HOJE
A vez do Limeira!
Por Liga Nacional de Basquete
Estreante na Liga Sul-Americana, Limeira inicia trajetória no torneio nesta terça-feira; equipe paulista está no Grupo C e atuará em Montevidéu (URU)

Com elenco recheado de jogadores experientes, Limeira disputará o primeiro torneio internacional de sua história (Allan Conti/Divulgação)
A Liga Sul-Americana 2014 começará nesta terça feira para a equipe do Winner/Limeira. Um dos integrantes do Grupo C da competição continental, o time do interior do Estado de São Paulo fará sua primeira participação em um torneio internacional de sua história e abrirá sua caminhada nesta terça-feira, na capital uruguaia Montevidéu.
Finalista do Campeonato Paulista 2014, o Limeira ganhou o direito de participar da Liga Sul-Americana por terminar o NBB6 na sexta colocação. Em sua primeira participação no torneio da América do Sul na história, a equipe dirigida pelo técnico Dedé Barbosa terá como rivais o Argentino de Junín, da Argentina, o Importador Alvarado, da Colômbia, e o anfitrião Aguada, do Uruguai. A estreia dos brasileiros nesta terça-feira (14/10), às 17h45 (Brasília), diante do Argentino de Junín, com transmissão ao vivo do SporTV2.

Após um mês longe das quadras, o armador Nezinho está recuperado e já pode entrar em quadra nesta terça (Guilherme Peixinho/Divulgação)
Para as partidas em solo uruguaio, a equipe terá um importante retorno. Fora das quadras desde o dia 13 de setembro por conta de uma lesão no menisco do joelho esquerdo, o armador Nezinho, uma das caras novas da equipe para a temporada, foi liberado pelos médicos do time limeirense para viajar com a equipe e estará à disposição do técnico Dedé Barbosa para as partidas internacionais.
“Estou me recuperando muito bem. Em nenhum momento da minha recuperação senti dores anormais ou senti algum inchaço no joelho”, afirma Nezinho, campeão da última edição da Liga Sul-Americana com a camisa do Brasília.
Apesar de ser a primeira experiência no exterior do Limeira, o elenco comandado pelo técnico Dedé Barbosa conta com jogadores com bagagem a ser respeitada. Recentemente, o armador dominicano Ronald Ramon disputou o Copa do Mundo da Espanha com a camisa de seu país. MVP do NBB6, o norte-americano David Jackson possui em seu currículo a disputa de uma Liga Sul-Americana e também de duas Liga das Américas, sendo o cestinha de uma das edições com médias de 24,5 pontos por jogo.
Reforços da equipe para a temporada 2014/2015, o pivô Rafael Mineiro, ex-Pinheiros/SKY, levantou o troféu da Liga das Américas há dois anos, ao lado do pivô Bruno Fiorotto, que irá para sua segunda temporada seguida pelo Limeira, e também conquistou a medalha de prata na Copa Intercontinental 2013. Por sua vez, Nezinho, ex-UniCEUB/BRB/Brasília, levantou a taça da Liga Sul-Americana na temporada passada, vencendo justamente o rival uruguaio Aguada na decisão, justamente no palco da disputa do Grupo C do torneio nesta temporada, e possui um longo histórico em competições internacionais.

A apaixonada torcida do Aguada costuma fazer de seu ginásio um caldeirão em todos os jogos internacionais (Divulgação)
A primeira equipe brasileira a entrar em quadra na Liga Sul-Americana foi o Mogi das Cruzes/Helbor. Sediando o Grupo A, a equipe do Alto do Tietê conseguiu se classificar para a próxima fase ao fechar sua participação com duas vitórias e uma derrota. Invicto (três vitórias em três jogos), o Malvín, do Uruguai, foi o líder do primeiro grupo.
No Grupo B, o Comunikt, do Equador, e o Boca Junior, da Argentina, conquistaram a vaga para a próxima etapa da Liga Sul-Americana ao vencerem seus dois primeiros jogos. Dono da casa, o time equatoriano terminou na liderança de seu grupo, seguido pelo Boca na segunda colocação.
Com duas equipes brasileiras presentes, o último grupo da Liga Sul-Americana terá seu início no dia 21 de outubro. Com sede em Bauru, o Grupo D da Liga Sul-Americana terá o anfitrião Paschoalotto/Bauru, UniCEUB/BRB/Brasília, Defensor, do Uruguai, e o Guerreros de Bogotá, da Colômbia.
Assim como em anos anteriores, a edição de 2014 da Liga Sul-Americana será disputada em três etapas. Na primeira delas, as equipes atuarão entre si dentro dos grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao próximo estágio. Na segunda fase, as oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores de cada lado chegarão ao Final Four, que novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final). Quem ficar com o título torneio garantirá vaga na Liga das Américas, que por sua vez levará seu campeão para a Copa Intercontinental, recentemente vencida pelo Flamengo.
Confira a tabela completa do Grupo C da Liga Sul-Americana 2014:
– Grupo C (Montevidéu – Uruguai)
14/10 (terça-feira)
17h45 – Argentino de Junín (ARG) x Winner/Limeira (ao vivo no SporTV2)
20h – Aguada (URU) x Importadora Alvarado (COL)
15/10 (quarta-feira)
17h45 – Importadora Alvarado (COL) x Winner/Limeira (ao vivo no SporTV2)
20h – Aguada (URU) x Argentino de Junín (ARG)
16/10 (quinta-feira)
17h45 – Argentino de Junín (ARG) x Importadora Alvarado (COL)
20h – Aguada (URU) x Winner/Limeira (ao vivo no SporTV3)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca