#JOGAJUNTO

NBB Caixa

18 para 100

30-08-2012 | 04:25
Por Liga Nacional de Basquete

Hélio Rubens, lendário técnico do basquete nacional, pode entrar mais uma vez na história sendo o primeiro treinador a alcançar 100 vitórias no NBB

Uma marca inédita entre os treinadores deve ser alcançada na temporada 2012/2013 do NBB: a de 100 vitórias. E quem pode ser o primeiro a atingir esse número centenário é um personagem lendário do basquete nacional: Hélio Rubens. Agora trabalhando pelo Unitri/Universo, o técnico participou das quatro edições do NBB comandando o Vivo/Franca, tendo o vice-campeonato de 2010/2011 como melhor resultado.

Hélio Rubens será o primeiro técnico a vencer 100 vezes no NBB? (Mowa Sports/Divulgação)

Nesses anos, Hélio acumulou 82 vitórias em 138 partidas, somando fase classificatória e playoffs, com aproveitamento de 59,4%. Ele é o treinador que mais venceu na história da competição. O mais próximo dele na lista (veja abaixo) é Guerrinha, do Paschoalotto/Bauru, que tem 74 jogos ganhos.

Faltam 18 vitórias – que foi o número alcançado pelo Uberlândia na fase de classificação do NBB 2011/2012 – para Hélio chegar ao feito inédito.

O veterano treinador do Uberlândia não sabia dessas contas e ficou emocionado quando se deu conta de que pode entrar na história do NBB, como já fez tantas vezes no basquete brasileiro. “Essa é uma motivação a mais para conseguir vitórias. Não tem como não motivar, a busca por um feito raro”, disse.

Hélio explicou como faz para se manter sempre competitivo. “É o crescimento constante do relacionamento [com um grupo]. Essas coisas valem mais do que as vitórias. Quando o trabalho é feito da forma correta, as vitórias vêm consequentemente”, declarou.

Ao ser perguntado se tinha alguma das 82 vitórias no NBB marcada na memória, Hélio respondeu que todas são importantes na busca de um único objetivo. “Os jogos decisivos são naturalmente marcantes. Eu costumo dizer que o título é uma apoteose, mas que só é construído jogo a jogo”, falou.

Apesar da motivação e da emoção por uma chance de entrar na história do NBB, o técnico do Uberlândia prefere deixar esse assunto para depois, quando chegar próximo desse momento. “O futuro é feito com base do que foi feito no passado e do que é decidido no presente. Eu penso em cada partida, uma de cada vez”, concluiu.

Os dez técnicos mais vencedores da história do NBB (somando fase de classificação e playoffs):

Hélio Rubens – 82

Guerrinha – 74

Régis Marrelli – 70

Paulo Chupeta – 68

Alberto Bial – 64

Lula Ferreira – 60

Claudio Mortari – 59

José Vidal – 57

Flávio Davis – 47

João Marcelo Leite – 45

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.