HOJE
#10Fatos
Por Douglas Carraretto
Playoffs, choque pelo G-4 e NBB Mundo em ação: confira os 10 principal fatos do duelo deste sábado de carnaval (25/02)

Invicto há cinco rodadas, Vitória assumiu o terceiro lugar e precisa vencer para manter o G-4 (Jessica Santana/Universo Vitória)
Maior sequência
A derrota do Gocil/Bauru para o Banrisul/Caxias Basquete fez com que o Universo/Vitória subisse para o terceiro lugar. Além disso, a equipe baiana agora tem a maior sequência positiva em vigor no NBB CAIXA, que é de cinco seguidas, tendo em vista que o Franca Basquete/Magazine Luiza, que vinha de seis triunfos consecutivos, também foi derrotado, pelo Vasco da Gama.
Ou fica ou sai
O duelo entre Universo/Vitória e Mogi das Cruzes/Helbor definirá quem passará a folia do carnaval no terceiro lugar e quem sairá do G-4. Quem vencer, fica com a posição. Quem perder, será ultrapassado pelo Bauru, que tem vantagem no desempate com ambos e por isso recuperará o quarto lugar independentemente do resultado.
Heroico
O Mogi entrará para o duelo carnavalesco com a moral lá em cima. Na última rodada, a equipe do técnico Guerrinha viu o Solar Cearense abrir 21 pontos de frente, mas reagiu de maneira impressionante, levou a partida para a prorrogação (76 a 76) e conquistou uma expressiva vitória em pleno Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), por 85 a 77.

Com 33 pontos na dramática vitória em Fortaleza, Shamell se firmou como cestinha do NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)
Shamonster
Autor de 33 pontos, Shamell foi o grande destaque da equipe mogiana no heroico triunfo sobre o Basquete Cearense na prorrogação. Com a atuação, o norte-americano se firmou no posto de cestinha do NBB CAIXA, com média de 20,3 pontos por jogo.
Cajacity
O Vitória tem ótimo retrospecto quando atua no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA). Até o momento, dez partidas foram disputadas ao lado de seu torcedor, com sete triunfos e três derrotas (70% de aproveitamento), para Bauru, Franca e EC Pinheiros. Será que vem a oitava?
Não vacila
Do outro lado o Mogi carrega bom desempenho como visitante. Até o momento foram 11 jogos fora de casa, com seis vitórias e cinco derrotas (54,5% de aproveitamento). Curiosamente os triunfos dos mogianos como visitante aconteceram justamente contra os times de 10º a 15º lugar: Paulistano/Corpore (10º), Basquete Cearense (11º), Minas (12º), Macaé (13º), LSB/Uniso (14º) e Caxias (15º).

Na temporada passada o Mogi varreu o Vitória nas oitavas do NBB CAIXA: 3 a 0 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Foi playoff
O primeiro playoff da história do Vitória no NBB CAIXA foi justamente contra o Mogi. Mas a lembrança não é nada boa. Na temporada passada, a equipe baiana (12º) foi varrida pelos mogianos, por 3 a 0. Naquele ano, o time do Alto Tietê foi semifinalista e foi eliminado apenas pelo campeão Flamengo.
Five stars
O duelo deste sábado de carnaval reunirá cinco atletas norte-americanos que estão na votação para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas: Kenny Dawkins, Chris Hayes e Keyron Sheard (Vitória), e Shamell e Tyrone (Mogi). Curiosamente, o responsável por comandar o esquadrão estrangeiro será o técnico Régis Marrelli, da equipe baiana. Bruno Savignani, do Brasília, será o treinador do NBB Brasil.
+Clique para ajudar a escolher quem vai para o Jogo das Estrelas 2017
Always Kenny
Grande destaque do Vitória, Kenny Dawkins tem média de 16,4 pontos e pontuou em dígitos duplos em 19 dos 20 jogos na atual temporada. A última e única vez que Kenny fez menos que isso foi no dia 30 de novembro de 2016, na derrota para o Campo Mourão. Desde então, 14 partidas foram disputadas, todas elas com dez ou mais pontos.
Deu Mogi
Há pouco mais de um mês, Mogi e Vitória mediram forças no Ginásio Hugo Ramos, em duelo válido primeiro turno. Com emoção até o fim, os comandados do técnico Guerrinha levaram a melhor, por 75 a 72. Com 19 pontos, o pivô Caio Torres foi o cestinha da partida. Pelo lado baiano, Keyron Sheard foi o maior anotador, com 15 pontos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
