HOJE
A 1ª como líder
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de assumir a ponta da tabela de classificação do NBB na última rodada, Flamengo recebe o Basquete Cearense e tenta manter o embalo na competição
Nesta segunda-feira, o Flamengo fará seu primeiro teste após assumir a liderança do NBB 2013/2014. No Ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 21h15 (de Brasília), o time rubro-negro receberá o SKY/Basquete Cearense e tentará manter o embalo no maior campeonato de basquete do país. O confronto será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.
Depois de vencer o Mogi das Cruzes/Helbor, na última rodada, no que foi o quarto triunfo seguido da equipe na competição, os atuais campeões do NBB igualaram a campanha do então líder Winner/Kabum/Limeira e assumiram a ponta da tabela de classificação, já que levam a melhor no confronto direto diante do esquadrão do interior paulista.
Agora, novamente atuando ao lado de seu torcedor, o clube da Gávea não quer saber de outra coisa a não ser somar sua quinta vitória consecutiva na sexta edição da temporada 2013/2014 do NBB. Até o momento, o Flamengo atuou sete vezes como mandante na competição e saiu vitorioso em seis oportunidades.
“É muito importante para a gente vencer em casa. Em um campeonato duro como este, temos como obrigação ganhar quando atuamos em casa. Sabemos que todo mundo contra vem jogar contra o atual campeão vem ainda motivado. Então, temos que manter nosso foco durante os 40 minutos de jogo para somar mais um triunfo e seguir com esta boa campanha que estamos fazendo”, disse o técnico rubro-negro, José Neto.
“Este é um jogo que temos que atuar ainda mais forte, pois o time do Basquete Cearense foi montado para brigar pelo título. Eles estão fazendo uma campanha boa e conseguiram uma sequência de vitórias recentemente e estão embalados, mesmo após a derrota para Macaé. Temos que jogar com muita organização e disciplina tática para sairmos com a vitória”, completou o comandante flamenguista.
Para a partida, a equipe seguirá sem poder contar os serviços do ala Marquinhos, que com uma lesão no joelho esquerdo ainda não estreou na competição. Além disso, o novo reforço do time flamenguista, o norte-americano Tony Washam, que já chegou ao Brasil, ainda não entrará em quadra e deverá debutar no campeonato nacional somente na próxima rodada. Outro desfalque da equipe é o ala/armador Vitor Benite, que perderá toda a temporada por conta de uma grave lesão no joelho esquerdo.
O adversário do Flamengo encara a partida como uma espécie de “divisor de águas”. Depois de um começo ruim no NBB, o Basquete Cearense engatou uma sequência de quatro vitórias consecutivas e se recuperou na competição. Mas, na última rodada, a equipe nordestina teve seu bom momento no campeonato interrompido, ao ser derrotado pelo Macaé Basquete, fora de casa.
Porém a equipe já deu mostras de que pode encarar qualquer adversário de igual para igual. Atualmente na 11ª colocação, com seis vitórias em oito jogos realizados (42,9% de aproveitamento), o esquadrão da cidade de Fortaleza teve três resultados expressivos durante sua sequência recente de resultados positivos: diante do então líder Limeira, além de triunfos sobre o São José/Unimed, fora de casa, e contra o atual campeão paulista, Paschoalotto/Bauru.
“Esta partida contra o Flamengo é um desafio que temos que encarar. Considero esse jogo um divisor de águas para a gente. Ele nos mostrará que somos capazes de enfrentar os grandes times. Já foi assim contra o time de Limeira, de Bauru e de São José. É mais uma possibilidade de mostrarmos para nós mesmos que somos capazes. Apesar de ser no Rio, o Basquete Cearense vai para fazer o seu jogo. Não podemos cometer erros. Temos que prestar atenção nos detalhes”, explicou Alberto Bial, treinador cearense.
Destaque do time do Ceará nas últimas partidas, o ala/armador André Goés sabe que a equipe precisará anular os principais jogadores do Flamengo para sair vencedor. Na visão do jogador, o Basquete Cearense precisa ter muita atenção com os rivais Marcelinho e Laprovittola, cestinhas do time carioca até o momento na competição, com médias de 19,5 e 17,2 pontos, respectivamente.
“Temos que trabalhar para tirarmos o ritmo do Flamengo. Não podemos deixá-los confortáveis. Sabemos do poder ofensivo deles. Precisamos ter uma defesa forte, para não deixar que o Marcelinho pontue, nem o argentino Laprovittola, que tem pontuado bastante. Vamos tentar anulá-los, para que o Flamengo não possa marcar pontos”, comentou o camisa quatro cearense.