HOJE
''Basquete é minha vida''
Por Gabriel Rocha
Inspiração em LeBron James e parceria forte com sua mãe: a história de Gabriel Emiliano, ala do Praia Clube/Gabarito que se destacou na primeira fase da LDB 2022
A segunda fase do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento 2022 bate à porta. No próximo domingo (21/8), o maior campeonato de base do país voltará a rechear os dias do fã de basquete com o restante dos duelos da fase classificatória, onde as equipes do Grupo A e B que ainda não se enfrentaram, realizarão os duelos restantes para então conhecermos os oito classificados (os quatro primeiros de cada grupo) para a fase final. Uma das equipes que se destacou até aqui na competição é o Praia Clube/Gabarito – os mineiros somam quatro vitórias em quatro partidas e um dos pontos principais para este bom desempenho é o ala Gabriel Emiliano.
Cestinha de um dos únicos três times invictos na LDB, Emiliano é o 5º maior pontuador do campeonato com 18.8 pontos de média, além de um grande número de acertos em arremessos de três pontos (3.3), segundo maior índice até aqui na competição. O ala chegou a anotar sete bolas do perímetro em um dos jogos da primeira fase, em duelo especial contra o Minas Tênis Clube, visto que o jovem atleta já vestiu as cores do rival e teve sua ascensão no basquete por lá.
”Quatro anos atrás, em 2018, eu estava jogando pelo Minas Tênis Clube. Sempre enfrentava o Cristiano Grama (membro da comissão técnica do Praia Clube), pois jogávamos o mesmo campeonato estadual, então desde de pequeno tive contato com ele. Quando eu ‘estourei’ no Minas e tive uma boa progressão, o Cristiano depositou uma confiança em mim e me contratou para o Praia. Agradecer a ele a oportunidade de estar aqui no Praia Clube jogando a LDB’’, contou Emiliano.
Nascido e criado em Belo Horizonte, a aptidão de Emiliano com o basquete foi reconhecida logo cedo. Apesar de tentar se tornar jogador de futebol quando criança e ter passado pela base de dois grandes clubes de futebol de sua cidade (Cruzeiro e Atlético Mineiro), sua alta estatura chamou a atenção de um técnico de basquete que comandava o clube Ginásticos, de Belo Horizonte, e, aos 10 anos de idade, Gabriel Emiliano foi convocado para o seu primeiro teste com a bola laranja.
Teste o qual foi muito especial para o jovem de Minas Gerais, afinal, sua mãe havia lhe presenteado com uma camisa do astro da NBA, LeBron James, que na época jogava no Miami Heat com o número 6. Emiliano passou no teste e se inspira até hoje no jogador norte-americano, seja no número da camisa ou no corte de cabelo e da barba.
”O jogador em que eu mais me inspiro é o LeBron James. No meu primeiro teste, minha mãe comprou uma camisa do Miami Heat escrita ‘’James 6’’ e foi algo que marcou minha vida. O primeiro teste que passei foi com essa camisa. Até no corte de cabelo e na barba me inspiro um pouco nele. Nessa LDB estou um pouco diferente porque a barba deu uma falhada, mas sempre tento deixá-la mais cheia para lembrar ele (risos)”, brincou Emiliano.
Ver essa foto no Instagram
A partir deste momento, o basquete virou prioridade na vida de Emiliano. Sempre apoiado por sua mãe, o ala passou por momentos difíceis durante a pandemia, onde a dúvida sobre o futuro pairava sob a cabeça de um jovem atleta. Entretanto, a paixão pelo esporte e o apoio incondicional de sua mãe foram determinantes para Emiliano manter-se firme no sonho de chegar ao NBB e, quem sabe, ‘conseguir algo fora do país”.
”A pandemia foi muito complicada. Momento em que passamos em casa, longe do esporte. Querendo ou não, passou pela cabeça parar de jogar e procurar um emprego. A vida de atleta é um pouco difícil pois você tem que abrir mão de muitas coisas, como estar perto da família. Mas o basquete é minha vida, se eu não estou jogando basquete, estou vendo vídeos de basquete. E também quero agradecer minha mãe. Sempre esteve comigo, se não fosse por ela, eu não estaria aqui. Ela ama esporte igual eu amo, sempre me acompanha, viaja comigo. Apoio total”, comentou Emiliano.
Gabriel Emiliano joga sua quarta e última LDB aos 22 anos e possui papel importante em uma das equipes que mais se destacaram no maior campeonato de base do Brasil até aqui. O ala seguirá sua missão de ajudar o Praia Clube a chegar à fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete no próximo domingo (21/08), às 11h15, no Ginásio Azul, em São Paulo (SP), em duelo contra o Mogi Basquete, válido pela primeira partida da segunda fase da LDB 2022.
+ Confira a tabela de jogos da LDB 2022
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Também conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.