#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pés no chão

27-05-2021 | 02:14
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo com uma mão na taça, Flamengo mantém cautela e pede atenção com poder ofensivo do São Paulo: “precisamos criar dificuldades a eles”

À frente por 2 a 0, Flamengo terá sua primeira chance real de conquistar seu 7º título do NBB (João Pires/LNB)

Maior campeão da história do NBB, o Flamengo está muito perto de conquistar seu sétimo título da competição, que está em sua 13ª edição. Com 2 a 0 na série contra o São Paulo FC, o feito pode ser concretizado nesta quinta-feira (27/05), às 18h30, com transmissão ao vivo da ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch.

+ Relembre como foi: Jogo 1 e Jogo 2

Dono de 19 títulos pelo Flamengo, incluindo cinco do NBB, o ala/pivô Olivinha revelou uma enorme ansiedade durante a decisão. Mesmo depois de tantas decisões, o jogador de 38 anos confessou que é difícil de dormir.

“A ansiedade é muito grande. Nessa semana que final eu costumo demorar bastante pra dormir. Você está parado em casa e fica pensando no jogo, que é uma nova oportunidade, mais um jogo decisivo… é difícil de controlar. Fico muito ansioso, mas final é isso. Tem que ficar pensando o tempo todo no jogo mesmo, e espero que chegue logo para a ansiedade passar”, declarou o Deus da Raça.

Olivinha, ao lado de Hettsheimeir, treinou na véspera do Jogo 3 e revelou dificuldades para dormir (João Pires/LNB)

Já o técnico Gustavo De Conti tem motivos de sobra para pedir pés no chão ao seu time. Além, é claro, da qualidade do adversário que por pouco não arrancou as duas vitórias do Flamengo, o treinador relembrou uma experiência própria em uma final pelo Paulistano.

“Eu já levei virada de 2 a 0 em final de NBB, então só isso já mostra o tamanho da tensão que eu estou e também toda a atenção que estou passando aos jogadores. Sou contra ‘esquecer’ histórias como essa. Temos sempre que lembrar os erros que cometemos naquela época e colocar em prática agora para não errar de novo”, contou Gustavinho, que pode conquistar seu terceiro título do NBB na carreira, o segundo pelo Flamengo.

+ 2 a 0 define? A história do NBB mostra que não tem nada acabado…

Gustavo De Conti relembrou virada de 2 a 0 sofrida pelo Paulistano nas Finais do NBB 16/17 contra o Bauru (Fotojump/LNB)

Como conter as reações do São Paulo

Os dois primeiros jogos seguiram uma mesma tônica: Flamengo abre uma vantagem próxima ou maior que dez pontos, São Paulo reage nos cinco minutos finais e jogo decidido na última bola.

No Jogo 1, Yago matou a bola que evitou uma prorrogação e deu a vitória aos rubro-negros. Já na segunda partida, o São Paulo teve a bola na mão para virar o jogo na última posse, mas Renan Lenz acabou desperdiçando a bandeja que empataria a série em 1 a 1.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Para Olivinha, as oscilações são comuns, mas o que não pode faltar é foco durante os 40 minutos.

“Todo jogo tem seus altos e baixos. Isso faz parte. Quando não estivermos com um bom aproveitamento, temos que minimizar esse momento o mais rápido possível para reduzir os danos. Mas sempre temos que manter o foco durante os 40 minutos, independente se estamos bem ou mal na partida”, declarou o Deus da Raça, que pode se tornar, ao lado de Marquinhos, o maior campeão da história do NBB, com seis títulos.

As reações do São Paulo aconteceram, em ambos os jogos, a partir dos cinco minutos finais. Na primeira partida, o Flamengo estava com 12 pontos de frente neste momento do duelo. Já no confronto seguinte, a vantagem era de 15 na segunda metade do período final.

+ São Paulo mantém chama acesa para Jogo 3: “com certeza não desistimos”

Mesmo com margens relativamente confortáveis, o Tricolor conseguiu reagir com ataques rápidos e jogadas individuais, além de se aproveitar de uma queda de rendimento dos rubro-negros no setor ofensivo, o que ligou um sinal de alerta na equipe.

“Mais do que evitar do que o São Paulo nos alcance durante os jogos, é importante seguir criando uma distância durante o jogo. Essas reações deles são um segundo problema. O primeiro é controlar o São Paulo, que tem um volume de ataque alto e está muito bem individualmente. Precisamos criar dificuldades a eles e não tomar pontos fáceis como estamos tomando, para depois, aí sim, estar preparados para esses ataques mais rápidos que eles fazem nos finais de jogo”, finalizou Gustavo De Conti.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O Jogo 3 será nesta quinta-feira (27/05), no Ginásio do Maracanãzinho, às 18h30, ao vivo nos canais ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch – em quatro canais diferentes (nbboficial, Nunca Mexa, Café Belgrado e Basquete pra Vida).

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.

A série entre Flamengo x São Paulo:

Local: Maracanãzinho – Rio de Janeiro

Jogo 1 – Flamengo 96 x 93 São Paulo FC

Jogo 2 – São Paulo 81 x 82 Flamengo

Jogo 3 – 27/05 (Quinta-feira) – 18h30 – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

Jogo 4* – 29/05 (Sábado) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

Jogo 5* – 31/05 (Segunda-feira) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

* Se necessário