HOJE
#10Fatos – Vitória x Flamengo
Por Liga Nacional de Basquete
Invencibilidades em jogo, foco na defesa e Marquinhos em alta: confira 10 fatos sobre o clássico rubro-negro desta terça-feira entre Vitória e Flamengo, ao vivo no SporTV
Na noite desta terça-feira, Universo/Vitória e Flamengo farão mais do que somente um clássico entre camisas rubro-negras. No Ginásio de Cajazeiras, as duas equipes colocarão em jogo dois “tipos” de invencibilidade e prometem fazer um confronto para lá de acirrado. O duelo será às 19h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos da partida entre Vitória e Flamengo:
Invicto em casa
O Vitória entrará em quadra para defender sua invencibilidade atuando no Ginásio da Cajazeiras. Até o momento, a equipe venceu todos os seis jogos que fez ao lado de seu torcedor. O líder Flamengo também está invicto como mandante no NBB CAIXA, também com cinco vitórias em cinco jogos.
4-0
O Flamengo nunca perdeu para o Vitória em toda a história do NBB CAIXA. Em quatro partidas, foram quatro triunfos para o rubro-negro carioca, que registrou 97,0 pontos em média nos respectivos jogos:
-NBB CAIXA 2016/2017
2º turno – Vitória 87 x 93 Flamengo
1º turno – Flamengo 98 x 87 Vitória
-NBB CAIXA 2015/2016
2º turno – Flamengo 101 x 53 Vitória
1º turno – Vitória 70 x 96 Flamengo
Jogo de defesas
Apesar da média de 97,0 pontos nas partidas contra o Vitória no NBB CAIXA, o Flamengo entrará em quadra para enfrentar a quarta melhor defesa do campeonato – o Leão sofre em média 72,8 pontos por partida. Enquanto isso, o clube da Gávea tem a quarta defesa mais vazada da competição, com média 79,3 pontos por jogo, mas também é dono do melhor ataque do campeonato, com 82,9 pontos por partida.
Sangue nordestino
Um dos grandes destaques do Flamengo na temporada, JP Batista é nascido em Olinda (PE) e atuará em solo nordestino mais uma vez. O pivô foi revelado pelo Náutico (PE) antes de partir para o basquete universitário norte-americano. Hoje, com 36 anos, ele tem as maiores médias de sua carreira no NBB CAIXA: 15,3 pontos, 7,3 rebotes e 19,2 de eficiência (2ª maior do campeonato).
Muito embalado
O Flamengo abriu a atual temporada do NBB CAIXA com derrota para o Paulistano, fora de casa. A partir de então, foram dez vitórias nos 11 jogos seguintes para o líder do campeonato, sendo cinco delas nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Vitória vem de largo triunfo sobre o Minas, em casa, por 82 a 57.
Turbinado em 2018
Um dos cestinhas do NBB CAIXA, Marquinhos está com média de 20,0 nos quatro jogos do Flamengo no ano de 2018. A média é superior ao acumulado do campeonato, que é de 17,5 por partida – a segunda maior da competição. Será que ele mantém a média?
#NBBnoFacebook – 10 para o Fla, 8 para o Marquinhos. Caminho livre é cravada, né? @timeFlamengo pic.twitter.com/et0pOMDmVL
— NBB CAIXA (@NBB) January 11, 2018
Marquinhos = dunk
Marquinhos, por sua vez, vem mandando ver também no quesito enterrada. O ala de 2,07m de altura já tem 12 cravadas neste NBB CAIXA (1,0 por jogo) e está a duas de igualar o número registrado em toda a temporada passada – 14. A edição em que o camisa 11 deu mais enterradas foi a 2010/2011, quando jogava pelo Pinheiros, com 31 (0,86 por jogo). Ao todo, Marquinhos é o quarto colocado no ranking geral de dunks do NBB CAIXA, com 174, atrás apenas do ex-pinheirense Morro (209), Teichmann (264) e Cipolini (317).
Vem de recorde
Reforço do Flamengo para a atual temporada, o armador venezuelano David Cubillán “desencantou” na última vitória sobre o Solar Cearense, por 92 a 75, e registrou seu recorde com a camisa rubro-negra: 24 pontos (6/9 nas bolas de 3 pontos). Suas médias no NBB CAIXA são de 9,5 pontos, 2,2 rebotes, 2,4 assistências e 8,6 de eficiência.
Sem erro
Chutador de elite do basquete brasileiro, o dominicano Ronald Ramon vem chamando a atenção pela precisão nos lances livres. Ao todo, o ala/armador do Flamengo acertou 36 dos 38 tiros livres que atirou no NBB CAIXA. Ele está há quatro jogos sem errar um tiro sequer, com desempenho de 18/18.
Maique neles
Com o desfalque de Renato Scholz, o técnico Régis Marrelli promoveu a entrada do jovem pivô Maique, de 24 anos, como titular pela primeira vez na partida contra o Minas. E ele correspondeu a altura. Com 19 pontos, o jogador quebrou seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA e foi o grande destaque do expressivo triunfo da equipe baiana, por 82 a 57.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
