#JOGAJUNTO

NBB Caixa

FatorJogo 3

06-04-2018 | 12:42
Por Liga Nacional de Basquete

Quase 70% das séries de playoffs do NBB CAIXA foram vencidas pela equipe que ganhou o Jogo 3: Vitória e Minas sabem disso

Quando se trata de um playoff, todas as partidas têm o peso de uma final. No entanto, o histórico do mata-mata do NBB CAIXA mostra que o Jogo 3 tem uma enorme relevância para o resultado final do confronto. ­

Em toda a história da competição, 66,5% das séries foram vencidas pela equipe que venceu a terceira partida – não considerando as séries que terminaram em varridas por 3 a 0.

Empatados em 1 a 1, Universo/Vitória e Minas Tênis Clube farão a terceira partida da série oitavas de final nesta sexta-feira (06/04), no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via Twitter.

Quem não tiver contar no Twitter também pode acompanhar à partida normalmente, basta acesso o link live.twitter/nbb.

Os números dizem que o Jogo 3 decide 66,5% das séries de playoff: a escrita se manterá em Vitória x Minas? (Mauricia da Matta/EC Vitória)

Analisando a atual situação de Vitória x Minas, o Jogo 3 dará a vantagem a um dos times e ainda deixará o vencedor a um passo da classificação. Quem vencer a partida ainda ganhará uma “gordura” a mais na série, ou seja, terá duas chances de fechar a série – no Jogo 4 e no Jogo 5, se necessário.

+Lista completa de transmissões ao vivo dos playoffs do NBB CAIXA

“As estatísticas são importantes e estão aí para serem avaliadas. Se existem esses números sobre o Jogo 3, devemos respeitar. É um jogo importante porque as possibilidades diminuem, ainda mais para quem fica atrás. Tenho conversado com os atletas que temos que ganhar mais dois jogos, sejam eles quais forem”, declarou Flávio Espiga, técnico do Minas.

Na última partida, o Vitória fez valer o mando de quadra e levou a melhor em Cajazeiras, por 71 a 63. Com 17 pontos cada, os experientes Arthur Belchor e Murilo Becker foram os grandes destaques da equipe nordestina. Com 18 pontos, o armador Gegê foi o principal nome minastenista.

“O primeiro fator do Jogo 3 é que quem ganha deixa o outro time pressionado. Mas já vi e vivi de tudo no basquete. Já perdi jogo decisivo em casa, ganhei fora, e por aí vai. O mais importante em um momento como esse é o fator psicológico e que o grupo esteja acreditando e confiando na vitória. Playoff é uma pressão muito grande e eu tento aliviar meus atletas nesse aspecto”, disse Régis Marrelli, comandante do Vitória.

Arthur foi um dos grandes destaques do Vitória no Jogo 2 em Cajazeiras (Mauricia da Matta/EC Vitória)

Um dos fatores fundamentais para o resultado positivo do Leão foram os rebotes. A equipe pegou um total de 49 sobras, sendo 12 delas ofensivas. Enquanto isso, o Minas contabilizou apenas 34, sendo sete no garrafão de ataque. Essa, sem dúvidas, é uma das preocupações do técnico do Minas, Flávio Espiga.

“Precisamos melhorar nossos rebotes defensivos, jogar de maneira mais agressiva e arremessar mais lances livres. Vamos melhorar a fluidez do nosso ataque, que ficou muito travado no último jogo e nos proporcionou muitos erros. Estou muito confiante em fazer um bom trabalho nessa partida”, concluiu o treinador do Minas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.