HOJE
Super 8 fechada
Por Juvenal Dias
Muita emoção tornou a 2ª Mega Rodada da Virada um grande fechamento de 2023 para o NBB CAIXA. Com os resultados, UNIFACISA, Fortaleza e Bauru finalizam os classificados à Super 8
A segunda Mega Rodada da Virada do NBB CAIXA 2023/24, disputada nessa sexta-feira (29/12) foi tão boa ou ainda melhor que a primeira na quarta-feira anterior. Os oito jogos que movimentaram o último dia de embates do ano serviu para determinar os últimos três classificados à Copa Super 8: Bauru, UNIFACISA e Fortaleza. Resta a definição das colocações de dos confrontos do torneio mata-mata que dá o primeiro título nacional da temporada.

Montagem sobre fotos dos oito times classificados à Super 8. Fotos de Beto Miller, Hedgard Moraes/MTC, Marcos Limonti/SFB, Wilian Oliveira/Foto Atleta,Gabriella Tayane/Basquete Unifacisa e Carlos Roosewelt/FBC
Classificado sem entrar em quadra
Incialmente, antes mesmo da Mega Rodada da Virada, o YouTube do NBB CAIXA realizou a Mega Live para apresentar todos os jogos que viriam. Foi um programa de esquenta para o que estava por vir oferecida pelas Loterias CAIXA e um grande presente de fim de ano para o amante do melhor basquete nacional.
Assim, a segunda Mega Rodada da Virada poderia definir Bauru Basket e UNIFACISA como dois classificados à Super 8 sem que eles entrassem em quadra. Isso porque uma eventual derrota do Coop/São José Basketball para o Paulistano, que era o mandante no Ginásio do Morumbi, acarretaria que o Sanja não poderia ultrapassar mais Bauru e UNIFACISA, pelos confrontos diretos contra os dois. Vale lembrar que o Bauru jogou na quinta-feira e foi derrotado fora de casa pelo Sesi Franca e a UNIFACISA só jogaria mais tarde.
O tapinha inicial da Mega Rodada da Virada foi por volta das 17h30. O Paulistano já sabia que fecharia o primeiro turno do NBB CAIXA como quinto lugar, independentemente se vencesse ou não. E também já sabe que seu adversário na Copa Super 8 será o R10 Score Vasco da Gama, que fechou o turno em quarto e terá o mando em São Januário. É o único confronto já definido.

O ala do São José, Leonardo Lema, escorregando na frente da marcação do ala/armador Santiago Ferreyra do Paulistano. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta
Com bola quicando, O Paulistano venceu por 92 a 79, alcançando 72,2% de aproveitamento, com 13 vitórias em 18 partidas. Teve o mesmo aproveitamento do Vasco, mas leva a desvantagem do confronto direto. Agora entra o número de pontos da tabela do NBB CAIXA, cada um teve 31 pontos.
[É importante ressaltar que o aproveitamento é para ter um panorama enquanto as equipes não igualam o número de jogos, mas os pontos que determinam a ordem de classificação para a Copa Super 8. Como SESI Franca e Flamengo ainda têm mais dois jogos nessa primeira metade, estarão com, no mínimo, 31 e 32 pontos, respectivamente, ao final do primeiro turno].
Feita a explicação, por outro lado, ocorreu o que São José não gostaria e que favoreceu Bauru e UNIFACISA. Foi a oitava derrota do Sanja, que ocupa a nona colocação, com 52,9% de aproveitamento e 26 pontos com um jogo por fazer. Ao saber do resultado, o técnico do Bauru, Paulo César Jaú comemorou:
“O primeiro pensamento de todas as 19 equipes que disputam o NBB CAIXA é chegar e entrar na Super 8. Isso mostra que viemos fazendo uma boa competição e que estamos apresentando um bom nível. Sabemos que é uma competição de tiro curto, três jogos você chega na final pode ser campeão e pode pensar em voos mais altos na temporada seguinte. É um glamour do torneio, que é uma cereja do bolo do NBB CAIXA e todos querem participar. Nós, felizmente, entramos”.
Vitória no Clássico das Multidões e briga pela liderança
Em seguida, o Corinthians era o único que ainda poderia tirar um integrante de dentro do G8. Para isso precisava vencer o Flamengo em seu ginásio e torcer para uma derrota do Fortaleza Basquete Cearense lá no Nordeste. No entanto, ocorreu justamente o contrário. O Timão perdeu em casa para o líder do NBB CAIXA, o que já deixou o time paulista sem mais possibilidades à Copa Super 8, independente de outros resultados. O placar foi de 95 a 72 para o Rubro-Negro carioca, que é primeiro com 87,5% de aproveitamento, mas ainda não garantiu a primeira colocação na matemática. Tem dois jogos por fazer. Já o Corinthians, tem mais um jogo e está em décimo, com 47,1%.
O Flamengo não tem a primeira colocação porque Minas e SESI Franca podem terminar com mais vitórias. O Franca venceu na quinta e o Minas fez sua parte na Mega Rodada da Virada. Venceu o União Corinthians por 95 a 71, na Arena UniBH, e fechou o turno com 83,3% de aproveitamento, com 15 vitórias em 18 jogos e 33 pontos. Seu adversário da noite ainda terá uma partida, está em 16º com 29,4%.
Nordeste em peso na Super 8
O Ceará e a Paraíba terão mais um motivo para festejar nesse final de ano. O Nordeste colocou seus dois representantes na Copa Super 8, com vitórias que coroam as campanhas de Fortaleza e UNIFACISA, não só pela combinação de outros resultados.

Novo visual do Carcalaion
O Fortaleza aproveitou o jogo em casa para mostrar o novo visual do seu mascote, o Carcalaion. Será a segunda participação do time na Super 8. A confirmação da vaga veio com a vitória por 83 a 73 diante do BRB/Brasília. Com isso, alcançou a décima vitória no NBB CAIXA, com 58,8% e ocupa a sétima colocação. O Brasília completou o turno na 18º colocação, com 21 pontos e 16,7%.
A festa foi tamanha que até o presidente do clube, Thális Braga, se pronunciou:
“É um prêmio para essa equipe, que se preparou tão bem, bem reformulada, atletas fazendo a primeira temporada juntos e abraçaram a ideia de virar a chave na temporada 2023/24 do NBB CAIXA. Eles entregaram um grande resultado. Enfrentamos muitas adversidades para chegar nesse momento, tivemos a infelicidade de ocorrer várias lesões na mesma época, os atletas se superaram. Vimos duas crias se revelando, Gabriel e Samuel, mas todo mundo entregou seu máximo e acho que foi muito merecida a classificação. A comissão técnica não parou de trabalhar noite e dia, estando bem ou não, sem mostrar cansaço e estamos muito felizes com esse momento”. Thális esteve acompanhado do ex-presidente do time de futebol do Fortaleza, Marcelo Paz.
O pivô do Carcalaion, Felipe Queirós foi o cestinha da partida com 18 pontos e foi mais um a comemorar a classificação: “Muito importante essa vitória de hoje, sabíamos que seria um jogo decisivo para não dependermos de ninguém para chegar à Super 8. Viemos com todas as adversidades para buscar o resultado, representar nosso torcedor, brigar dentro de quadra e sairmos com a vitória. Teremos a Copa pela frente, representaremos o Fortaleza Basquete Cearense, que vem muito forte, estamos mostrando a todos que não viemos para participar do campeonato, mas sim brigar pelo título e a Super 8 pode ser o começo”.
A UNIFACISA também tem muito a comemorar com sua volta à Super 8, após ficar de fora na última edição. A vitória de virada por 92 a 80 manteve a invencibilidade do Jack jogando em Campina Grande. A equipe paraibana chegou a sua 11ª vitória, a sétima em seus domínios. Está em sexto, com 64,7% e ainda tem mais um jogo na Arena UNIFACISA neste turno. O Cerrado Basquete, que foi a vítima da vez, terminou a primeira metade com 27,8% e 23 pontos, está em 17º.
O técnico Cesinha Guidetti trouxe sua satisfação após a partida e lembrou de duas lesões que atrapalharam o time no começo do NBB CAIXA: “Estou satisfeito com o desempenho do time, tivemos duas baixas no início do campeonato. Naturalmente que a equipe iria cair um pouco, mas conseguimos nos reinventar e fazer um time tão competitivo quanto como se estivesse os dois jogadores. Muito satisfeito com a entrega do grupo e o primeiro objetivo da Super 8 alcançado, importante para o projeto da UNIFACISA. Participar desse torneio dá uma visibilidade importante. Ainda teremos mais alguns jogos dentro do segundo turno antes de pensar na Super 8”.

André Góes e a torcida do UNIFACISA comemorando. Foto: Gabriella Tayane/ Basquete Unifacisa
André Góes, o capitão do time, ressaltou o primeiro objetivo de estar dentro da Super 8, mas é cauteloso na comemoração: “Bom fechar o ano assim, estávamos brigando muito pela Super 8. Conseguimos nos classificar, era uma das nossas primeiras metas para a temporada e alcançamos. É continuar trabalhando, sabemos que virá cada vez mais dificuldades”.
No outro jogo das 19h30, o Pato Basquete superou o Caxias do Sul Basquete por 78 a 74 e terminou o primeiro turno com sete vitórias, 25 pontos e 38,9% de aproveitamento. O Caxias ainda terá uma partida e pode igualar o aproveitamento do time paranaense.
Vitórias dos visitantes
Os jogos que fecharam a Mega Rodada da Virada não tiveram influência para a classificação da Super 8 e tiveram os times que visitaram à capital paulista como seus vitoriosos. O Botafogo bateu o Pinheiros por 88 a 84, fechando a primeira metade com 33,3%, seis vitórias e 24 pontos. O time da casa tem a mesma campanha que o Pato Basquete e leva vantagem no confronto direto.
Por fim, o Mogi conquistou sua terceira vitória no NBB CAIXA, ao bater o São Paulo, no Ginásio do Morumbi, por 63 a 61. A equipe do interior terminou com a mesma campanha do BRB/Brasília, mas com a 19ª colocação. O Tricolor finalizou em 11º, com 44,4% e 26 pontos.
Agora é buscar inspiração nos números, bater um bolão como os atletas e correr para as Loterias CAIXA para fazer seu jogo. Depois, é continuar torcendo, desta vez, para se tornar a/o mais nova/o milionária/o antes da bola laranja voltar a subir no dia 3 de janeiro. Com esse balanço, a Liga Nacional de Basquete se despede de 2023 e deseja a todos os amantes do NBB CAIXA um próspero 2024!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca