HOJE
Ele fica!
Por Liga Nacional de Basquete
Jogador mais eficiente do último NBB CAIXA, Guilherme Giovannoni renova com Brasília por mais uma temporada e vai para seu 8º ano pela equipe candanga

Giovannoni teve média de 17,7 de eficiência na última temporada e foi até a semifinal do NBB CAIXA (Brito Júnior/UniCEUB)
O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília acertou a permanência de uma peça fundamental: o ala/pivô e capitão Guilherme Giovannoni, de 36 anos, jogador mais eficiente da última edição do NBB CAIXA (17,7 de valorização por jogo), que vai para sua oitava temporada com a camisa da equipe da capital do país.
Agora, além de Giovannoni, o esquadrão do Distrito Federal conta com os armadores Fúlvio, Deryk e Jefferson Campos, e com o ala Pilar, todos de contratado renovado, e com os reforços do ala/pivô Lucas Mariano, ex-Mogi das Cruzes/Helbor, e do pivô Fab Melo, que tem passagem pela NBA e estava na Liga Sorocabana.
Um dos principais ícones da história do Brasília, Giovannoni fez uma grande temporada 2015/2016 e levou a equipe às semifinais do NBB CAIXA depois de três anos de ausência. Com média de 16,6 pontos, 6,4 rebotes e 17,7 de eficiência, o jogador concorreu aos prêmios de MVP (Jogador Mais Valioso) e de Melhor Pivô do campeonato.
O camisa 12 chegou ao Brasília na temporada 2009/2010 e desde então conquistou cinco títulos – três NBB’s CAIXA, com direito ao prêmio de MVP da Final das edições 2010/2011 e 2011/2012, e duas Ligas Sul-Americanas. Além disso, também foi o MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada 2010/2011 do nacional e quatro vezes Melhor Pivô (09/10, 10/11, 11/12 e 14/15).

Também na última temporada, Giovannoni foi campeão da Liga Sul-Americana com o Brasília (José Jimenez-Tirado/FIBA Americas)
Natural de Piracicaba (SP), Giovannoni iniciou sua trajetória no basquete no clube Cristóvão Colombo, de sua cidade natal. Ainda nas categorias de base, defendeu o EC Pinheiros. Já como adulto, passou pelo COC/Ribeirão Preto antes de ir para o exterior, onde atuou por Dijon (ESP), Rimini (ITA), Benetton Treviso (ITA), Lauretana Biella (ITA), BC Kiev (UCR) e Virtus Bologna (ITA).
Pela Seleção Brasileira, Guilherme jogou quatro Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014) e esteve presente também nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Atualmente, o jogador foi convocado para o grupo que disputará as Olimpíadas do Rio 2016 – a preparação começará neste sábado, em São Paulo (SP).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca