HOJE
A bola vai subir!
Por Liga Nacional de Basquete
No Ginásio Felipe Karam, Flamengo e Rio Claro iniciam disputa de série válida pelas quartas de final do NBB CAIXA 2015/2016 nesta segunda-feira

Flamengo venceu os dois confrontos com Rio Claro na fase de classificação (Filippo Ferrari/Divulgação)
A bola vai subir para a série de quartas de final do NBB CAIXA entre Flamengo e Rio Claro Basquete. Na noite desta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Felipe Karam, no interior paulista, as equipes darão início ao confronto em partida que contará com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Dono da melhor campanha da fase de classificação, com apenas cinco derrotas em 28 jogos, o Flamengo avançou direto às quartas de final direto, assim como Paschoalotto/Bauru, Paulistano/Corpore e Solar Cearense, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
“Vejo com muito bons olhos essa primeira parte da temporada. Conquistamos o carioca, tivemos um início meio devagar no NBB, mas depois nossa equipe se encontrou e conquistamos o primeiro lugar na fase de classificação. Isso nos deu direito a disputar uma eventual final em casa, o que era um dos nossos grandes objetivos”, disse o ala/pivô rubro-negro Olivinha.
+ Clique aqui e confira informações e curiosidades da série entre Flamengo e Rio Claro
“Estamos com muito foco na preparação e vamos lutar pelo tetra consecutivo. Acredito muito nesse tempo de treinamento que estamos tendo. A preparação física está intensa e o tempo que tivemos de descanso entre a classificatória e o mata-mata vai nos ajudar bastante. Além disso, nosso time é uma “flamília”. Todo mundo está sempre trabalhando em busca de um só objetivo: colocar o Flamengo nas primeiras posições”, completou.
Já o Rio Claro disputa os playoffs do NBB CAIXA pela primeira vez e, logo de cara, conseguiu superar uma verdadeira batalha nas oitavas de final contra o Franca Basquete para avançar às quartas. A classificação dos comandados do técnico Dedé Barbosa veio apenas na quinta e decisiva partida, diante de um Ginásio Felipe Karam completamente tomado por sua torcida.
+ Clique aqui e confira curiosidades históricas das quartas de final do NBB CAIXA
“A gente sabe que é difícil, mas temos totais condições. A atmosfera foi criada no último jogo contra Franca, e agora não quero menos do que aquilo. A cidade abraçou o time, está acreditando e virá junto com a equipe. E o time vai dar de tudo, deixar tudo na quadra para causar um quarto jogo, um possível quinto jogo”, disse o técnico paulista Dedé Barbosa.

Com o apoio de sua torcida, Rio Claro aposta no fator casa para abrir série com vitória (Luiz Pires/LNB)
Para a partida desta segunda, Rio Claro terá dois desfalques importantes. O armador Fernando Penna, com trombose hemorroidária, segue fora, e o pivô Alemão, desqualificado no Jogo 5 contra Franca, cumprirá suspensão automática. Além deles, o ala Caio Ranches, que ainda se recupera de lesão na coxa, e o pivô Bruno Fiorotto, com dores no joelho, são dúvidas.
A série marcará o encontro das duas melhores defesas da fase de classificação. Com média de 70,46 pontos sofridos por partida, o Flamengo apresentou o melhor sistema defensivo na primeira fase, seguido pelo Rio Claro, que sofreu em média 73,54 pontos por jogo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca