HOJE
A vez do Bauru
Por Liga Nacional de Basquete
Nos 2.800 metros de altitude de Tunja (COL), Bauru abre disputas do Grupo D da Liga das Américas 2015 nesta sexta-feira, contra o Capitanes de Arecibo (PUR)

Bauru está em Tunja (COL) desde domingo para se adaptar à altitude (Henrique Costa/Bauru Basket)
Nesta sexta-feira (06/02), o atual campeão sul-americano Paschoalotto/Bauru fará sua estreia na Liga das Américas 2015, nos 2.800 metros de altitude da cidade de Tunja, na Colômbia, sede do Grupo D. O adversário da equipe bauruense será o Capitanes de Arecibo (PUR) no duelo de abertura da chave, às 21 horas (de Brasília). O SporTV transmite o VT da partida às 23h30 (de Brasília).
“Viemos com antecedência (domingo) para nos adaptar, na altitude é mais difícil de respirar, o ar não vem. Treinamos bem esses dias e agora é pensar no adversário. Eles (Capitanes) têm jogadores de qualidade e o jogo internacional pode sempre surpreender, então temos que estar concentrados”, destacou Robert Day, citando a aclimatação (adaptação à altitude) do Bauru.
Esta será a segunda vez que o Bauru participa da Liga das Américas em sua história. A primeira foi em 2012, quando os bauruenses sediaram o Grupo D e avançaram à próxima fase com a vice-liderança. No quadrangular semifinal, porém, perderam para Pioneros de Quintana Roo (MEX) e Obras Sanitárias (ARG) na chave E, em Cancún (MEX) e não se classificaram ao Final Four.

Bauru estará de “roupa nova” na Liga das Américas 2015 (Henrique Costa/Bauru Basket)
Para sua participação na Liga das Américas, o Bauru estará de roupa nova. O time do interior paulista estreará um uniforme exclusivo para o torneio, com branco predominante e traços pretos e laranja no jogo de número um, e preto como predominante e detalhes em branco e laranja no uniforme de número dois.
Depois da estreia, os comandados do técnico Guerrinha desafiarão o Trotamundos (VEN), no sábado (07/02), às 21 horas (de Brasília). E por fim, no domingo (08/02), os líderes do NBB 7 fecharão sua participação no Grupo D diante do anfitrião Patriotas de Boyaca (COL), às 23h15 (de Brasília), ao vivo no SporTV.
“Evoluímos bem, mas só na hora do jogo que vamos ter a certeza do trabalho realizado. A equipe do Capitanes de Arecibo é muito tradicional, com jogadores muito valiosos e que vem de uma escola de basquete muito boa, creio que é uma equipe que vai brigar pela classificação”, apontou o comandante bauruense, Guerrinha.
Caso consiga a classificação, o Bauru se juntará a São José/Unimed e Flamengo na lista de clubes brasileiros que avançaram à próxima fase da competição. Os joseenses sediaram o Grupo A e ficaram com a segunda posição. Já os cariocas foram a Cancún (MEX) e conquistaram o primeiro lugar do Grupo B. O Paulistano/Unimed foi a Corrientes (ARG) e acabou eliminado no Grupo C.
Em sua oitava edição, a Liga das Américas já teve como campeões três times argentinos – Peñarol (2007 e 2009) e Regatas Corrientes (2010), três times brasileros: UniCEUB/BRB/Brasília (2008), Pinheiros/SKY (2013) e Flamengo (2014), além de um mexicano: Pioneiros de Quintana Roo (2012). Portanto, em caso de um título, o basquete brasileiro pode assumir o posto de maior campeão da história do principal torneio do continente.
Assim como nas duas edições anteriores, a Liga das Américas 2015 dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental, equivalente ao Mundial de Clubes organizado pela FIBA. Na última temporada, o Flamengo, campeão da principal competição da América Latina, conquistou o inédito e histórico título do Mundial de Clubes ao levar a melhor sobre o campeão europeu Maccabi Tel-Aviv (ISR).

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Bauru é forte candidato ao título da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
De acordo com o regulamento, os 16 times se enfrentarão dentro de seus grupos em turno único. Ao final da fase de classificação, as duas melhores equipes de cada chave avançarão à segunda fase, que será dividida em dois grupos (Grupo E e F). Os dois mais bem colocados dos grupos semifinais se classificarão ao Final Four, que funcionará em cruzamento olímpico (1º E x 2º F, e 1ºF x 2º E). Os vencedores das partidas avançarão à grande final da Liga das Américas, enquanto os perdedores disputarão o 3º lugar.
Confira as datas e os horários* das partidas do Grupo D da Liga das Américas 2015:
Sede: Tunja (COL)
– 06/02 (Sexta-feira)
21h – Paschoalotto/Bauru x Capitanes de Arecibo (PUR) (ao vivo no SporTV)
23h15 – Patriotas de Boyaca (COL) x Trotamundos (VEN)
-07/02 (Sábado)
21h – Trotamundos (VEN) x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)
23h15 – Capitanes de Arecibo (PUR) x Patriotas de Boyaca (COL)
-08/02 (Domingo)
21h – Trotamundos (VEN) x Capitanes de Arecibo (PUR)
23h15 – Patriotas de Boyaca (COL) x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)
*Horários de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca