#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB

Os armadoresdo Camp

18-02-2020 | 07:42
Por Liga Nacional de Basquete

Promessas Sub-17 do Brasil falam suas inspirações no basquete e descrevem experiência no Nike Elite NBB Camp

Chegou a hora de conhecermos os 25 atletas Sub-17 que fazem parte do 2º Nike Elite NBB Camp, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e pela Nike, na sede do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo (SP). Os primeiros apresentados serão os seis armadores que prometem dar o que falar nos próximos anos.

Organizadores de seus times em quadra, os atletas falaram um pouco mais sobre suas experiências no evento e também sobre suas inspirações no basquete e com quais jogadores, seja do Brasil ou da NBA, eles acham que possuem um estilo de jogo mais semelhante. Bora conhecê-los?

Vini Vicenti

Vini Vicenti é um dos grandes nomes da geração Sub-17 (Wilian Oliveira/LNB)

Nome: Vinicius Biagioni Vicenti
Cidade de Origem: Americana (SP)
Posição: Armador
Ano de nascimento: 2003
Altura: 1,90m
Clube: Paulistano
Inspirações: Franco Balbi e Luka Doncic

INSPIRAÇÃO: Minha inspiração no basquete é o Luka Doncic porque mesmo sendo novo, ele já alcançou a NBA e está quebrando recordes dia após dia com seu estilo de jogo europeu que conseguiu encaixar no estilo americano também.

COM QUEM SE PARECE: Eu penso que meu estilo de jogo acaba se comparando com o Franco Balbi, do Flamengo, pelo fato de ele arrumar o time, de ele procurar os seus jogadores livres, ser o armador que dá mais assistências, mas, claro, sempre mirando a cesta.

SOBRE A EXPERIÊNCIA: Estar aqui é ter mais um sonho se realizando. Graças a Deus eu tenho essa oportunidade junto desses 24 atletas de estar presente nesse Camp da Nike e é uma experiência maravilhosa, com esse treinador argentino e tantos jogadores que têm muito talento.

 

 

Joãozinho Capela

João Victor Capela aparece como um dos craques da geração (Wilian Oliveira/LNB)

Nome: João Victor Capela dos Santos
Cidade de Origem: São Paulo (SP)
Posição: Armador
Ano de nascimento: 2003
Altura: 1,86
Clube: Esporte Clube Pinheiros
Inspirações: Yago e Kyrie Irving

INSPIRAÇÃO: Minha inspiração no basquete é o Yago, mais por causa da habilidade da rapidez que ele tem e é um jogador em que eu me vejo.

COM QUEM SE PARECE: O que eu me comparo mais é o Dawkins, armador do Pinheiros. É o jogador que eu sempre paro para acompanhar depois dos treinos.

SOBRE A EXPERIÊNCIA: Este evento é fundamental para aprender cada dia mais, além de conhecer outras pessoas de outros estados e também a cultura de basquete do Bojanich (treinador argentino).

Tico Faria

Tico Faria tem como características fortes a velocidade e arremesso (Wilian Oliveira/LNB)

Nome: Tiago Alcântara Abbade Aguiar Faria
Cidade de Origem: São Paulo (SP)
Posição: Armador
Ano de nascimento: 2003
Altura: 1,78
Clube: Esporte Clube Pinheiros
Inspirações: Betinho e Trae Young

INSPIRAÇÃO: Eu me inspiro no Trae Young, o armador do Atlanta Hawks. Acho que eu tento me espelhar muito nele, porque ele é um armador pequeno e muito rápido. Ele nem se importa com a altura dele. Tudo que ele faz eu tento copiar sempre nos treinos.

COM QUEM SE PARECE: Eu me compararia com o Gabriel Campos, armador do Pinheiros, porque ele é um armador bem pequeno também e eu acho que ele é um grande destaque na base. Agora ele está começando a jogar no adulto e eu acho que a cada treino que a gente faz junto é como se fosse uma disputa muito grande. Eu acho que isso vai me fazer crescer muito neste ano.

SOBRE A EXPERIÊNCIA: Eu fiquei muito feliz quando fui chamado para esse Camp, porque ele já recebeu muitos jogadores importantes que hoje são grandes jogadores no NBB e até fora dele. Eu acho que a organização está sendo muito boa, o técnico está passando coisas muito importantes sobre o jogo para a gente. Vamos tentar pegar o máximo para sairmos daqui cada dia melhores, como ele falou.

Paulo Zu

Paulo Zu revelou inspiração em Didi, ex-Franca (Wilian Oliveira/LNB)

Nome: Paulo Henrique Barbosa Júnior
Cidade de Origem: Taquaritinga (SP)
Posição: Armador
Ano de nascimento: 2003
Altura: 1,89
Clube: Sesi Franca Basquete
Inspirações: David Jackson e Kyrie Irving

INSPIRAÇÃO: Minha inspiração no basquete é o David Jackson, que joga pelo Franca. Eu convivo mais com ele por estar lá e morar lá e acho que ele é um jogador excepcional. Ele treina bastante e é muito centrado. Eu gosto muito dele.

COM QUEM SE PARECE: Eu acho que o jogador que eu mais me comparo é o Didi, que já atuou pelo Franca, pelo NBB também e hoje está lá na Austrália, na G-league. Ele é um jogador explosivo, tem muito corte, é alto e pula bem. Eu acho que as características batem entre eu e ele.

SOBRE A EXPERIÊNCIA: Eu fiquei muito feliz por ser convocado entre os 25 jogadores. Eu acho que é uma oportunidade incrível que eu estou tendo e eu vou aproveitar ao máximo para sair daqui melhor do que eu vim.

_

Miguel da Silva

Miguel, do Tijuca, se inspira em Yago Mateus, jovem armador do Paulistano e da Seleção Brasileira (Wilian Oliveira/LNB)

Nome: Miguel Victor Soares Nogueira da Silva
Cidade de Origem: Rio de Janeiro (RJ)
Posição: Armador
Ano de nascimento: 2003
Altura: 1,83
Clube: Tijuca Tênis Clube
Inspirações: Yago e Stephen Curry

INSPIRAÇÃO E COM QUEM SE PARECE: Minha inspiração no basquete é o Yago, porque eu acho que as nossas características são parecidas, como velocidade de jogo e arremesso.

SOBRE A EXPERIÊNCIA: É uma grande oportunidade de aprender coisas novas, até porque a gente está treinando com um técnico argentino. Além de ser um outro estilo de treino é uma outra vivência também, muito diferente do que eu tenho lá no Rio. É muito bom poder treinar agora para não pararmos por conta do Carnaval. Essa sequência de treinos é boa para manter o ritmo.

 

 

 

Caio Brandão

Nome: Caio de Moraes Brandão
Cidade de Origem: Florianópolis (SC)
Posição: Armador
Ano de nascimento: 2004
Altura: 1,88
Clube: Grande Florianópolis
Inspirações: Leandrinho e Paul George

INSPIRAÇÃO: Minha inspiração no basquete é meu pai, sempre me botou no basquete e na linha. O nome dele é Claudio. Ele era um jogador NBB, jogou em vários times e eu sempre me inspirei nele para jogar basquete.

COM QUEM SE PARECE: Eu me compararia com o Kahwi Leonard porque eu gosto de defender e atacar também. Gosto de fazer os dois bem feito. Treino para isso.

SOBRE A EXPERIÊNCIA: É um sonho que está acontecendo já. Estar aqui é um grande passo para conquistar meu sonho que é chegar na NBA.

Vale lembrar que o Nike Elite NBB Camp segue sua programação até sexta-feira (21/02), dia em que os atletas terão mini-jogos para encerrar o evento.

Lista dos participantes:

Armadores
Tiago Alcântara Abbade Aguiar Faria (EC Pinheiros)
João Victor Capela dos Santos (EC Pinheiros)
Paulo Zu (Sesi Franca)
Miguel Victor Soares Nogueira da Silva (Tijuca Tênis Clube)
Caio de Moraes Brandão (Grande Florianópolis)

Alas-armadores
Vinicius Biagioni Vicenti (Paulistano/Corpore)
João Victor Scopel de Oliveira (Palmeiras)
Varley Augusto Maronezi (Paulistano/Corpore)
Matheus Gomes (Paulistano/Corpore)
João Victor Martins Pereira (Chapecó)

Alas
Kauan Temponi (Sesi Franca)
Gabriel Borges (Corinthians)
Yuri Neptune (Campinas)
Reynan Gabriel Camilo dos Santos (Sesi Franca)
Natan Mariano (Franca)

Alas-pivôs
Emanuel Fernandes de Lima (EC Pinheiros)
José Santana Junior (EC Pinheiros)
Eduardo Sanches (Rio Claro)
Daniel Moreira Oliveira Santos Lima (EC Pinheiros)
Gustavo Henrique Almeida Santana (Palmeiras)

Pivôs
Walisson Adriano Chaves da Silva (Paulistano/Corpore)
Felipe Faustino Nascimento (Sesi Franca)
Daniel Duque dos Santos Frederico (Minas Tênis Clube)
Luiggi Pinelli Fachin (EC Pinheiros)
João Henrique dos Reis de Jesus (AGFEB Basket São José)