HOJE
#10Fatos – Mogi x Franca
Por Liga Nacional de Basquete
Desfalques, desempenhos opostos e recordes pessoais: confira os #10Fatos do duelo desta terça-feira entre Mogi e Franca, ao vivo no SporTV
Duas grandes potências do basquete brasileiro estarão frente a frente nesta terça-feira (12/11). De um lado, o Sesi Franca Basquete, dono de um dos elencos mais fortes do NBB CAIXA. Do outro, o Mogi das Cruzes/Helbor, atual campeão sul-americano. As duas equipes medirão forças no Ginásio Hugo Ramos, às 20 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos do duelo entre Mogi das Cruzes e Franca:
Invicto no Hugão
Vice-líder do NBB CAIXA, o Mogi está com 100% de aproveitamento nas partidas em casa. Até o momento foram três vitórias em três jogos no Ginásio Hugo Ramos, contra Solar Cearense, Universo/Vitória e Campo Mourão. Do outro lado, o Franca é o quinto colocado e tem três triunfos em cinco oportunidades no duelo, somente um deles fora de casa.
Desfalques #1
O Mogi das Cruzes entrará em quadra com um importante desfalque: o pivô Caio Torres, que ficará de fora por aproximadamente três semanas por conta de um estiramento no ligamento lateral medial do joelho direito. O jogador sequer viajou para as duas partidas no Sul contra Caxias e Joinville e será ausência na equipe mogiana pelo terceiro jogo seguido.
Desfalques #2
Pelo lado do Franca, o desfalque ficará por conta do armador Alexey, que passará por cirurgia no tornozelo e deve retornar apenas para os playoffs, e do ala/pivô Jefferson William, que sofreu uma contratura na lombar. Reforços recentes da equipe francana, Leandrinho Barbosa e Rafa Luz se recuperam de antigas lesões e ainda aprimoram a parte física antes de estrearem.

Jefferson, com uma contratura na lombar, será um dos desfalques do Franca no duelo contra Mogi (Newton Nogueira/Franca Basquete)
Ataques opostos
O Franca é dono do terceiro melhor ataque da atual temporada do NBB CAIXA, com média 80,4 pontos por partida. Por sua vez, o Mogi é dono da quinta pior produção ofensiva da competição, com média de 73,7 pontos por confronto.
Defesas também
Por outro lado, o Mogi detém a melhor defesa do campeonato, com média de apenas 67,5 pontos sofridos por duelo. Já o Franca tem apenas a décima defesa do NBB CAIXA, com 75,8 de média por partida.
Franco-atiradores
O Mogi é o quarto time que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB CAIXA, com média de 9,0 acertos por partida. Enquanto isso, o Franca é a equipe que menos converte arremessos longos por duelo, com média de apenas 6,2.

Shamell registrou seu recorde da carreira no NBB CAIXA (37 pontos) contra o Franca, que teve Helinho com 25 pontos (Newton Nogueira/LNB)
Career high
Maior cestinha da história do NBB CAIXA, o norte-americano Shamell, do Mogi, registrou sua maior marca de pontos em uma partida justamente contra o Franca, na temporada 2011/2012, quando atuava pelo EC Pinheiros. Na ocasião, o jogador fez expressivos 37 pontos (15/20 nos arremessos de quadra), pegou seis rebotes e totalizou 40 de eficiência, mas não evitou a derrota de sua equipe para os francanos no Pedrocão, por 89 a 87. Curiosamente, o cestinha do Franca foi Helinho Garcia, atual treinador da equipe, com 25 pontos.
Embalado
Um dos reforços do Franca para a atual temporada, o ala Léo Meindl entrará em quadra embalado por uma de suas melhores atuações na carreira. No clássico contra sua ex-equipe, o Bauru, o jogador de 24 anos chamou a responsabilidade nos momentos decisivos, registrou 25 pontos e igualou seu recorde pessoal no NBB CAIXA. A atuação lhe rendeu um espaço na Seleção da Semana e ainda o coroou como Dono da Bola.
Origem francana
Comandante do Mogi das Cruzes, o técnico Jorge Guerra, o “Guerrinha”, é nascido e criado na cidade de Franca (SP), onde construiu grande parte de sua carreira como jogador. Como treinador, no entanto, nunca esteve à frente da equipe francana. Em toda a história do NBB CAIXA, Guerra enfrentou o time de sua cidade natal 26 vezes, com desempenho de 15 vitórias e 11 derrotas.
Vantagem mogiana
No histórico do NBB CAIXA, Mogi e Franca estiveram frente a frente dez vezes, com seis vitórias dos mogianos e quatro dos francanos. Na temporada passada, os dois confrontos da fase de classificação foram vencidos pela equipe que jogou em casa – no primeiro turno, Mogi ganhou no Hugo Ramos por 82 a 63, enquanto que no returno o Franca venceu no Pedrocão por 82 a 78.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca