#JOGAJUNTO

NBB Caixa

3 para 1

16-01-2012 | 11:02
Por Liga Nacional de Basquete

Na última rodada do primeiro turno, resta apenas uma vaga para o Torneio Interligas. Pinheiros, São José e Paulistano tem chances. Entenda o que cada um precisa

Divulgação/LNB

O Torneio Interligas, competição que reúne as melhores equipes do Brasil e da Argentina, chega a sua terceira edição no ano de 2012. E nesta temporada os critérios de classificação das equipes brasileiras é um pouco diferente. Por uma questão de compatibilidade com o calendário da Liga Argentina, os quatro classificados brasileiros sairão ao final do primeiro turno do NBB, ao contrário dos anos anteriores onde os classificados foram conhecidos ao final da fase de classificação.

A apenas uma rodada do final do primeiro turno da temporada 2011/2012, três equipes já estão garantidas no torneio internacional. O líder Unitri/Universo, com uma campanha de 11 vitórias e apenas duas derrotas, já estava garantido há duas rodadas. Com as partidas do último sábado, o Flamengo igualou a campanha dos mineiros e também assegurou uma vaga. O Itabom/Bauru tem uma vitória a menos e, mesmo com a derrota para Brasília na última rodada, também se classificou graças à combinação de resultados.

Resta, então, apenas uma vaga e três equipes ainda permanecem com chances. Pinheiros/SKY, São José/Unimed/Vinac e Paulistano/Unimed podem terminar o primeiro turno no G4 e garantir um lugar no Torneio Interligas 2012, que será disputado entre os dias 20 e 27 de março.

Entenda o que cada um precisa fazer para chegar ao Interligas:

Pinheiros
Em quarto lugar, com dez vitórias em 13 jogos, o Pinheiros é a única equipe que depende de uma vitória simples para se classificar. Na última rodada do primeiro turno, que será realizada na próxima quinta-feira (19), o time comandado por Cláudio Mortari enfrenta o Paulistano/Unimed, no clássico da capital paulista, e uma vitória por qualquer margem de pontos já garante a equipe no Interligas.

Paulistano
O Paulistano/Unimed tem nove vitórias em 13 jogos e também depende apenas de si. Mas a missão é um pouco mais complicada. Para não depender de outros resultados, o time do técnico Gustavo De Conti precisa vencer por uma diferença de 34 pontos. Caso vença, mas por uma margem menor, terá de torcer por uma derrota do São José, que encara o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, fora de casa.

São José
A equipe joseense venceu o Paulistano, no sábado, por uma diferença de 20 pontos, igualou a campanha do time da capital e ganhou força na briga pelo Interligas. Para garantir a última vaga para o torneio, eles precisam vencer o Joinville e torcer por uma vitória do Paulistano contra o Pinheiros, mas por uma diferença inferior a 34 pontos.