#JOGAJUNTO

LNB / Mais basquete / NBB Caixa

Os semifinalistas

15-10-2021 | 03:48
Por Liga Nacional de Basquete

Caxias do Sul, Cerrado Basquete, São Paulo e Basquete Unifacisa passam de fase e vão às semifinais da ação A Bola do Jogo

A ação A Bola do Jogo, fruto da parceria entre Penalty e LNB, já tem as quatro equipes semifinalistas dentre as 17 que participaram do concurso. São eles: Caxias do Sul Basquete, Cerrado Basquete, São Paulo F.C e Basquete Unifacisa, em ordem. Assim como na primeira fase, realizada com votação popular no site oficial da campanha, o público poderá escolher democraticamente quais serão as bolas finalistas e a vencedora da competição.

Ao todo, 63,16% dos votos válidos ficaram com os quatro semifinalistas, sendo 36,84 com as outras 13 bolas. A porcentagem dos quatro que passaram de fase, em ordem, foi: Caxias do Sul, com 25,84%, Cerrado Basquete (22,43%), São Paulo (7,80%) e Basquete Unifacisa (7,09%).

As votações das semifinais ocorrerão nos perfis oficiais do NBB (Stories do Instagram e Twitter) e da Penalty (Stories do Instagram), com o fã tendo um dia (24 horas) para escolher a sua arte preferida. A primeira semifinal, entre Caxias do Sul e Basquete Unifacisa, começa já na próxima terça-feira (19/10 a 20/10). Enquanto a segunda semifinal, entre Cerrado e São Paulo, se desenrolará no dia seguinte – de 20/10 a 21/10. A finalíssima será na quinta-feira (21/10), seguindo os mesmos moldes das semifinais.

Vale lembrar que, além de escolher quem vencerá o concurso, o fã pode adquirir as bolas que participaram da ação por meio do leilão no site da Play For A Cause, instituição parceira. O valor das bolas leiloadas será destinado para instituições de caridade selecionadas pelos clubes que fizeram parte do concurso.

A bola vencedora do concurso estará presente na partida de abertura da temporada 2021/2022 do NBB, sendo utilizada em um pulo bola símbolico.

+ Clique aqui e dê um lance

O conceito dos desenhos semifinalistas: 

Caxias do Sul Basquete:

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Artista: Roger Zortea

Instagram: @rzorteaart

Conceito da bola: “Inicialmente, tomamos a decisão do aspecto cartunizado, que reflete de maneira leve e bem-humorada os assuntos dos quais queríamos abordar, todos necessariamente relacionados a uma positividade que encontramos no esporte. Identificamos na primeira arte uma timeline da vida de um jogador, onde retratamos que o interesse pelo esporte é um sentimento passional, intrínseco ao esportista, quando mostramos que nosso personagem carregou consigo desde o berço, como na maioria dos casos, até se tornar um jogador profissional e atingir seu objetivo.

Também estávamos alinhados quando julgamos pertinente a abordagem de uma das questões sociais extremamente importante: o combate à exclusão aos benefícios da vida em sociedade provocada por diferentes fatores, mas que retratamos na arte como o jogador com uma deficiência física que encontrou no basquete sua vocação”, disse o artista.

Cerrado Basquete:

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Artista: Rafa Moreira

Instagram: @rafamoreira9

Conceito da Bola: O tema é em cima do “Rock Your Socks”, que surgiu como um movimento na Suécia em 2010 para celebrar o dia internacional da Síndrome de Down. Assim, a pequena Nathea, que tem uma irmã mais velha nascida com a Trissomia do cromossomo 21 (popularmente conhecida como Síndrome de Down), começou uma campanha para que todos nesse dia usassem meias coloridas e de pares diferentes, fazendo uma celebração ao diferente. Ser diferente é legal.

Paulo Lourenço, nosso atleta, tem um filhinho, o Tiago, com alguns meses de vida e que nasceu com a Trissomia do cromossomo 21. Decidimos que nosso tema do Bola do Jogo não seria apenas para participar do concurso, mas sim a adesão de uma causa. As mãos na bola são do próprio Tiago e as meias coloridas simbolizam a celebração do diferente. O azul e amarelo são as cores que representam a conscientização de que a Síndrome de Down não é doença e sim uma condição genética.

São Paulo:

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Artista: Salomão Pirajá

Insta: @salomaopiraja

Conceito da bola: “A arte desenvolvida para o projeto de pintura da bola gira em torno do tema principal do basquetebol, o jump, ou em português, o pulo. O jump está presente em praticamente todas as jogadas desse esporte incrível, repletos de movimentos corporais surpreendentes aos olhos de qualquer espectador. Através deste princípio escolhi homenagear a jogada inicial da bola ao alto, onde a partida tem seu início e não se sabe qual time irá ganhar ou perder. O jump, simboliza o esforço máximo para sempre querer ir mais longe, cada vez mais alto e que o esforço pode levar as alturas. Além disso, trago uma paisagem de São Paulo de um ângulo de 360 graus, empregando uma linguagem lúdica, fazendo um passeio pelos lugares marcantes da cidade desde o imponente obelisco, passando pelo Masp, prédio do Banespa e o histórico estádio Cícero Pompoe de Toledo, popularmente conhecido como estádio do Morumbi, entre outras referências da nossa linda cidade”, afirmou.

Basquete Unifacisa:

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Artista: Fred Ozanan

Instagram: @fredcartunista

Conceito da bola: Princípio 1 – O mundo é uma bola, com nítida semelhança a uma bola de basquete. O mundo gira e nele tem um povo que se move. Este povo é caracterizado pela diversidade, que independentemente de raça, cor, altura, peso ou ideologia, busca na paz a unidade.

Princípio 2 – Segundo a ONU o esporte tem o poder de mudar o mundo, sendo um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para o fortalecimento dos laços sociais e promoção do desenvolvimento sustentável e a paz, baseado nos princípios da solidariedade, respeito, integração, diversidade humana ou social.

Princípio 3 – Partindo da declaração da Organização das Nações Unidas, focamos no mundialmente difundido pombo branco, com um ramo de oliveira em seu bico, como eixo do imaginário da união e da paz estimulada pelo esporte, utilizando traços estilizados que se completam com a própria simetria da bola. O logotipo da FIBA está propositalmente colocado no contexto da imagem principal, como algo indissociável da harmonia entre os povos.

Princípio 4 – A introdução dos desenhos foi algo estrategicamente pensado a partir das maiores áreas disponíveis na bola, levando-se em conta a velocidade do seu movimento em que as diferentes cores se tornassem visualmente única e apenas uma, para consolidar a ideia de união, de unidade, com predominância para a cor branca.

Sobre a Penalty

Com 50 anos de história, a Penalty® é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. A marca faz parte do portfólio do Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. Além de três fábricas nacionais, a Penalty® possui operações na Argentina e presença mundial, com distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. A marca é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades de esporte coletivo com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). Site oficial: https://penalty.com.br/.

Sobre a Liga Nacional de Basquete

A LNB surgiu em 2008 e conta com 21 clubes associados de sete Estados mais o Distrito Federal. Destes, 16 participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato nacional adulto de basquete. O NBB é organizado pelos próprios clubes e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Além disso, a LNB possui uma parceria com a NBA (National Basketball Association), firmada em dezembro de 2014, sendo a primeira liga no mundo a ter a NBA como parceira.

Sobre Play For a Cause

A Play For a Cause é uma empresa que tem como principal objetivo transformar grandes paixões em ferramentas de impacto social, tendo no esporte e no entretenimento o cenário ideal para conectar fãs com itens ou experiências únicas na promoção de ações sociais. Os produtos leiloados pela Play For a Cause geram recursos financeiros para investir em diversos projetos e instituições que promovem educação e inclusão no Brasil e no mundo.