HOJE
Amizade ereencontro
Por Rodrigo Bussula
Irmãos fora de quadra, Georginho e Léo Meindl enfrentam o ex-clube, Paulistano, nesta sexta-feira, ao vivo no DAZN
Logo em sua primeira temporada no NBB CAIXA, o São Paulo FC tem se destacado e lutado no topo da tabela de classificação (4˚ colocado), com o destaque para seu fortíssimo poderio ofensivo. Entre os nomes que contribuem ativamente para essa campanha, o armador Georginho e o ala Léo Meindl são alguns dos grandes destaques.
Ambos estão entre os maiores pontuadores da equipe, com o ala e o armador do Tricolor sendo o 2˚ e 3˚ maiores cestinhas do time, em ordem – o 1º é Shamell, com 18,5 pontos por jogo. Se unirmos os números, os dois são responsáveis, em média, por 38,4% dos pontos da equipe nas partidas (33,3 pontos por partida) – a média do time é de 86,5 por jogo.

Dupla Georginho e Léo Meindl é responsável por 38,4% dos pontos do São Paulo por jogo (Divulgação/São Paulo)
A sintonia entre Georginho e Léo Meindl não se resume somente aos números dentro de quadra. Fora dela, os dois cultivam uma boa relação de amizade desde a temporada passada, quando atuaram juntos no Paulistano/Corpore.
Para Georginho, a relação com o ala do Tricolor já existia, mas se estreitou durante a passagem dos dois pelo CAP.
“Eu conheço o Léo há alguns anos, mas foi na temporada passada que jogamos juntos e nos aproximamos mais. Hoje nossa amizade é forte. Na minha carreira alguns companheiros de time viram verdadeiros irmãos, e ele é um deles”, afirmou o armador do São Paulo.
Já Léo Meindl, na hora de escolher o time que defenderia nessa temporada, colocou na balança também a amizade que tem com Georginho e outros jogadores do elenco, o que foi primordial para o acerto do ala de 26 anos.
“George é um irmão pra mim, torço muito pelo sucesso dele e sei que é recíproco. Tenho que admitir que quem fez a maior ponte de ligação no momento da negociação foi o Jefferson, que manteve os dois lados na mesma sintonia, e a coisa aconteceu. Mas o George e o Renan (Lenz) também foram um peso a mais na decisão de fechar com o São Paulo”, disse o jogador, que atuou com Jefferson no Bauru (2016/2017) e com Renan e Georginho no Paulistano (2018/2019).

Amizade entre Georginho e Léo Meindl se reforçou na temporada passada (Fotojump/LNB)
Agora, ambos enfrentarão o clube que defenderam na temporada passada, o Paulistano. O duelo de reencontros acontecerá nesta sexta-feira (31/01), no Ginásio do Morumbi, às 20 horas, ao vivo no DAZN.
Reencontro com o CAP
Após uma temporada inconsistente com a camisa do CAP, com médias de 8,9 pontos, 4,3 rebotes, 2,6 assistências e 10,9 de eficiência, Georginho vem em alta no São Paulo. Com a camisa do Tricolor, o jogador se encontrou e, até aqui, tem médias de 16,2 pontos, 9,2 rebotes, 7,8 rebotes e 25,2 de eficiência, além de já ter anotado cinco triplos-duplos nesta edição do NBB CAIXA.
Para o jogador, enfrentar um ex-time, ainda mais como o Paulistano, é sempre diferente.
“Jogar contra o ex-time sempre tem um sentimento diferente, a expectativa é grande e a gente sempre entra com a energia lá em cima. Então, todos podem esperar um grande confronto”, salientou o armador.

Georginho atuou com as cores do CAP na última temporada do NBB CAIXA (Wilian Oliveira/CAP)
Enquanto isso, Léo Meindl carrega lembranças de uma temporada de altos e baixos no CAP, em que conseguiu bons números individuais (médias de 14,9 pontos, 6,6 rebotes, 3,4 rebotes e 16,3 de eficiência), mas em contrapartida fez parte da queda precoce do time alvirrubro ainda nas oitavas de final do último NBB CAIXA, contra o Basquete Cearense (2 x 0).
Para o jogador, a temporada com o CAP individualmente foi boa, mesmo com a frustração de não ter ajudado o time como queria no final da temporada.
“Minha temporada no CAP também foi boa. Fui extremamente regular e acho que muitas pessoas associam minha atuação individual com a coletiva (o que é muito normal), além do fato de termos saído cedo nos playoffs. Isso contribuiu para essa falsa impressão. Fiz uma temporada sólida em 2018/19, com ótimos números, ficamos em 3˚ da Liga das Américas e fizemos uma grande temporada regular. Infelizmente sofri uma lesão no abdômen na Liga das Américas e me sacrifiquei nos últimos jogos com a camisa do CAP, foi uma frustração enorme não poder ajudar o time como eu queria”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca