#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A postos

11-11-2016 | 04:03
Por Liga Nacional de Basquete

Pronto para seu primeiro jogo na história do NBB CAIXA, Campo Mourão recebe Liga Sorocabana, que também faz sua estreia na temporada

Enfim o NBB CAIXA começará para mais duas equipes, em especial uma, o Campo Mourão Basquete que fará sua primeira partida na história da competição. Motivada, a equipe paranaense receberá a LSB/Uniso, que também fará sua estreia nesta temporada, no próximo sábado (12/11), às 16 horas (de Brasília), no Ginásio Belin Carolo, no interior do Estado do Paraná.

O sonho de disputar o NBB CAIXA é antigo na cidade paranaense. Presente desde a primeira edição da Liga Ouro, em 2014, o time terminou duas vezes na terceira colocação da competição para enfim chegar à decisão. Mesmo após perder as Finais para o Vasco da Gama, por 3 a 2, o Campo Mourão conseguiu o acesso ao principal campeonato do basquete nacional, devido à desistência do São José Basketball de participar da edição 2016/2017.

“Estamos chegando ao NBB CAIXA de uma maneira melhor que a gente esperava. Estamos com muitos jogadores experientes no nosso time e que já possuem grande bagagem na competição. Sei que é uma meta ousada para estreia, mas queremos surpreender e chegar aos playoffs”, disse Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão.

Campo Mourão recebendo a medalha de prata

Depois de terminar duas vezes na terceira colocação, o Campo Mourão chegou à decisão da Liga Ouro em 2016 (Allan Conti/LNB)

Após o fim da Liga Ouro 2016, o Campo Mourão passou por diversas mudanças em seu elenco. Apenas o ala/armador Bruno e os alas/pivôs Leandro e Wesley continuaram na equipe paranaense. Ao todo, foram 12 contratações, com destaque para: o armador Cauê Verzola, ex-São José, o ala Betinho, ex-Banrisul/Caxias do Sul, e o ala/pivô Douglas Nunes, ex-Vasco, além dos norte-americanos Greg Brown (armador), que já deve estrear diante da Liga Sorocabana, Isaac Thorton (ala/armador) e Jordan Montgomery (ala), que devem fazer seus primeiros jogos nas próximas rodadas.

Quem também alterou bastante seu elenco foi a Liga Sorocabana. Apenas os jovens Victor Ribeiro e Leandro Almeida, que tiveram pouco tempo de quadra na temporada passada, continuaram na equipe. Com 11 contratações, a equipe paulista montou praticamente outro time. Destaque para os alas Castellon, que já passou pelo time (NBB CAIXA 2011/2012), e Ted Simões, que disputou a última Liga Ouro pelo próprio Campo Mourão, além do armador argentino Enzo Cafferata, que tem experiência na competição pelo Minas (edição 2014/2015).

“Estou convencido de que o time está pronto para a estreia, a equipe toda vem com muita vontade de jogar, esse é o diferencial. O time tem muitas variantes, esse trabalho é importante, mas sabemos que além dessa variação, temos que defender bem para vencer as partidas”, disse Enzo Cafferata, novo armador da equipe paulista.

Com parte do elenco que estará no NBB CAIXA 2016/2017, a Liga Sorocabana disputou o Campeonato Paulista deste ano. Infelizmente para o técnico Rinaldo Rodrigues e seus comandados, a equipe terminou a fase de classificação com quatro vitórias e 14 derrotas, e não conseguiu avançar aos playoffs.

“Geralmente as equipes do NBB CAIXA são bem experientes, com isso os jogadores aprendem a cortar caminho, buscar os atalhos na quadra, e isso que a gente vai passando para os atletas, como eles podem encontrar esses atalhos na quadra. A mentalidade é essa, já que lá, eles são muito rápidos. Eu gosto que o jogador aprenda a jogar sem bola, que ele faça essa leitura, aí aparece rapidez, e é isso que a gente aprende e passa para os atletas da LSB”, falou Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana.

Alexandre, da Liga Sorocabana

No Campeonato Paulista deste ano, a Liga Sorocabana teve quatro vitórias e 14 derrotas na fase de classificação e não conseguiu se classificar aos playoffs (Marina Gouvêa/LSB)