#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A estreia do novo rubro-negro

28-09-2012 | 09:16
Por Liga Nacional de Basquete

Com elenco muito reformulado e contratações de impacto, Flamengo coloca time badalado dentro de quadra na abertura do Campeonato Carioca 2012

Marcelinho e Benite são algumas das atrações do Flamengo para esta temporada (Fernando Azevedo/Divulgação)

O badalado time do Flamengo montado para a temporada 2012/2013 do basquete nacional vai entrar em quadra pela primeira vez. A estreia acontecerá nesta sexta-feira (28/09), na abertura do Campeonato Carioca, contra o Riachuelo, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 18h. O Tijuca, outra equipe do NBB, também fará seu jogo inicial no Estadual, contra o Botafogo, às 20h.

O rubro-negro manteve apenas o capitão e ala Marcelinho, o ala/armador Duda e o pivô Caio Torres. O ala Marquinhos, o ala/armador Vitor Benite, os armadores Kojo e Gegê, o ala/pivô Olivinha, o pivô Shilton e o técnico José Neto, foram contratados. Atletas da equipe sub-22, Feliciano Perez, Douglas, Luiz Otávio, Alexandre e Diego completarão o grupo.

Apesar de haver muita expectativa sobre o novo Flamengo, por ser um elenco praticamente inteiramente modificado, todos no clube sabem que o primeiro passo do trabalho para a temporada é ganhar entrosamento e padrão de jogo e que demorará até o time ganhar uma identidade própria.

“Nessa primeira competição, os jogadores ainda estarão melhorando suas qualidades físicas. Também estaremos em fase de desenvolvimento de aspectos táticos e conceitos de jogo. Nosso primeiro desafio será transformar os grandes jogadores que temos em uma grande equipe”, disse José Neto.

Neto quer usar o Carioca para testar aspectos táticos e conceitos de jogo do novo Flamengo (Fernando Azevedo/Divulgação)

A opinião é compartilhada por quem ficou e por quem está chegando ao clube rubro-negro. “Temos treinado forte, para ganhar entrosamento, para que o time ganhe uma cara, já que a equipe mudou bastante, se reforçou em relação ao ano passado. Estamos muito motivados. Sabemos da nossa força no papel, mas precisamos mostrar isso em quadra”, afirmou Marcelinho.

“Estamos buscando o melhor entrosamento e o estágio físico ideal para o elenco. Não conheço a maioria dos adversários que enfrentaremos no Estadual, apenas o Tijuca, que disputa o NBB, mas a competição será importante para ajudar e complementar a nossa preparação”, declarou Benite.

A preocupação de início de temporada, para que o time montado se transforme em um conjunto competitivo, não impede o Flamengo em pensar na conquista de um título já nos primeiros meses de trabalho. “Montamos um time capaz de brigar por todos os títulos que formos disputar e vamos entrar com o mesmo foco em todas as disputas”, garantiu Neto. “Vamos disputar o Estadual com o foco voltado para o título, respeitando todos os adversários, mas buscando o nosso objetivo”, completou Benite.

José Neto só não terá um jogador à sua disposição para a estreia no Estadual do Rio. E o desfalque será por toda a competição. Caio Torres sofreu um ruptura dos ligamentos do dedão do pé esquerdo e está em tratamento. A previsão é de que o pivô retorne apenas em novembro.

O início da campanha do novo time do Flamengo no NBB será contra o Vila Velha/Garoto, fora de casa, no dia 24 de novembro.