#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A festa é joseense

Macaé Basquete MAC 103
x
105 Coop/São José Basketball SJO
27
1ºQ
X
21
26
2ºQ
X
22
33
3ºQ
X
35
17
4ºQ
X
27

Gin. Tênis Clube Macaé

25 de março de 2015

Atrás no placar desde o início, São José dá o bote nos minutos finais, vira e conquista incrível vitória fora de casa sobre Macaé, que teve sua confirmação nos playoffs adiada

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
103
X
105
103
PTS
105
16
A3C
10
18
A2C
27
19
LLC
21
22
RT
32
24
ASS
28

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A vida do São José/Unimed não estava fácil nesta quarta-feira, mas desistir não foi uma opção. Depois de ficar atrás no placar durante quase o jogo inteiro e estar perdendo por sete pontos restando pouco mais de dois minutos para o fim, a equipe joseense se superou nos momentos finais, virou pra cima do Macaé Basquete e levou a melhor, em pleno Ginásio Juquinha, no litoral norte fluminense, por 105 a 103.

Com o resultado, o time do técnico Luiz Augusto Zanon conquistou sua 12ª vitória em 27 jogos na atual temporada do NBB (44,4% de aproveitamento) e subiu do 11º para o nono lugar na classificação. E além de avançar duas posições na tabela, a Águia do Vale ainda “tirou o doce da boca” do Macaé, que se vencesse o duelo desta quarta-feira, confirmaria sua inédita vaga aos playoffs do NBB 7.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

O resultado desta quarta-feira ainda mantém a escrita do São José de nunca ter perdido para o Macaé em toda a história do NBB. Este foi o quarto duelo entre os dois times pelo maior campeonato do país, e a quarta vitória da equipe joseense, que ampliou sua invencibilidade frente aos macaenses em grande estilo e ainda por cima em plena casa do adversário.

Para sair de quadra com o heroico triunfo em solo macaense, o São José contou com atuação monstruosa do ala norte-americano Jimmy Baxter. Com 30 pontos, oito assistências e dois roubos de bola, o jogador, que tem nacionalidade jordaniana, foi um dos grandes responsáveis pela virada joseense e deixou quadra com expressivos 36 de eficiência, seu recorde pessoal no NBB.

Além do camisa 1, o time do Vale do Paraíba também teve no pivô Caio Torres, que registrou um expressivo duplo-duplo de 22 pontos e 15 rebotes, totalizando 32 de eficiência, outra figura importantíssima para o resultado positivo, assim como o ala norte-americano Andre Laws, autor de 15 pontos, e do experiente pivô William Drudi, que marcou dez pontos.

Pelo lado do Macaé, que agora tem campanha de nove resultados positivos em 27 oportunidades (33,3% de aproveitamento), teve como principais pontuadores em quadra o ala Eddy, responsável por 24 pontos em 31 possíveis (77,4% de aproveitamento), com direito a seis bolas de 3 pontos em sete tentadas (85,7% de aproveitamento).

Quem também apareceu bem pelos donos da casa foi o armador norte-americano Jamaal Smith, com 17 pontos e oito assistências, além de seu compatriota Ian Young e do pivô dominiquês Otis George, que saíram do banco de reservas e foram responsáveis por 14 pontos cada, e da dupla de garrafão Atílio e Fernando Mineiro, com 12 a 10 pontos, respectivamente.

Apesar do resultado negativo, o Macaé ainda continua com grandes chances de classificação aos playoffs. A vaga será confirmada em caso de qualquer vitória em seus três últimos jogos, contra Mogi das Cruzes/Helbor, Winner/Limeira ou Rio Claro. Outra situação que classifica os macaenses é de qualquer derrota de Basquete Cearense e Unitri/Pilhas Energizer nas duas últimas rodadas.

Agora com duas vitórias seguidas, a equipe de São José dos Campos testará seu embalo diante de ninguém menos que o atual bicampeão Flamengo, que não sabe o que perder há nove jogos. O duelo, que é o que mais aconteceu na história do NBB, será realizado neste sábado (28/03), às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via web no site da LNB, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

Já o Macaé tentará conquistar sua inédita vaga nos playoffs do NBB diante do Mogi das Cruzes/Helbor, que também foi derrotado nesta quarta-feira, para o Flamengo. A partida que pode dar os macaenses a histórica classificação à pós-temporada será nesta sexta-feira (27/03), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Juquinha, no litoral norte fluminense.

O jogo

O confronto teve início bastante movimentado e equilibrado. Enquanto o São José apostava suas ações ofensivas no ala norte-americano Jimmy Baxter, que fez os nove primeiros pontos do time no duelo, o Macaé mostrava aproveitamento incrível nas finalizações e, com mão quente nas bolas de 3 pontos, principalmente com Eddy e Fernando Mineiro, abriu sete pontos (25 a 18) de frente e fechou o primeiro quarto vencendo, por 27 a 21.

No segundo período, os joseenses equilibraram o jogo e chegaram a reduzir o prejuízo para apenas um ponto (29 a 28). Mas os donos da casa voltaram a apresentar um bom padrão de jogo e tornaram a abrir boa vantagem de dez pontos. Com boa participação de seus atletas vindos do banco, o time do técnico Léo Costa manteve a superioridade e foi para os vestiários com 53 a 43 de frente.

Assim como no período anterior, o São José entrou melhor e conseguiu baixar a diferença para apenas três pontos (60 a 58), no entanto, repetindo o acontecido no segundo quarto, não conseguiu passar à frente. Eddy, Jamaal e Atílio apareceram bem,  e o Macaé emplacou uma corrida de 12 a 0 (72 a 58), deixando a diferença em 14 pontos restando pouco mais de três minutos para acabar o quarto.

Porém, o time paulista não estava morto. Com muita velocidade em seu jogo, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon reagiu na reta final do terceiro período, cortou a desvantagem para apenas dois pontos (80 a 78) no minuto final, mas foi para o último quarto perdendo por cinco pontos de diferença graças a duas bolas de 3 pontos da equipe macaense, com Eddy e Ian Young, que deixaram o placar em 86 a 78.

Novamente, o esquadrão do Vale do Paraíba entrou melhor depois da pausa e emplacou uma corrida de 7 a 2, que reduziu a diferença para apenas três pontos (88 85). Mas o Macaé mais uma vez não permitiu uma maior investida do São José e voltou a se distanciar no placar, abrindo nove pontos (97 a 88).

Restando pouco mais de dois minutos para acabar o jogo, o Macaé vencia por 101 a 94, mas o São José deu um bote decisivo. E que bote. Sob o comando de Laws e Baxter, o time joseense emplacou uma corrida incrível de 10 a 0 em dois minutos e entrou nos 40 segundos finais não só com a vantagem, mas também com três pontos de frente (104 a 101).

Depois do baque, a equipe mandante ainda tentou reagir e baixou o prejuízo para um ponto após dois lances livres convertidos pelo pivô Atílio, restando 30 segundos para o fim (104 a 103). Em seu ataque, o São José foi para a linha dos lances livres através de Jimmy Baxter, que converteu apenas uma das cobranças e deixou a vantagem joseense em dois pontos (105 a 103). Mas quando o Macaé teve a bola nas mãos, o armador Jamaal optou por um tiro de 3 pontos, não acertou a tentativa e a vitória ficou mesmo com o São José.