#JOGAJUNTO

Champions Américas

Final da BCLA:é hoje!

29-10-2020 | 08:11
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Quimsa se encaram pelo título da Champions League Americas nesta sexta-feira, às 20 horas, ao vivo no DAZN

Flamengo enfrentará o Quimsa nesta sexta-feira pela final da Champions Americas (Paula Reis/CRF)

Após longos meses de espera, a bola vai subir para a decisão do maior campeonato do continente: a Champions League Americas. Flamengo e Quimsa, da Argentina, serão as duas equipes que disputarão o posto de campeão da competição, em partida marcada para esta sexta-feira (30/01), às 20 horas, em Montevideo (URU), na Antel Arena – a partida contará com transmissão ao vivo no DAZN.

O duelo marca a continuidade da competição que foi paralisada após à pandemia causada pela Covid-19 – Flamengo já estava garantido na final por ter conquistado a classificação contra o Instituto Córdoba, ainda antes da pandemia. Já o Quimsa, com jogo atrasado devido à paralisação, bateu o San Lorenzo no Jogo 3, por 110 a 97 na prorrogação, e logrou sua vaga na finalíssima.

Para chegar até a final, o rubro-negro carioca veio de uma campanha invicta até aqui, tendo vencido todos os jogos na fase de grupo (Instituto Córdoba, da Argentina, e CD Valdivia, do Chile), e com duas vitórias por 2 a 0 nas séries melhor de 3 das quartas e semifinais (Fuerza Régia, do México, e Instituto Córdoba, da Argentina, respectivamente).

Confira o caminho completo, com estatísticas, do Flamengo até a Final da Champions League Americas

Com a paralisação da competição em meados de março, o Flamengo voltou a jogar somente no Campeonato Carioca, no último mês, onde se consagrou campeão. Além disso, a equipe também treinou forte na Gávea e realizou alguns amistosos contra tradicionais equipes do basquete brasileiro, como Mogi das Cruzes e Paulistano/Corpore, visando a  preparação para o momento que todo torcedor espera a meses: a grande final da Champions Americas.

Para o técnico Gustavo De Conti o título da Champions Americas pode ser o principal de sua carreira, caso seja conquistado.

“É um título internacional que o Flamengo quer muito. A diretoria, a torcida, eu, os jogadores. Todos querem. Sem desmerecer todos os outros títulos, lógico, mas em termos de grandeza significa bastante coisa. Acho que para se chegar na Champions você tem que ser campeao do NBB ou vice, nós fomos, e isso quer diz muito. Se um campeonato, por mais importante que ele seja, que é o caso do NBB, classifica para outro, teoricamente esse outro seria, não diria mais importante, não acho que a palavra seja “importante”.  Mas abrange mais países, são os campeões de cada país, então, sem dúvidas, acho que vai ser o título mais importante da minha carreira, caso seja conquistado”, afirmou.

Anteriormente com a decisão em três jogos, a Champions Americas mudou o regulamento devido à pandemia e o título será decidido em um único jogo. Em situações como essa, o homem do time, mais conhecido como o “Franchise Player” na NBA, é quem normalmente entra em ação para decidir o jogo.

No Flamengo, essa figura é facilmente preenchida por Marcus Vinícius Vieira de Sousa, o Marquinhos. Para se ter ideia da importância do jogador no elenco rubro-negro, desde que chegou no Flamengo, ainda na temporada 2012/2013, o jogador nunca encerrou uma edição do NBB com menos de 15 pontos de média; além disso, o ala também é quem detém mais troféus de MVP no NBB, com três conquistas, além de ser pentacampeão da competição.


Para Marquinhos, a responsabilidade de puxar o time e ser o cara do jogo existe, ainda mais pela sua experiência, mas resaltando também a importância do coletivo.

“É um grupo totalmente diferente. Um time que não depende de um jogador. Claro, com a minha experiência eu vou tentar dar um passo a mais em um momento decisivo, puxar o time e tentar dar a cara e ajudar. Mas precisamos dos cinco jogadores, ainda mais no momento que nós estamos que é extremamente positivo, bem preparados e com praticamente aí dois meses e meio de treinos. Espero que consigamos fazer uma partida muito boa os 40 minutos, desde o pulo bola até o final, porque precisamos disso, demonstrar que temos condição de ser superior a equipe do Quimsa”, disse o ala.

Marquinhos atualmente é o grande nome do Flamengo (Paula Reis/CRF)

Mas outro jogador chegou ao elenco nesta temporada com a responsabilidade de ser dominante e referência com a camisa rubro-negro: o pivô Rafael Hettsheimeir. Antes rival, defendendo a camisa do Sesi Franca, o jogador de 34 anos se tornou uma das peças centrais do Flamengo de Gustavo De Conti, como uma referência dentro do garrafão.

Experiente, e com vasta bagagem no cenário nacional e internacional, o pivô terá um fator um tanto que curioso ao seu lado: já ter jogado na Champions Americas, quando ainda estava em Franca, contra o Quimsa. Nas oportunidades, mesmo com as duas derrotas do time francano, Hettsheimeir foi bem, anotando 21 pontos, cinco rebotes e três assistências no primeiro duelo, e 14 pontos e três rebotes no segundo.

Mesmo com isso, o jogador reforçou que a equipe de hoje é totalmente diferente, com novas caras.

“Acho que o Quimsa é uma equipe totalmente diferente da que a gente enfrentou quando eu jogava em Franca. Só mantiverem dois ou três jogadores, se não me engano, então é uma equipe nova praticamente que se reforçou com alguns jogadores estrangeiros na posição 5 e na 4. Então acho que vai ser uma equipe totalmente distinta. Mas o mais importante é fazermos nosso trabalho, já que a gente vem trabalhando bem esses meses pensando nesse jogo e agora chegou o momento da decisão. Vamos deixar tudo dentro de quadra e, se Deus quiser, levar esse título para o Mengão”, disse o pivô.

Hettsheimeir chegou no Flamengo como reforço de peso para a disputa da Champions Americas (Divulgação/Flamengo)

Também anunciado como um dos reforços de peso para a #RetomadaDasAmericas, Yago Mateus desembarcou na Gávea para vestir vermelho e preto nesta temporada. O jovem armador, uma das grandes revelações do basquete brasileiro nos últimos anos, tem veia vencedora e, mesmo com apenas 21 anos de idade, já conquistou um Campeonato Paulista (2017) e um NBB (2017/2018) pelo Paulistano, clube que o projetou no cenário brasileiro.

Yago Mateus se mostra animado com a chance de conquistar a Champions com o Flamengo (Divulgação/Flamengo)

Agora o desafio é de nível internacional, tendo ao seu lado, assim como nos tempos de CAP, o treinador Gustavo De Conti, responsável por “lançar” Yago Mateus no cenário brasileiro quando o garoto era ainda mais novo que hoje, mas com vontade e talento de sobra.

“O Gustavo (De Conti) me ajudou muito, me ensinou atalhos pra chegar no principal e conseguir jogar em alto nível, me deu chances e acima de tudo confiança pra mostrar o meu basquete para todos. Estar ao lado dele vivendo tudo isso é incrível, mas também estar ao lado de todos aqui é mais incrível ainda”, disse o armador, que completou:

“Minha preparação foi a melhor possível. Desde quando soube que haveria chance de estar aqui eu já comecei a me preparar fisicamente e muito mais mentalmente. Não só eu, mas o grupo todo está bem focado pra viver esse sonho junto e lutar por um título tão importante”, finalizou.