#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A todo o vapor

05-01-2012 | 04:06
Por Liga Nacional de Basquete

Uberlândia vence o Tijuca, fora de casa, chega ao quarto triunfo seguido e segue firme atrás da liderança do campeonato

Divulgação/LNB

O Unitri/Universo entrou em quadra, nesta quinta-feira (5), para enfrentar o Tijuca/Rio de Janeiro com um único objetivo em mente: conseguir a vitória para seguir colado nos líderes da competição. E, mesmo fora de casa, os mineiros cumpriram a missão, 103 a 69. Foi o quarto triunfo consecutivo da equipe de Uberlândia.

O ala Luis Gruber e o ala/pivô Lucas Cipolini foram os cestinhas da partida, com 18 pontos cada. Também pelo time do Triângulo Mineiro, o ala Robert Day alcançou um duplo-duplo, 11 pontos e dez assistências. No time carioca, o pivô Coloneze e o ala Diego anotaram 14 pontos cada.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

A partida começou equilibrada, com as duas equipes trocando cestas e sem conseguir abrir vantagem no marcador. Logo com dois minutos de jogo, o Tijuca sofreu uma baixa e perdeu o armador Gegê, lesionado. Vindo do banco de reservas, Ricardinho conseguiu desempenhar um bom papel e anotou seis pontos no primeiro quarto, mesma pontuação do pivô Coloneze.

Enquanto isso, o Uberlândia concentrava suas ações no armador Valtinho e no ala Gruber que, juntos, combinaram para anotar 15 dos 26 pontos dos mineiros nos primeiros dez minutos, contra 24 do time rival.

Já no segundo período, a força do elenco de Uberlândia pesou a favor dos visitantes. O ala/pivô Cipolini mostrou inspiração e converteu oito pontos no quarto. No intervalo, ele já somava 14, com 100% de aproveitamento nas tentativas. A equipe comandada pelo técnico uruguaio Miguel Volcan abriu vantagem e foi para o intervalo 12 pontos a frente, 55 a 37.

A diferença só aumentou no segundo tempo e com uma parcial de 33 a 12 no terceiro quarto, os mineiros abriram uma confortável vantagem de 33 pontos no marcador. Nos últimos 10 minutos de partida, coube a equipe administrar a diferença para fechar o jogo.

Confira os resultados da décima primeira rodada do NBB:

05/01 (quinta-feira)
Tijuca/Rio de Janeiro 69 x 103 Unitri/Universo
Itabom/Bauru 96 x 73 Paulistano/Unimed
Liga Sorocabana 99 x 95 Pinheiros/SKY
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 70 x 55 Winner/Limeira
São José/Unimed/Vinac 100 x 77 Araraquara
Flamengo 93 x 81 Vivo/Franca
*Vila Velha/Garoto/BMG x Uniceub/BRB/Brasília

* Partida adiada para o dia 21/01