#JOGAJUNTO

LNB / Mais basquete / NBB Caixa

Explicando oconceito

30-09-2021 | 06:31
Por Liga Nacional de Basquete

Ação que definirá a bola da abertura do NBB 2021/2022 começou nesta última terça-feira (28/09); bola vencedora será utilizada na partida de abertura do campeonato

Após a primeira edição na temporada 2020/2021, a ação cultural A Bola do Jogo, fruto da parceria entre Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB). Assim como na temporada passada, o concurso definirá a bola da partida de abertura da competição, sendo utilizada em um pulo bola simbólico. Mas ao contrário da última edição do concurso, a dinâmica desta vez será outra. Nesta oportunidade, os 17 times que participarão da próxima NBB indicaram um artista que executou a missão de desenvolver um desenho, cada qual com o seu conceito, em bolas Penalty Cross Over 7.8 (bola oficial da competição) brancas.

A votação para definir as quatro melhores dentre as 17 começou nesta terça-feira (28/09) no site oficial da campanha e você já pode escolher qual a sua preferida. Para te ajudar nessa escolha, conversamos com cada artista que explicaram o conceito por detrás de cada bola. Se liga:

+ Vote na sua bola preferida aqui

Zopone/Gocil Bauru Basket:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Jota Crepaldi

Instagram: @jotacrepaldi

Conceito da bola: “Enaltecer a verdadeira cultura brasileira através da preservação dos nossos povos originários”, disse o artista.

BRB/Brasília Basquete:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Daniel Toys

Instagram: @toysdaniel

Conceito da bola: “Minha principal inspiração para pintura da bola foi nossos sonhos. Sempre estamos imaginando, criando e sonhando. Tudo começa no sonho e a melhor maneira de realizar nossos sonhos é acordando. Acredito que se você planta você colhe. Isso é o esporte! Para você conquistar algo você precisa de dedicação, de muito suor, de muito trabalho duro. O esporte não liga para sua cor ou para seu gênero, ele só irá testar se você está preparado, o quanto você trabalhou para seu sonho se tornar realidade. As cores e o colorido significam igualdade, o traço do spray significa a velocidade e os imprevistos que acontecem em uma partida. Tudo começa no sonho”, afirmou Daniel.

Caxias do Sul

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Roger Zortea

Instagram: @rzorteaart

Conceito da bola: “Inicialmente, tomamos a decisão do aspecto cartunizado, que reflete de maneira leve e bem-humorada os assuntos dos quais queríamos abordar, todos necessariamente relacionados a uma positividade que encontramos no esporte. Identificamos na primeira arte uma timeline da vida de um jogador, onde retratamos que o interesse pelo esporte é um sentimento passional, intrínseco ao esportista, quando mostramos que nosso personagem carregou consigo desde o berço, como na maioria dos casos, até se tornar um jogador profissional e atingir seu objetivo.

Também estávamos alinhados quando julgamos pertinente a abordagem de uma das questões sociais extremamente importante: o combate à exclusão aos benefícios da vida em sociedade provocada por diferentes fatores, mas que retratamos na arte como o jogador com uma deficiência física que encontrou no basquete sua vocação”, disse o artista.

Cerrado Basquete

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Rafa Moreira

Instagram: @rafamoreira9

Conceito da Bola: O tema é em cima do “Rock Your Socks”, que surgiu como um movimento na Suécia em 2010 para celebrar o dia internacional da Síndrome de Down. Assim, a pequena Nathea, que tem uma irmã mais velha nascida com a Trissomia do cromossomo 21 (popularmente conhecida como Síndrome de Down), começou uma campanha para que todos nesse dia usassem meias coloridas e de pares diferentes, fazendo uma celebração ao diferente. Ser diferente é legal.

Paulo Lourenço, nosso atleta, tem um filhinho, o Tiago, com alguns meses de vida e que nasceu com a Trissomia do cromossomo 21. Decidimos que nosso tema do Bola do Jogo não seria apenas para participar do concurso, mas sim a adesão de uma causa. As mãos na bola são do próprio Tiago e as meias coloridas simbolizam a celebração do diferente. O azul e amarelo são as cores que representam a conscientização de que a Síndrome de Down não é doença e sim uma condição genética.

Corinthians

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Bruno

Instagram: @watchyourdoor

Conceito da bola: “Em tempos difíceis a temporada que se inicia deve ser o sopro de esperança para um novo futuro e a bola que lhes apresento relembra e afirma ideias que todos nós enfrentamos e aprendemos nos últimos meses. Ela é dividida em 8 gomos:

1 – A arte e seus materiais. Não importa se você produz ou consome, sem ela já estaríamos enlouquecidos.

2 – Vacina sim, simples assim! E um obrigado caloroso a todos os profissionais da saúde.

3 – Um agradecimento aos meios de comunicação honestos e transparentes que todos os dias fazem o impossível para nos trazer informações verídicas e apuradas. leia e se informe!

4 – O basquete nacional vive e que a temporada 2021/2022 seja gloriosa! um gomo celebrando o esporte.

5 ao 7 – Três gomos e o mesmo tema! Presta atenção, porque agora é pra reforçar! Democracia, liberdade de expressão, direitos iguais e muitos outros dizeres, cartazes e mensagens. Porque tentar sobreviver sozinho se você pode lutar ao lado de alguém sem preconceitos e sem barreiras.

8 – O vazio. Dedicado a todas as vítimas da covid-19. aos familiares desejamos força e enviamos muito amor. elas jamais serão esquecidas.

Flamengo:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Antonio Ton

Instagram: @tom.com.n e @paybackoficial

Conceito da bola: A bola leva o conceito de um movimento social, artístico e esportivo carioca chamado de Paraíso do Basquete. Ele foi idealizado pela plataforma de basquete e cultura urbana aqui do RJ, o Payback.

Fortaleza Basquete Cearense:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Sergio Portela e Karina Martins

Instagram: @jolasneaker

Conceito da bola: Inspirada na positividade contagiante do técnico Alberto Bial, simbolizada na frase que ele carrega quase como um mantra, a bola “vida a vida” traz referências a rica e diversa fauna e flora brasileira.

Apresentando cores vibrantes e padrões exuberantes, a peça contrasta com animais ameaçados de extinção gerando um alerta para cuidarmos do meio ambiente, da natureza e não só da nossa, mas de todas as vidas.

Sesi Franca Basquete:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Arte: Petherson Leão

Instagram: @pethersonleao

Conceito da bola: “O tema remete ao basquete sobre um olhar de quem o pratica nas ruas, nas praças, nas periferias. Pois na cidade de Franca a maioria dos jogadores o praticam assim. Por assim ser, o streetball, é rodeado de elementos da rua e do cotidiano os quais alguns estão retratados na arte, e alguns são símbolos tradicionais na cidade de Franca como o café, a literatura, música e o Hip Hop”, afirmou Petherson.

Minas Tênis Clube:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Arte: Diego Stuart

Instagram: @stuartdiego

Conceito da bola: “A ideia por trás da arte pintada na bola diz respeito à necessidade dos dias atuais: estarmos juntos, como uma equipe, para vencer os desafios que nos são propostos. Somos desafiados o tempo todo, seja dentro ou fora de quadra. O “soquinho” pintado na bola simboliza o espírito de uma equipe que se empenha para vencer. Além disso, se tornou o cumprimento desta época de pandemia que atravessamos com coragem, pois é o sentimento que nos resta. Este cumprimento traz em si a força da união. Força esta usada para vencer uma partida de basquete ou suportar a nova normalidade imposta pelo novo “normal”, disse o artista, que completou:

“As cores usadas na confecção da pintura foram as cores primárias e o preto. Estas quatro cores foram amplamente usadas no trabalho de Piet Mondrian, um marco na História da Arte. A “Bola do Jogo 2” é, então, a união do espírito esportivo coletivo, que se motiva diante do desafio e junta forças para superá-lo, com o espírito artístico criativo, que encontra a criatividade revisitando o passado para fazer uma boa leitura dos dias atuais”, finalizou.

Mogi das Cruzes Basquete:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: João Ricardo

Instagram: @lalaladog.oficial

Conceito da bola: “Um salto para a felicidade que contagia. Usando o Lalala Dog, (personagem autoral) simboliza um jogador saltando para uma enterrada de um lado e do outro um torcedor feliz pela jogada. As cores de fundo fazem alusão ao arco-íris, considerando o sentimento de felicidade”, afirmou o artista.

Pato Basquete:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Eduarda Victória Brocco

Instagram: @brk.system

Conceito da bola: “Começando pelas mãos desenhadas ao redor do logo do NBB, sinônimo de inclusão e ainda, união. O esporte pode juntar pessoas de diferentes grupos, raças e idades com o mesmo propósito. Um desses propósitos é a inserção do esporte na educação. Em uma das faces da bola, está ilustrada uma cesta de basquete feita com um caixote, comum no basquete de rua.

A escrita ‘jovem no esporte’ permite refletir o quanto a educação e o esporte estão vinculados e devem estar cada vez mais, com um pedido para trazer oportunidades, para descobrir e aumentar o número de atletas, ao incentivar o esporte como ferramenta de formação intelectual dentro da sociedade.

Uma das faces também traz uma referência de um jogo na NBA em que os atletas optaram por colocar palavras e frases de cunho social no lugar do nome em suas camisetas. Foram vistas frases como ‘black lives matter’, ‘peace’ e ‘love’ (traduzindo para: vidas negras importam, paz e amor). As palavras escolhidas para o contexto da ideia foram ‘educação’ e ‘informação’. O número ‘2021’, estampados na camiseta, faz uma alusão ao ano em questão.

Com isso, o tema busca informar e trazer à tona a relevância de falar sobre o assunto, em um espaço tão grande que o basquete representa. E o pedido é para projetos e propostas para incentivo, preparação dos jovens, inclusão e representatividade dentro do esporte. E o pedido é para projetos e propostas para incentivo, preparação dos jovens, inclusão e representatividade dentro do esporte, que também pode estar muito interligado com a saúde”, finalizou o artista.

Paulistano/Corpore:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Antônio Carlos Coltro

Instagram: @antoniocoltro

Conceito da bola: “Muito além de um esporte coletivo, o Basquete é uma modalidade inclusiva. Não enxerga classes sociais ou aptidão física. Jogadores históricos vieram da periferia, onde jogavam em quadras de cimento ou até de terra batida.

Um esporte que se mostrou capaz de acolher os soldados feridos após a Segunda Guerra Mundial, sendo o Basquete em Cadeira de Rodas uma das únicas modalidades presentes em todas as edições dos Jogos Paraolímpicos.

Um jogo em que armadores baixinhos e rápidos dividem a quadra com pivôs gigantes e pesados. Um esporte apaixonante, seja você um atleta profissional, ou um profissional de outra área que ama a bola laranja. Um esporte que emociona, não importa o seu gênero ou a sua etnia. Para mim, mais do que qualquer outra modalidade, o Basquete é a definição perfeita de um esporte universal”, disse.

Pinheiros:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Eduardo Srur

Instagram: @eduardosrur

Conceito da bola: “Basquete é coletividade, domínio de técnica e imprevisto. Pensando assim, criei a arte da bola com minha filha de 7 anos. Usamos as canetinhas de cor de maneira bastante orgânica, mas com muita técnica, aproveitando a textura da bola. Foi como uma partida de basquete artística”, salientou.

Rio Claro:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Luciana Gama

Instagram: @Itgama

Conceito da bola: “Os desenhos foram inspirados nas formas geométricas do basquete, e na arte conceitual de rua (grafite) e streetball”, afirmou.

São Paulo FC:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Salomão Pirajá

Insta: @salomaopiraja

Conceito da bola: “A arte desenvolvida para o projeto de pintura da bola gira em torno do tema principal do basquetebol, o jump, ou em português, o pulo. O jump está presente em praticamente todas as jogadas desse esporte incrível, repletos de movimentos corporais surpreendentes aos olhos de qualquer espectador. Através deste princípio escolhi homenagear a jogada inicial da bola ao alto, onde a partida tem seu início e não se sabe qual time irá ganhar ou perder. O jump, simboliza o esforço máximo para sempre querer ir mais longe, cada vez mais alto e que o esforço pode levar as alturas. Além disso, trago uma paisagem de São Paulo de um ângulo de 360 graus, empregando uma linguagem lúdica, fazendo um passeio pelos lugares marcantes da cidade desde o imponente obelisco, passando pelo Masp, prédio do Banespa e o histórico estádio Cícero Pompoe de Toledo, popularmente conhecido como estádio do Morumbi, entre outras referências da nossa linda cidade”, afirmou.

União Corinthians

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Digo Almeida

Instagram: @digocoracaourbano

Conceito da bola: “Dentro da sequência fulano, ciclanos, beltrano e tibanos, somos todos Tibanos. Isso representa que, como seres humanos, temos a responsabilidade de tentar fazer com que nossa sociedade olhe mais para dentro. Um olhar de cuidado. Inspirar. A cidade de Santa Cruz do Sul deve voltar a respirar o basquete, tentando trazer o conceito de uma expressão leve, sempre sabendo onde pisamos. O personagem em si representa o Corinthians e a Penalty entre o NBB. Uma união entre a LNB, o União Corinthians e a pênalti. Uma união que acaba compartilhando toda a experiência do basquete”, disse o artista.

Basquete Unifacisa:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Artista: Fred Ozanan

Instagram: @fredcartunista

Conceito da bola: Princípio 1 – O mundo é uma bola, com nítida semelhança a uma bola de basquete. O mundo gira e nele tem um povo que se move. Este povo é caracterizado pela diversidade, que independentemente de raça, cor, altura, peso ou ideologia, busca na paz a unidade.

Princípio 2 – Segundo a ONU o esporte tem o poder de mudar o mundo, sendo um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para o fortalecimento dos laços sociais e promoção do desenvolvimento sustentável e a paz, baseado nos princípios da solidariedade, respeito, integração, diversidade humana ou social.

Princípio 3 – Partindo da declaração da Organização das Nações Unidas, focamos no mundialmente difundido pombo branco, com um ramo de oliveira em seu bico, como eixo do imaginário da união e da paz estimulada pelo esporte, utilizando traços estilizados que se completam com a própria simetria da bola. O logotipo da FIBA está propositalmente colocado no contexto da imagem principal, como algo indissociável da harmonia entre os povos.

Princípio 4 – A introdução dos desenhos foi algo estrategicamente pensado a partir das maiores áreas disponíveis na bola, levando-se em conta a velocidade do seu movimento em que as diferentes cores se tornassem visualmente única e apenas uma, para consolidar a ideia de união, de unidade, com predominância para a cor branca.