HOJE
À prova de balas!
Por Liga Nacional de Basquete
Sacrifício de estrelas e estreia de novatos: repleto de desfalques, Flamengo mostra grande poder de superação para conquistar dramática vitória sobre Bauru

Flamengo, do ala Marquinhos, mostrou grande poder de superação para vencer rival Bauru neste sábado (João Pires/LNB)
O Flamengo entrou para o duelo contra o Gocil/Bauru Basket cheio de desfalques. Mas isso não foi um empecilho para o clube da Gávea sair vencedor na épica batalha de duas prorrogações que marcou a abertura da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA. Após 50 minutos, o time carioca levou a melhor pelo placar de 100 a 97, na reedição das duas últimas Finais.
Principal contratação da equipe para a temporada, o armador Ricardo Fischer ficou apenas no banco de reservas. Com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o ex-bauruense não foi liberado para atuar e desfalcou a equipe comandada pelo técnico José Neto.
Junto de Fischer, Neto ainda teve outras três ausências. Todos também contratados para esta temporada, os jovens Pedrinho, Humberto e Lelê não se recuperaram a tempo de contusões sofridas durante o Campeonato Carioca e sequer viajaram para Bauru.

Incansável, Marcelinho precisou ficar em quadra por 46 dos 50 minutos de jogo (João Pires/LNB)
Com os quatro desfalques importantes em sua rotação, Neto precisou deixar alguns jogadores praticamente o tempo todo em quadra. Marcelinho e Olivinha atuaram incríveis 46 e 44 minutos, respectivamente, enquanto que Marquinhos jogou pouco mais de 40 minutos. Outros titulares da equipe, JP Batista e Ronald Ramon jogaram 36 minutos cada.
“Acho que antes de valorizar qualquer coisa, temos que dar valor ao espírito desse time. É impossível mencionar todas as dificuldades que a gente está passando. Temos que enaltecer a disposição e entrega desse grupo”, exaltou o comandante José Neto.
Além de exigir muito de seus principais jogadores, o Flamengo ainda precisou recorrer a garotos da equipe Sub-19 para a partida. Sem antes nunca terem pisado em uma quadra do NBB CAIXA, os alas Felipin e Danilo e o pivô João Vitor estrearam logo em uma partida de “gente grande”.
“Hoje eles jogaram com raça, determinados, sabendo das dificuldades e passando confiança aos jogadores jovens, que entraram 100% focados naquilo que poderiam fazer. Foi uma vitória de superação e que nos dá ainda mais força neste início de temporada”, analisou Neto.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Na fogueira: Filipin foi um dos jovens jogadores que estrearam pelo Flamengo no NBB CAIXA no duelo frente ao Bauru (João Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca