#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Vitória x Flamengo

15-01-2018 | 06:06
Por Liga Nacional de Basquete

Invencibilidades em jogo, foco na defesa e Marquinhos em alta: confira 10 fatos sobre o clássico rubro-negro desta terça-feira entre Vitória e Flamengo, ao vivo no SporTV

Na noite desta terça-feira, Universo/Vitória e Flamengo farão mais do que somente um clássico entre camisas rubro-negras. No Ginásio de Cajazeiras, as duas equipes colocarão em jogo dois “tipos” de invencibilidade e prometem fazer um confronto para lá de acirrado. O duelo será às 19h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da partida entre Vitória e Flamengo:

Invicto em casa

O Vitória entrará em quadra para defender sua invencibilidade atuando no Ginásio da Cajazeiras. Até o momento, a equipe venceu todos os seis jogos que fez ao lado de seu torcedor. O líder Flamengo também está invicto como mandante no NBB CAIXA, também com cinco vitórias em cinco jogos.

4-0

O Flamengo nunca perdeu para o Vitória em toda a história do NBB CAIXA. Em quatro partidas, foram quatro triunfos para o rubro-negro carioca, que registrou 97,0 pontos em média nos respectivos jogos:

-NBB CAIXA 2016/2017
2º turno – Vitória 87 x 93 Flamengo
1º turno – Flamengo 98 x 87 Vitória

-NBB CAIXA 2015/2016
2º turno – Flamengo 101 x 53 Vitória
1º turno – Vitória 70 x 96 Flamengo

Flamengo nunca perdeu para o Vitória na história do NBB CAIXA (Divulgação/Flamengo)

Jogo de defesas

Apesar da média de 97,0 pontos nas partidas contra o Vitória no NBB CAIXA, o Flamengo entrará em quadra para enfrentar a quarta melhor defesa do campeonato – o Leão sofre em média 72,8 pontos por partida. Enquanto isso, o clube da Gávea tem a quarta defesa mais vazada da competição, com média 79,3 pontos por jogo, mas também é dono do melhor ataque do campeonato, com 82,9 pontos por partida.

Sangue nordestino

Um dos grandes destaques do Flamengo na temporada, JP Batista é nascido em Olinda (PE) e atuará em solo nordestino mais uma vez. O pivô foi revelado pelo Náutico (PE) antes de partir para o basquete universitário norte-americano. Hoje, com 36 anos, ele tem as maiores médias de sua carreira no NBB CAIXA: 15,3 pontos, 7,3 rebotes e 19,2 de eficiência (2ª maior do campeonato).

Muito embalado

O Flamengo abriu a atual temporada do NBB CAIXA com derrota para o Paulistano, fora de casa. A partir de então, foram dez vitórias nos 11 jogos seguintes para o líder do campeonato, sendo cinco delas nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Vitória vem de largo triunfo sobre o Minas, em casa, por 82 a 57.

Turbinado em 2018

Um dos cestinhas do NBB CAIXA, Marquinhos está com média de 20,0 nos quatro jogos do Flamengo no ano de 2018. A média é superior ao acumulado do campeonato, que é de 17,5 por partida – a segunda maior da competição. Será que ele mantém a média?

Marquinhos = dunk

Marquinhos, por sua vez, vem mandando ver também no quesito enterrada. O ala de 2,07m de altura já tem 12 cravadas neste NBB CAIXA (1,0 por jogo) e está a duas de igualar o número registrado em toda a temporada passada – 14. A edição em que o camisa 11 deu mais enterradas foi a 2010/2011, quando jogava pelo Pinheiros, com 31 (0,86 por jogo). Ao todo, Marquinhos é o quarto colocado no ranking geral de dunks do NBB CAIXA, com 174, atrás apenas do ex-pinheirense Morro (209), Teichmann (264) e Cipolini (317).

Vem de recorde

Reforço do Flamengo para a atual temporada, o armador venezuelano David Cubillán “desencantou” na última vitória sobre o Solar Cearense, por 92 a 75, e registrou seu recorde com a camisa rubro-negra: 24 pontos (6/9 nas bolas de 3 pontos). Suas médias no NBB CAIXA são de 9,5 pontos, 2,2 rebotes, 2,4 assistências e 8,6 de eficiência.

Sem erro

Chutador de elite do basquete brasileiro, o dominicano Ronald Ramon vem chamando a atenção pela precisão nos lances livres. Ao todo, o ala/armador do Flamengo acertou 36 dos 38 tiros livres que atirou no NBB CAIXA. Ele está há quatro jogos sem errar um tiro sequer, com desempenho de 18/18.

Maique neles

Com o desfalque de Renato Scholz, o técnico Régis Marrelli promoveu a entrada do jovem pivô Maique, de 24 anos, como titular pela primeira vez na partida contra o Minas. E ele correspondeu a altura. Com 19 pontos, o jogador quebrou seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA e foi o grande destaque do expressivo triunfo da equipe baiana, por 82 a 57.