HOJE
#10Fatos – Vasco x Flamengo
Por Liga Nacional de Basquete
Trocas de casa, ambições na tabela e titãs no garrafão: confiram os 10 principais fatos do primeiro clássico entre Vasco e Flamengo na história do NBB CAXA
Confira os #10Fatos mais interessantes do clássico entre Vasco e Flamengo:
Do outro lado
O clássico conta com alguns atletas que já atuaram pela equipe rival. Caso de Hélio, Wagner e Marcellus, do Vasco, todos campeões do NBB CAIXA 08/09 pelo Flamengo. Além deles, o técnico cruzmaltino Dedé Barbosa foi vice-campeão da edição seguinte com a camisa rubro-negra.
DJ também
Outro atleta do Vasco que já defendeu o Flamengo foi o norte-americano David Jackson. Em 2011/2012, o jogador foi contratado pelo clube da Gávea e fez sua estreia no basquete brasileiro. Naquela edição do NBB CAIXA, DJ obteve médias de 16,2 pontos pelo Fla, que foi eliminado na semifinal.
Entalado
Vice-campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo como jogador, Dedé Barbosa tem sua ex-equipe como “pedra no sapato” na carreira de treinador. Desde que iniciou a trajetória de técnico no NBB CAIXA (Limeira e Rio Claro), Dedé só ganhou uma das nove partidas que disputou contra o clube da Gávea, com direito a duas eliminações por 3 a 0 em playoffs.
Curiosamente, a única vitória de Dedé sobre o Flamengo foi à frente do Limeira, pelo primeiro turno do NBB CAIXA 2014/2015. Naquela ocasião, o treinador tinha no elenco Nezinho, David Jackson e Fiorotto, peças chave em seu elenco atual do Vasco.
Vasco da Gama e Flamengo voltam a se enfrentar em duelo válido por um campeonato nacional depois de 14 anos. A última vez foi pela fase de classificação do Campeonato Brasileiro (CBB) de 2003. Nos dois turnos, uma vitória para cada, ambos com placares centenários: 107 x 101 para os vascaínos no turno e 105 a 98 para o Fla no returno.
Saiu faísca
Vasco e Flamengo fizeram grandes confrontos já nesta temporada. Pelo torneio Super Four de Fortaleza (CE), o Gigante da Colina levou a melhor na prorrogação, por 84 a 80. Com 17 pontos, David Jackson foi o grande destaque. Já no Estadual, foram realizadas três partidas, com duas vitórias para o clube da Gávea.

Amistoso? Vasco e Flamengo fizeram uma partida bastante pegada em Fortaleza (Stephan Eilert/Solar Cearense)
Maré ruim
Vindo de três derrotas nos últimos quatro jogos, sendo duas delas nas duas últimas rodadas, o Flamengo atravessa um momento considerado raro em sua história no NBB CAIXA. A equipe rubro-negra não perdia dois jogos consecutivos desde 2014/2015. Em toda a história do NBB CAIXA, o Fla foi batido duas vezes em sequência apenas seis vezes.
Querem subir
Os últimos resultados obtidos tiraram Flamengo e Vasco de suas respectivas posições. Os rubro-negros perderam a liderança para o Brasília, enquanto o Gigante da Colina deixou o G-4 e despencou para o oitavo lugar.
Titãs do garrafão
Maior reboteiro da história do NBB CAIXA, com 2501, Olivinha terá outro “titã” pela frente no clássico entre Flamengo e Vasco. Trata-se do pivô Murilo Becker, terceiro do ranking, com 1973. Juntos, eles totalizam 4474 sobras.
Defesa quase idênticas…
Vasco e Flamengo possuem médias de pontos sofridos quase idênticas na atual edição do NBB CAIXA. O clube de São Januário tem a quinta melhor defesa do campeonato (76,87 por jogo), enquanto os atuais tetracampeões têm a sétima (77,38 por jogo).
…Ataques nem tanto
Já as médias de pontos feitos dos dois times são bem diferentes. O Flamengo tem o melhor ataque deste NBB CAIXA (87,5 por jogo), já o Vasco tem a quarta pior (74,8 por jogo).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

