#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Mogi x Franca

11-12-2017 | 05:15
Por Liga Nacional de Basquete

Desfalques, desempenhos opostos e recordes pessoais: confira os #10Fatos do duelo desta terça-feira entre Mogi e Franca, ao vivo no SporTV

Duas grandes potências do basquete brasileiro estarão frente a frente nesta terça-feira (12/11). De um lado, o Sesi Franca Basquete, dono de um dos elencos mais fortes do NBB CAIXA. Do outro, o Mogi das Cruzes/Helbor, atual campeão sul-americano. As duas equipes medirão forças no Ginásio Hugo Ramos, às 20 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos do duelo entre Mogi das Cruzes e Franca:

Invicto no Hugão

Vice-líder do NBB CAIXA, o Mogi está com 100% de aproveitamento nas partidas em casa. Até o momento foram três vitórias em três jogos no Ginásio Hugo Ramos, contra Solar Cearense, Universo/Vitória e Campo Mourão. Do outro lado, o Franca é o quinto colocado e tem três triunfos em cinco oportunidades no duelo, somente um deles fora de casa.

Desfalques #1

O Mogi das Cruzes entrará em quadra com um importante desfalque: o pivô Caio Torres, que ficará de fora por aproximadamente três semanas por conta de um estiramento no ligamento lateral medial do joelho direito. O jogador sequer viajou para as duas partidas no Sul contra Caxias e Joinville e será ausência na equipe mogiana pelo terceiro jogo seguido.

Desfalques #2

Pelo lado do Franca, o desfalque ficará por conta do armador Alexey, que passará por cirurgia no tornozelo e deve retornar apenas para os playoffs, e do ala/pivô Jefferson William, que sofreu uma contratura na lombar. Reforços recentes da equipe francana, Leandrinho Barbosa e Rafa Luz se recuperam de antigas lesões e ainda aprimoram a parte física antes de estrearem.

Jefferson, com uma contratura na lombar, será um dos desfalques do Franca no duelo contra Mogi (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Ataques opostos

O Franca é dono do terceiro melhor ataque da atual temporada do NBB CAIXA, com média 80,4 pontos por partida. Por sua vez, o Mogi é dono da quinta pior produção ofensiva da competição, com média de 73,7 pontos por confronto.

Defesas também

Por outro lado, o Mogi detém a melhor defesa do campeonato, com média de apenas 67,5 pontos sofridos por duelo. Já o Franca tem apenas a décima defesa do NBB CAIXA, com 75,8 de média por partida.

Franco-atiradores

O Mogi é o quarto time que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB CAIXA, com média de 9,0 acertos por partida. Enquanto isso, o Franca é a equipe que menos converte arremessos longos por duelo, com média de apenas 6,2.

Shamell registrou seu recorde da carreira no NBB CAIXA (37 pontos) contra o Franca, que teve Helinho com 25 pontos (Newton Nogueira/LNB)

Career high

Maior cestinha da história do NBB CAIXA, o norte-americano Shamell, do Mogi, registrou sua maior marca de pontos em uma partida justamente contra o Franca, na temporada 2011/2012, quando atuava pelo EC Pinheiros. Na ocasião, o jogador fez expressivos 37 pontos (15/20 nos arremessos de quadra), pegou seis rebotes e totalizou 40 de eficiência, mas não evitou a derrota de sua equipe para os francanos no Pedrocão, por 89 a 87. Curiosamente, o cestinha do Franca foi Helinho Garcia, atual treinador da equipe, com 25 pontos.

Embalado

Um dos reforços do Franca para a atual temporada, o ala Léo Meindl entrará em quadra embalado por uma de suas melhores atuações na carreira. No clássico contra sua ex-equipe, o Bauru, o jogador de 24 anos chamou a responsabilidade nos momentos decisivos, registrou 25 pontos e igualou seu recorde pessoal no NBB CAIXA. A atuação lhe rendeu um espaço na Seleção da Semana e ainda o coroou como Dono da Bola.

Origem francana

Comandante do Mogi das Cruzes, o técnico Jorge Guerra, o “Guerrinha”, é nascido e criado na cidade de Franca (SP), onde construiu grande parte de sua carreira como jogador. Como treinador, no entanto, nunca esteve à frente da equipe francana. Em toda a história do NBB CAIXA, Guerra enfrentou o time de sua cidade natal 26 vezes, com desempenho de 15 vitórias e 11 derrotas.

Vantagem mogiana

No histórico do NBB CAIXA, Mogi e Franca estiveram frente a frente dez vezes, com seis vitórias dos mogianos e quatro dos francanos. Na temporada passada, os dois confrontos da fase de classificação foram vencidos pela equipe que jogou em casa – no primeiro turno, Mogi ganhou no Hugo Ramos por 82 a 63, enquanto que no returno o Franca venceu no Pedrocão por 82 a 78.