#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Vasco x Flamengo

27-01-2017 | 06:54
Por Liga Nacional de Basquete

Trocas de casa, ambições na tabela e titãs no garrafão: confiram os 10 principais fatos do primeiro clássico entre Vasco e Flamengo na história do NBB CAXA

Confira os #10Fatos mais interessantes do clássico entre Vasco e Flamengo:

Do outro lado

O clássico conta com alguns atletas que já atuaram pela equipe rival. Caso de Hélio, Wagner e Marcellus, do Vasco, todos campeões do NBB CAIXA 08/09 pelo Flamengo. Além deles, o técnico cruzmaltino Dedé Barbosa foi vice-campeão da edição seguinte com a camisa rubro-negra.

David Jackson, do Flamengo

David Jackson estreou no NBB CAIXA com a camisa do Flamengo, em 11/12 (Fernando Azevedo/Fla Imagem)

DJ também

Outro atleta do Vasco que já defendeu o Flamengo foi o norte-americano David Jackson. Em 2011/2012, o jogador foi contratado pelo clube da Gávea e fez sua estreia no basquete brasileiro. Naquela edição do NBB CAIXA, DJ obteve médias de 16,2 pontos pelo Fla, que foi eliminado na semifinal.

Entalado

Vice-campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo como jogador, Dedé Barbosa tem sua ex-equipe como “pedra no sapato” na carreira de treinador. Desde que iniciou a trajetória de técnico no NBB CAIXA (Limeira e Rio Claro), Dedé só ganhou uma das nove partidas que disputou contra o clube da Gávea, com direito a duas eliminações por 3 a 0 em playoffs.

Curiosamente, a única vitória de Dedé sobre o Flamengo foi à frente do Limeira, pelo primeiro turno do NBB CAIXA 2014/2015. Naquela ocasião, o treinador tinha no elenco Nezinho, David Jackson e Fiorotto, peças chave em seu elenco atual do Vasco.

14 anos depois

Vasco da Gama e Flamengo voltam a se enfrentar em duelo válido por um campeonato nacional depois de 14 anos. A última vez foi pela fase de classificação do Campeonato Brasileiro (CBB) de 2003. Nos dois turnos, uma vitória para cada, ambos com placares centenários: 107 x 101 para os vascaínos no turno e 105 a 98 para o Fla no returno.

Saiu faísca

Vasco e Flamengo fizeram grandes confrontos já nesta temporada. Pelo torneio Super Four de Fortaleza (CE), o Gigante da Colina levou a melhor na prorrogação, por 84 a 80. Com 17 pontos, David Jackson foi o grande destaque. Já no Estadual, foram realizadas três partidas, com duas vitórias para o clube da Gávea.

Amistoso? Vasco e Flamengo fizeram uma partida bastante pegada em Fortaleza (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Amistoso? Vasco e Flamengo fizeram uma partida bastante pegada em Fortaleza (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Maré ruim

Vindo de três derrotas nos últimos quatro jogos, sendo duas delas nas duas últimas rodadas, o Flamengo atravessa um momento considerado raro em sua história no NBB CAIXA. A equipe rubro-negra não perdia dois jogos consecutivos desde 2014/2015. Em toda a história do NBB CAIXA, o Fla foi batido duas vezes em sequência apenas seis vezes.

Querem subir

Os últimos resultados obtidos tiraram Flamengo e Vasco de suas respectivas posições. Os rubro-negros perderam a liderança para o Brasília, enquanto o Gigante da Colina deixou o G-4  e despencou para o oitavo lugar.

Murilo, do Vasco, e Olivinha, do Flamengo

Murilo, do Vasco, e Olivinha, do Flamengo

Titãs do garrafão

Maior reboteiro da história do NBB CAIXA, com 2501, Olivinha terá outro “titã” pela frente no clássico entre Flamengo e Vasco. Trata-se do pivô Murilo Becker, terceiro do ranking, com 1973. Juntos, eles totalizam 4474 sobras.

Defesa quase idênticas…

Vasco e Flamengo possuem médias de pontos sofridos quase idênticas na atual edição do NBB CAIXA. O clube de São Januário tem a quinta melhor defesa do campeonato (76,87 por jogo), enquanto os atuais tetracampeões têm a sétima (77,38 por jogo).

…Ataques nem tanto

Já as médias de pontos feitos dos dois times são bem diferentes. O Flamengo tem o melhor ataque deste NBB CAIXA (87,5 por jogo), já o Vasco tem a quarta pior (74,8 por jogo).