HOJE
Partiu, fase final!
Por Liga Nacional de Basquete
Oito equipes avançaram para a fase final da competição, que começa no dia 26 de setembro; sede será no Clube Pinheiros
A primeira fase da LDB 2022 chegou ao fim. Após duas etapas extremamente disputadas, com jogos emocionantes e atuações individuais dignas de aplausos, as oito equipes classificadas à fase final da competição já estão definidas.
Pelo Grupo A, Pinheiros, São José, São Paulo e Praia Clube garantiram a vaga. Já do outro lado, pelo Grupo B, Paulistano, Corinthians, Cerrado, e Bauru Basket foram os que ficaram com as quatro vagas restantes.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2022 é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Grupo A
Pinheiros
Atual campeão da LDB 2022, o Pinheiros mostrou novamente a força e tradição do clube dentro dos campeonatos de base. A equipe dos jardins conseguiu uma campanha quase que perfeita, com apenas uma derrota e a liderança absoluta do Grupo A. O time azul e preto chega na fase final pela quinta temporada seguida, tendo sido campeão em três das cinco oportunidades. A equipe pinheirense é atualmente a segunda melhor defesa da competição (57 pontos sofridos por jogo) e o quarto melhor ataque (79.4 por jogo).
Chega a ser difícil citar apenas três destaques neste estrelado elenco do Pinheiros, mas entre os jogadores que mais possuem minutagem e números expressivos, estão o armador Tico Faria, com 13.3 pontos e 4.0 assistências, o ala/pivô Dani Moreira, com 10.8 pontos e 9.8 rebotes, e o ala/armador Jonas Buffat, que tem 13.0 pontos, 8.3 rebotes, 3.0 assistências e 15.3 de eficiência.
+ Confira as estatísticas completas do Pinheiros
São José
A equipe joseense é uma das mais experientes dentro da LDB 2022, conta com diversos jogadores com rodagem dentro do maior campeonato de base do país e também no NBB, a elite do basquete brasileiro. Essa experiência é vista dentro de quadra quando analisamos o jogo do São José: poucos erros e muita efetividade. O São José é a equipe que mais pontua (84.3 por jogo) e a que possui o maior aproveitamento para dois pontos (52,4%).
A Águia do Vale também conta com diversos destaques, mas os mais comentados (e inclusive aqueles que fazem parte do elenco adulto) são Pedro Infante, com 14.8 pontos, 4.6 rebotes, 3.2 rebotes e 18 de eficiência, Léo Abreu, com 5.9 pontos, 5.3 rebotes e 7.6 assistências (vice-líder geral no quesito) e Serjão, com 13.9 pontos, 9.0 rebotes e 17.3 de eficiência.
+ Confira as estatísticas completas do São José
São Paulo
A equipe tricolor repete a boa campanha da sua primeira LDB disputada e mais uma vez consegue a classificação para a fase final do maior campeonato de base do pais. O elenco são-paulino conta como o principal trunfo do seu jogo, as bolas de três pontos. O São Paulo conta com o maior número de cestas do perímetro por jogo (32.2) e tem o segundo melhor ataque da competição (83.2 pontos por jogo), além de de ter feito uma partida de 120 pontos (quarta maior pontuação da história da LDB) e 21 bolas de três (maior marca da história).
O grande do elenco tricolor é o pivô Matheus Maciel, que lidera em pontuação, com 19.6 pontos por jogo, além de 10 rebotes e 21.9 de eficiência. O armador Pedrinho, com 13.4 pontos e 2.4 assistências, e Matheus Weber, com 10 pontos, 6.4 rebotes, 2.9 assistências e 13.3 de eficiência, são outros bons destaques.
+ Confira todas as estatísticas do São Paulo na LDB 2022
Praia Clube/Gabarito
Uma das surpresas do campeonato, o Praia Clube conquistou sua classificação para o G8 da LDB após uma primeira etapa perfeita. A equipe mineira fez muito bom uso dos jogos em sua sede, onde aliado a sua torcida, conseguiu terminar de maneira invicta. O elenco praiano é muito experiente, com seus principais jogadores tendo entre 21 e 22 anos, o que explica o seu jogo extremamente seguro, sendo o segundo time que menos erra dentro do campeonato (14,1 erros por jogo).
Entre os destaques do Praia, estão o armador Ale Vernizzi, que possui 15.3 pontos, 3.3 rebotes, 5.4 assistências e 3.5 roubos de bola por jogo (líder no quesito dentro da competição), Emiliano, com 12,6 pontos e 2,9 rebotes, e Guizão, com 12 pontos, 8,2 pontos e 17,6 de eficiência.
+ Confira todas as estatísticas do Praia Clube
Grupo B
Paulistano/CORPe
Paulistano, atual vice-campeão da LDB, mais uma vez entrou no maior campeonato de base com expectativas de chegar longe. A equipe dos jardins conta com um dos elencos mais recheados, com jogadores que possuem experiência até mesmo de NBB e seleção brasileira (de base e principal). A rotação tem sido o grande trunfo do Tigre, uma vez que todos que entram, entregam a mesma intensidade e qualidade de jogo dos títulos. O Paulistano é também dono da melhor defesa do campeonato, com 51.50 pontos sofridos por jogo, seis a menos que o segundo colocado.
O Paulistano tem um volume de jogo muito divido, a cada partida um novo jogador surge como destaque do time, mas até agora, os que mais colecionam números expressivos (e que já tiveram boas atuações no NBB) são: Anderson Barbosa, que possui médias de 9,8 pontos, 6,5 rebotes, 1,5 roubos de bola e 11,3 de eficiência, Adyel Borges, com 14,6 pontos, 6,9 rebotes e 15,6 de eficiência, e Brunão, com 11,5 de pontos, 7,5 rebotes e 14,5 de eficiência.
+ Confira todas as estatísticas do Paulistano na LDB 2022
Corinthians
Sétimo colocado da última edição da LDB, o Corinthians retorna à fase final do maior campeonato de base do país com um elenco muito parecido com o da última temporada. A equipe corintiana conta com figuras já conhecidas, como o pivô Alê Ludwig e o armador Dalaqua, mas agora adicionou ao seu plantel uma série de jogadores mais novos, mas com muito potencial. O Corinthians é a segunda equipe com mais arremessos de três pontos convertidos, com 9,3 por jogo, além de ser a melhor defensora de aro, com 4,4 tocos por jogo.
Entre os destaques da equipe paulista, estão Ale Ludwig, cestinha com 13,9 pontos, 6,4 rebotes e 15,4 de eficiência, Dalaqua, com 12,7 pontos, 4,7 rebotes e 3,6 assistências, e Jhonathan, com 7,2 pontos, 13,7 rebotes (terceiro principal reboteiro da competição) e 19,7 de eficiência.
+ Confira todas as estatísticas do Corinthians na LDB 2022
Bauru Basket
A equipe bauruense possui a menor média de idade entre as equipes que estão disputando o a fase final da LDB 2022, sendo ela de 18,6 anos. Existem apenas dois jogadores no elenco do dragão que passam dos 19 anos, Felipe Cardoso e Castello. A classificação bauruense veio no estouro do cronometro, após desbancar o Cerrado Basquete em um jogaço da equipe do interior paulista, e no dia seguinte vencer o Botafogo, garantindo a terceira colocação do Grupo B.
Entre os destaques do dragão, estão o pivô Felipe Cardoso, com médias de 14,5 pontos, 14,2 rebotes (quarta maior média da história), 2,9 tocos e 23,6 de eficiência, Guilherme, com 9,3 pontos, 4,5 rebotes e 2,5 assistência, e João Guizardi, o mais novo do elenco títular (17 anos), com 13,8 pontos, 4,5 rebotes e 5,7 de eficiência.
+ Confira todas as estatísticas do Bauru na LDB 2022
Cerrado/Aseel
Em sua segunda participação no maior campeonato de base do país, Cerrado repete boa campanha da primeira participação e retorna à fase final. O elenco da equipe brasiliense é composto por jogadores extremamente experientes, tanto na LDB, quanto no NBB, e tem como estilo de jogo, um foco muito grande no garrafão, que conta com Augusto e Ruan, envoltos de atiradores de elite, como João Camargo, Barbosa, Robsinho, Motta, entre outros.
Os grande destaque da equipe vai Ruan Miranda, que conta com um média de 18,5 pontos, 11,8 rebotes e 25,9 de eficiência, a terceira maior da história da LDB. Augusto, outro membro das “Torres Gêmeas do Cerrado”, , com 11,9 pontos de média, 9,5 rebotes e 16,7 eficiência, e Robsinho, com 12.4 pontos, 5,8 rebotes e 4,3 de eficiência, são outros destaques da equipe que terminou na quarta colocação.
+ Confira todas as estatísticas do Cerrado na LDB 2022
Próxima fase e sistemas de disputa
A fase final será realizada em São Paulo (SP), no Esporte Clube Pinheiros, entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.
Logo após os primeiros confrontos da fase final, serão formados os seguintes confrontos: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Já no último dia, serão realizadas as disputas de 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).
Novos grupos:
Grupo C:
– Pinheiros – 9V/1D
– Corinthians – 9V/2D
– Bauru Basquete – 7V/4D
– Praia Clube/Gabarito – 7V/3D
Grupo D:
– Paulistano – 10V/0D
– São José – 9V/1D
– São Paulo – 8V/2D
– Cerrado – 7V/4D