#JOGAJUNTO

NBB Caixa

JÁ VIROU CLÁSSICO

06-12-2023 | 07:27
Por Juvenal Dias

Rivais recentes no basquete, São Paulo e Flamengo se enfrentam nesta quinta em partida que pode ser prévia da BCLA; SporTV transmite o jogão ao vivo

Todo time tem um rival que por algum motivo se torna uma pedra no sapato e incomoda a ponto de virar uma motivação a mais para o próximo confronto. No NBB CAIXA, quando essas equipes vêm da cultura do futebol, como são São Paulo e Flamengo, o contorno da rivalidade ganha proporções maiores, ainda mais com dois clubes que já fizeram confrontos importantes em decisões de campeonatos dos últimos anos. A dúvida é se o São Paulo que é a pedra no tênis do Flamengo ou se o Rubro-negro que incomoda o Tricolor. Para o fã de basquete que gosta de jogos sempre muito disputados, essa rivalidade tem mais um capítulo nesta quinta-feira (07/12), a partir das 18h, no ginásio Antônio Prado Jr (Paulistano), com transmissão ao vivo SporTV.

+ Confira a tabela do NBB CAIXA

São Paulo e Flamengo fizeram a final do NBB CAIXA 2020/21 e o time carioca levou o título com um 3 a 0 na série. Na mesma temporada, as equipe também se encontraram na semifinal da BCLA e na decisão do Super 8 – em ambas o rubro-negro levou a melhor. Não foi na mesma etapa, mas o troco veio na semifinal do NBB CAIXA passado, com a equipe paulista se classificando para a decisão ao eliminar o rubro-negro também por 3 a 0.

É um confronto que começou na temporada 2019/20 do NBB CAIXA, colocando frente à frente, na ocasião, o projeto de retomada do basquete profissional do São Paulo contra o já tradicional e consolidado Flamengo. Desde então, é difícil apontar um favorito justamente pelo fato de que o Tricolor Paulista sempre conseguiu igualar as ações e chegou em muitos momentos decisivos em pouco tempo. O Flamengo, por outro lado, carrega a tradição e o peso da camisa de quem detém o recorde de títulos do NBB CAIXA com sete troféus. No total, as duas equipes se enfrentaram 13 vezes, com cinco vitórias tricolores e oito rubro-negras.

Grandes jogadores já viveram os dois lados dessa moeda. O ala Marquinhos, por exemplo, jogou nove temporadas no Flamengo para depois defender as cores do São Paulo nas últimas duas edições do NBB CAIXA. Atualmente, o ala atua no R10 Score Vasco da Gama. O ala-pivô Jefferson William, por sua vez, começou no NBB CAIXA jogando pelo Mengão e lá ficou por três temporadas, antes de rodar pelo interior paulista até chegar ao Tricolor e enfrentar o ex-time em duas temporadas. O pivô Maciel teve duas temporadas no clube carioca e uma no paulista. E o ala Tulio da Silva ficou uma temporada em cada, fazendo a ponte aérea diretamente do Rio para São Paulo, sem escalas. Os casos mais recentes em que o Flamengo “perdeu” atletas para o São Paulo foram nesta temporada, em que o pivô Faverani e o armador Fischer saíram do Flamengo para reforçar o Tricolor.

Há dois outros componentes que podem aumentar a rivalidade ainda nesta temporada: ambas as equipes vão disputar a BCLA e fazem suas estreias na próxima semana, com possiblidade de se encontrarem nos playoffs. Da mesma forma, é possível um encontro na Copa Super 8, que ainda terá seus participantes definidos. Hoje, o Flamengo ocupa a segunda colocação do NBB CAIXA com 81,8% de aproveitamento, com nove vitórias e duas derrotas e estaria classificado para o torneio mata-mata. Já o São Paulo estaria brigando para entrar na zona de classificação para o Super 8, com a nona colocação atual, com seis vitórias em 12 partidas. Um triunfo no clássico desta quinta-feira pode ajudar no planejamento das equipes para o torneio que dá ao seu vencedor o primeiro troféu da temporada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.