HOJE
Marcas importantes
Por Juvenal Dias
Com a proximidade dos playoffs do NBB CAIXA, algumas atuações individuais mostram caminhos que podem ser utilizados por seus times nos momentos decisivos de um confronto para avançar de fase
Na noite desta quinta-feira (28/03), véspera de feriado de Sexta-feira Santa, quatro jogos movimentaram a rodada do NBB CAIXA e alguns deles tiveram marcas expressivas individuais. Jogando fora de casa, o Bauru Basket venceu o BRB/Brasília com mais uma grande atuação de Alex Garcia, em uma certa “lei do ex”. Já o armador norte-americano Nathaniel Barnes comandou a vitória do Pato Basquete diante do Corinthians. O R10 Score Vasco da Gama desentalou a eliminação que sofreu para o Paulistano na Copa Super 8 com dois jogadores atingindo números que valem o destaque, o armador Eugeniusz alcançou 1000 pontos e o ala/pivô Fabricio converteu sua 500ª bola de três pontos no NBB CAIXA. Para completar, o Flamengo chegou a sua 27ª vitória na temporada em 32 partidas, batendo o São Paulo no Maracanãzinho.
Ver essa foto no Instagram
No primeiro jogo da noite, o BRB/Brasília recebeu o Bauru Basket na Arena BRB Nilson Nelson e o Dragão venceu sua nona partida fora de casa na temporada 2023/24 do NBB CAIXA com o placar de 103 a 84. O detalhe que vale ser destacado é que Alex Garcia, um dos símbolos do Brasília campeão das primeiras temporadas da competição, foi um dos algozes do seu ex-time. O “Brabo” estava com a mão calibrada nas bolas de três pontos, acertando simplesmente as quatro que tentou, anotando 16 pontos, pegando três rebotes e dando seis assistências para 26 de eficiência, nos altos de seus 43 anos. O Bauru é o quinto na tabela, com 67,6% de aproveitamento, e já está classificado para os playoffs. O BRB/Brasília, por sua vez, tem a 19ª colocação e ainda tem possibilidades de classificação.
Ver essa foto no Instagram
Ao mesmo tempo, o Pato Basquete aplicou um placar centenário ao Corinthians no Ginásio do Sesi, com 100 a 87. O armador do time da casa, Nathaniel Barnes, que chegou para essa temporada ao time paranaense e que recentemente completou 34 anos, parece que já joga na equipe desde quando entrou no NBB CAIXA. O jogador, que nasceu em Cleveland e que esteve no Jogo das Estrelas, anotou 29 pontos, teve três rebotes e quatro assistências, com 29 de eficiência. Já é o nono jogo que o armador anota mais de 20 pontos. Faltando menos de um minuto e meio para encerrar a partida, Barnes acertou uma bola de três e saiu comemorando a la Stephen Curry, com o sinal de “Night Night”. Quem tratou tão bem a bola laranja e a colocou para dormir tão graciosamente nas redes adversárias, merece o destaque. Com o triunfo, o Pato Basquete pulou para 12º, com 43,8% de aproveitamento e está entre os 13 já classificados, assim como o Corinthians, com a nona colocação.
Ver essa foto no Instagram
A vitória do R10 Score Vasco da Gama por 73 a 70 teve um certo gosto de revanche para os vascaínos. Nas quartas de final da Copa Super 8 foram eliminados no mesmo ginásio de São Januário para o Paulistano. Paulichi comentou à CRVG TV após a partida que estavam engasgados com aquela derrota. A redenção do jogo de ontem foi especial para o ala/pivô Fabricio, que aos 39 anos, converteu sua bola de três de número 500 na história do NBB CAIXA. Fabricio está em sua 14ª temporada e o Cruzmaltino é seu sexto time na competição. Chegou para a temporada 2023/24, vindo do Cerrado Basquete. A partida contra o Paulistano também ficará na história pessoal Eugeniusz. O jovem armador de 23 anos alcançou a marca de 1000 pontos em sua sexta temporada no NBB CAIXA.
“Hoje é aniversário do meu irmão, gostaria de mandar um abraço para ele, Lucas, te amo muito! Sobre essa marca, é todo um trabalho que fazemos no dia a dia, faz anos que pratico esse esporte, me dedico todo dia, agora é colher esse fruto do que venho trabalhando. Sabíamos que era um jogo difícil, se somar o primeiro turno e a Super 8, estava empatado os confrontos. Hoje saímos vitoriosos, sabendo que seria mais um jogo duro”, declarou o armador à CRVG TV.
Ver essa foto no Instagram
A nota triste é que o outro armador do time, Cauê Verzola, que no jogo passado alcançou 1000 assistências no NBB CAIXA, teve uma contusão, saiu de quadra de muletas e será avaliado pela comissão médica do R10 Score Vasco da Gama. O time é o quarto colocado, com 74,2% de aproveitamento, enquanto o Paulistano é o sétimo, com 58,1%.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, o Flamengo aumentou sua conta de triunfos na temporada do NBB CAIXA, com a vitória por 88 a 78 sobre o São Paulo. O Rubro-Negro é o único até o momento com 27 vitórias na temporada 2023/24 e é o líder da tabela. O pivô Maique fez um novo recorde pessoal de bolas de três, ao converter seis de oito tentadas, terminando com 18 pontos, dois a menos que seu companheiro Olivinha, cestinha da partida. O Tricolor Paulista é o 11º na tabela e também está entre os que garantiram vagas nos playoffs da competição.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.