#JOGAJUNTO

NBB Caixa

14 anos depois

27-01-2017 | 06:53
Por Liga Nacional de Basquete

Sem se enfrentar em competições nacionais desde 2003, Vasco e Flamengo iniciam história do clássico no NBB CAIXA neste sábado

Flamengo e Vasco se enfrentaram duas vezes no Nacional de 2003 (CBB/Divulgação)

Flamengo e Vasco se enfrentaram duas vezes no Nacional de 2003 (CBB/Divulgação)

Não é segredo para ninguém que Vasco da Gama e Clube de Regatas Flamengo são donos de uma das maiores rivalidades do esporte brasileiro. Seja lá qual a modalidade, os dois clubes da cidade do Rio de Janeiro sempre protagonizam confrontos para lá de apimentados.

Nas quadras de basquete, esse grande clássico do esporte nacional ficou muito tempo sem ser realizado. Com a longa inatividade do clube cruz-maltino, o “Clássico dos Milhões” ficou 14 anos sem ser disputado em uma competição nacional de basquete. No entanto, a espera acabou e neste sábado as equipes se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB CAIXA.

Em 2003, ainda no Campeonato Nacional organizado pela CBB, Flamengo e Vasco se enfrentaram duas vezes na fase de classificação, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, os cruz-maltinos contaram com desempenho incrível de Manteguinha, autor de incríveis 39 pontos, e venceram por 107 a 101.

O troco do Flamengo veio com uma atuação de gala do “Mão Santa” Oscar Schmidt. Com direito a sete bolas de três pontos convertidas em 11 tentativas (64% de aproveitamento), o camisa 14 marcou 32 pontos e liderou o triunfo do clube da Gávea, pelo placar de 105 a 98.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

image2003-02-09_FlamengoxxRib.Preto_Oscar_e_a_torcidab

Último embate “nacional” entre Flamengo e Vasco teve Oscar Schmidt como grande protagonista (CBB/Divulgação)

Depois disso, as equipes chegaram a se enfrentar em 2007 pelo Campeonato Carioca. O último encontro foi na decisão daquele estadual, vencido pelo clube da Gávea. Naquela oportunidade, os vascaínos foram representados pela equipe de Brasília, que utilizou o estadual fluminense como preparação para o Campeonato Brasileiro.

Nesta temporada, as equipes já se enfrentaram cinco vezes, sendo quatro Campeonato Carioca e outra pelo Torneio Super Four, competição amistosa realizada em Fortaleza. Foram três vitórias dos cruz-maltinos e duas dos rubro-negros.