HOJE
2ª Mega Rodada Farta
Por Juvenal Dias
A 2ª Mega Rodada da Virada teve vitória do líder KTO Minas, Flamengo se recuperando e CAIXA/Brasília faturando mais uma; são 600 milhões de sorrisos para chegada de 2025
A manhã deste domingo (29/12) foi igual ceia de Natal e de Ano Novo, com fartura do melhor do basquete nacional. A segunda Mega Rodada da Virada do NBB CAIXA entregou tudo e deixou o fã da bola laranja de barriga cheia para aguardar o sorteio da Mega da Virada das Loterias CAIXA e a vinda de 2025. Os três líderes da competição KTO Minas, Flamengo e CAIXA/Brasília fizeram a alegria de suas torcidas, também teve Unifacisa vencendo mais uma no Sul, Farma Conde/São José Basketball como “Rei do Rio”, Ceisc/União Corinthians se recuperando e duelo apertado entre Pato Basquete e Corinthians. 2024 fica na memória, mas ainda há tempo para fazer seu jogo como esses times nas casas lotéricas, no site ou no app das Loterias CAIXA e virar o ano com 600 milhões de motivos para sorrir.
O KTO Minas, líder do NBB CAIXA, não tomou conhecimento sobre o Sesi Franca, atual tricampeão da competição. Venceu por 92 a 73 e chegou a sua décima vitória jogando na Arena UniBH. A Tempestade é o único time invicto em seus domínios e completa um turno inteiro de vitórias, com 17 ao todo. A equipe que foi a primeira a garantir vaga à Copa Super 8, já soma duas vitórias no returno e começa a criar gordura para se posicionar bem já olhando para playoffs ao final dessa segunda metade de competição.
O maior destaque do KTO Minas ficou com o pivô Wini Silva, garoto de 19 anos que chamou a responsabilidade e anotou duplo-duplo com 20 pontos e 11 rebotes, para 28 de eficiência. Teve um bom aproveitamento no garrafão (6/8 – 75%) e melhor ainda nos lances livres (8/10 – 80%). Por outro lado, o ala/armador Georginho anotou 27 pontos, pegou 8 rebotes e deu quatro assistências para 36 de eficiência, mas o time do Sesi Franca acumulou sua segunda derrota nessa virada de turno.
Outro time da ponta de cima da tabela que administrou o placar com a imponência de quem jogou em casa e tinha melhor campanha que o adversário foi o Flamengo diante do Mogi Basquete. A corrida de dez pontos de quando vencia por 14 a 11 e passou a 24 a 11 distanciou o adversário a ponto do time do interior paulista se esforçar muito, mas não ameaçar mais o Rubro-Negro. No fim, o placar de 81 a 60 ilustrou porque o time carioca é segundo colocado, com 15 vitórias no NBB CAIXA. Foi o oitavo triunfo como mandante. O Mogi Basquete permanece na 16ª posição e seria o último classificado aos playoffs, caso a temporada regular se encerrasse agora.
O ala/armador do Flamengo, Shaq Johnson, ficou empolgado com o filho ter ganho uma lembrança no jogo da NFL, converteu 13/15 (86,7%) dos lances livres e foi o cestinha da partida, com 28 pontos. Lessa foi o maior pontuador do Mogi Basquete, com 13 pontos anotados.
Terceiro colocado na tabela, o CAIXA/Brasília Basquete venceu mais um time do interior paulista na segunda Mega Rodada da Virada. Dessa vez, a vítima foi o Bauru Basket, que até ensaiou um momento na liderança no início, mas sucumbiu com o placar de 77 a 67 para a equipe candanga, que jogou na Arena BRB/Nilson Nelson. O armador Lucas Lacerda (20) fez outra boa partida e somado com o ala/armador Anton Cook (19) combinaram para 39 pontos no duelo. Não adiantou nem o duplo-duplo do ala Mogi (16 pontos e 11 rebotes) para o Dragão quebrar a sequência de derrotas fora de casa.
O CAIXA/Brasília termina o ano com 13 vitórias em 19 partidas, a sétima em casa. O Bauru Basket ainda segue como nono colocado, mas vê seus três concorrentes imediatamente abaixo na tabela se aproximarem com os triunfos da Mega Rodada da Virada.
A dupla do ala norte-americano Duane Johnson e do pivô brasileiro Dikembe da Silva foi altamente eficiente para reconduzir o Ceisc/União Corinthians ao caminho das vitórias que o levou de forma inédita à Copa Super 8 no primeiro turno. Com liderança no placar desde os minutos finais do primeiro quarto, a equipe gaúcha derrotou o Fortaleza B.C./CFO por 82 a 71. O ala foi o cestinha do time com 20 pontos e seis rebotes, já o pivô teve duplo-duplo e mais um número que chama a atenção para a posição que joga, teve 13 pontos, 12 rebotes e deu 6 assistências, igualando sua melhor marca de bolas servidas em uma partida em todo NBB CAIXA.
Foi a quinta vitória jogando em seu ginásio, a 11ª no total do NBB CAIXA nessa temporada, que sobe para a quarta colocação. O Carcalaion, por sua vez, teve o cestinha da partida, o armador Cassiano, com 23 pontos e sete rebotes para 27 de eficiência. Seu entrosamento com o recém-contratado Enzo Ruiz e o retorno de Salsamendi são as esperanças para um 2025 com mais triunfos para que o Fortaleza B.C/CFO saia da lanterna.
Quem vai fazer uma deliciosa viagem de volta para casa é Unifacisa, com duas vitórias conquistadas no Sul do país. No segundo embate, superou o Caxias do Sul Basquete por 78 a 65 e liderando o jogo a todo instante. Rafael Rachel anotou um duplo-duplo, com 15 pontos e 11 rebotes, mas o Jack mostrou a força de seu jogo coletivo, com mais três jogadores com dois dígitos de pontuação: Alaekwe (15), Delph (14) e Gaskins (13). Shamell e Vini Chagas anotaram 19 pontos cada para o time gaúcho, mas fica o sabor amargo de perder mais uma em casa.
É a nona vitória da Unifacisa, a quinta fora de casa. O time arranca na tabela desde o final do primeiro turno para fechar o ano na décima colocação. Já o Caxias do Sul Basquete acumula seu sétimo resultado negativo em casa e está em 17º, fora da zona de classificação aos playoffs do NBB CAIXA.
O Farma Conde/São José Basketball terá um Révellion digno da vista do Copacabana Palace depois de conquistar sua segunda vitória na Mega Rodada da Virada em sua passagem pelo Rio de Janeiro. Conquistou o triunfo sobre o R10 Score Vasco da Gama, por 75 a 69. O técnico do Cruzmaltino, Léo Figueiró, vê o tropeço em casa como uma situação de campeonato, muito mais do que uma catástrofe. “Hoje, nosso jogo teve um aproveitamento abaixo da média. Estávamos sem o Marquinhos, que é uma referência para nós. Uma vitória hoje colocaria a gente em quinto, quarto talvez. São mais detalhes do que alguma coisa assim, catastrófica. Temos que acertar detalhes, saber fechar o jogo melhor. Acho que é continuar deixando eles com uma confiança alta, é um time que sempre entrega. Hoje também entregou de novo. Marcaram bem, correram, se esforçaram. Só que nem sempre dá para sair com a vitória”.
O ala Franco Vieta foi o maior pontuador para o Farma Conde/São José Basketball, com 16 pontos, mesma pontuação que Eugeniusz anotou para o R10 Score Vasco da Gama. O time do interior paulista chega a sua nona vitória, a quarta fora de casa. Apesar de ainda ocupar a 11ª colocação, está há uma vitória de igualar a campanha do Gigante da Colina, que tem dez triunfos e permaneceu na sétima colocação.
Por fim, Pato Basquete e Corinthians fizeram o jogo com mais alternâncias de liderança no placar da Mega Rodada da Virada. O Timão só arrancou no final do quarto decisivo para vencer no Paraná por 85 a 76. Victão puxou a fila dos cinco atletas que tiveram dois dígitos na pontuação para o time Alvinegro, anotando 18 pontos. Arthur Pecos e Nate Barnes tiveram até pontuação melhores, 20 e 19, respectivamente. Mas o Pato Basquete terminou o ano de 2024 frustrado na frente de seu torcedor.
O Corinthians chega as mesmas sete vitórias que o Pato Basquete já tinha e está uma colocação à frente do rival (13º contra 14º) por ter um aproveitamento melhor com um jogo a menos.
Assim, o melhor do basquete nacional se despede de 2024 com a certeza que 2025 terão diversos jogos com muita emoção e qualidade no NBB CAIXA. Um novo ano se aproxima e novas histórias serão contadas até o fim da temporada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.