo clube da Gávea. A primeira delas foi na edição 2013/2014, com vitória por 3 a 1. Já na última temporada, o confronto foi mais acirrado e a decisão veio apenas na quinta e decisiva partida.
Fortaleza Hugo Ramos
O time mogiano ainda não sabe o que é perder jogando no Ginásio Hugo Ramos nesta temporada. Contabilizando as partidas do Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana e NBB CAIXA, a equipe soma 18 vitórias em 18 jogos disputados na sua casa.
Visitante indigesto
O Flamengo já enfrentou o Mogi seis vezes no “Hugão” e acumula seis vitórias, contra apenas duas dos donos da casa. No último confronto, a equipe carioca venceu o Jogo 4 da semifinal da temporada passada, de maneira dramática, por 93 a 91, e forçou a realização do Jogo 5.
Dois melhores ataques
O duelo ainda promoverá o encontro dos dois melhores ataques da competição até o momento. Com média de 90,3 pontos por jogo, o Flamengo é a equipe com melhor produção ofensiva, seguido pelo Mogi, que anota em média 84,2 pontos por partida.
Sempre Olivinha
Com expressivas médias 13,7 pontos e 11,3 rebotes –, o ala/pivô Olivinha é o segundo jogador mais eficiente do campeonato (21,4 por jogo). O camisa 16 do Flamengo já tem seis duplos-duplo nesta edição do NBB CAIXA.
Tá voando
O norte-americano Tyrone, do Mogi, vive sua melhor temporada no NBB CAIXA. Com médias de 16,3 pontos, 6,3 rebotes e 3,7 rebotes – as maiores de sua carreira –, o jogador é o terceiro mais eficiente do campeonato, com média de 19,3 pontos de eficiência. Tyrone ainda é o líder de bolas recuperadas do NBB CAIXA 16/17, com média de 2,1 por jogo – outro recorde pessoal de sua carreira no maior campeonato de basquete do país.

Companheiros de posição, alas/pivôs Olivinha e Tyrone são destaques de Flamengo e Mogi (João Pires/LNB)
Maior pontuador
MVP da última temporada, o ala Marquinhos lidera o ranking de cestinhas do NBB CAIXA 2016/2017, com média de 21,3 pontos por jogo. O camisa 11 rubro-negro atingiu a casa dos 20 pontos em oito dos 12 que entrou em quadra.
Quase iguais
Dois maiores cestinhas da história do NBB CAIXA, Marcelinho Machado e Shamell estão com médias praticamente idênticas nesta temporada. O camisa 4 rubro-negro tem 18,8 pontos por jogo e é o sexto na lista dos cestinhas, seguido por Shamell, que aparecem em sétimo com 18,2 pontos por jogo.
Líderes do campeonato
O Flamengo é o time que mais pega rebotes no campeonato, com média de 41,1 por jogo. Já o Mogi lidera o ranking de assistências, com média de 22,2 por partida. Mogi ainda lidera outros dois rankings estatísticos: o de bolas recuperadas (10,0 por jogo) e bolas de três pontos convertidas (11,5 por partida).
Novo reencontro
Um dos destaques do Mogi, o pivô Caio Torres já vestiu a camisa do Flamengo. Na temporada 2012/2013, o jogador foi um dos grandes nomes do primeiro dos quatro títulos recentes do clube carioca, inclusive sendo eleito o MVP da Final daquele ano.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

