#JOGAJUNTO

LDB

a voltapor cima

29-07-2019 | 02:42
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos destaques do Paulistano, Jonatan fala sobre lesão na última temporada, adaptação no novo time e grande momento do "irmão" Dikembe

O início do Paulistano na LDB 2019 tem sido animador. O time da capital paulista ainda não perdeu na primeira etapa da competição e segue com 100% de aproveitamento. O jogo coletivo é um dos pontos principais da equipe comandada pelo treinador Beto Jayme, que acaba melhorando o desempenho individual dos atletas.

Um dos nomes que vem se destacando na nona edição do maior campeonato de base do país é o ala/armador Jonatan Oliveira. Com médias de 14,8 pontos, 3,0 assistências e 2,4 rebotes (13,2 de eficiência), o jogador de 19 anos está na lista dos dez maiores pontuadores da competição (7°).

Campeão da LDB 2018 com o EC Pinheiros, Jonatan tem como objetivo conquistar o bicampeonato em 2019, que seria tanto dele quanto do Paulistano. E motivação para isso não falta.

“Me sinto muito motivado no Paulistano, estou 100% há um bom tempo e quero ser bicampeão da LDB. Fui campeão ano passado com o Pinheiros e da Interligas com o Paulistano, dois títulos importantes para os clubes e para mim, que conta muito para o currículo. Espero repetir essas conquistas”, afirmou o ala/armador.

Jonatan busca bicampeonato da LDB com o Paulistano (Hedeson Alves/LNB)

Na última LDB, Jonatan foi um dos destaques do Pinheiros na primeira fase, em que conseguiu médias de 16,6 pontos, 3,1 rebotes e 14,4 de eficiência. Mas, devido a uma lesão sofrida no pé, durante o Estadual, acabou ficando de fora justamente do momento mais especial: as Finais da competição.

A grave lesão ainda teve um forte impacto em sua carreira. Em fase de transição para o time profissional, o jogador não conseguiu permanecer no Pinheiros e teve que procurar um novo desafio.

“A lesão no ano passado foi um momento muito difícil pra mim, era meu último ano de juvenil. Estava com boas médias na LDB, era minha transição para o adulto. A expectativa era de ter assinado com o adulto e ter ficado lá. Mas a cirurgia foi muito complicada, precisei colocar placa e pino, então tive que dar um passo para trás”, conto o ala/armador.

 

Ver essa foto no Instagram

 

“A resiliência é a armadura dos fortes.” #JhowShow50 😤🏀🔥 • • @marina.souzagouvea

Uma publicação compartilhada por Jhow Show🔥 (@jonatan_50) em

O destino escolhido foi a Liga Sorocabana, para disputar o Campeonato Brasileiro de Clubes, organizado pela CBB. Com boas atuações, Jonatan chegou a ser eleito o melhor ala do primeiro turno da competição, em votação feita pelos treinadores.

Após o fim da temporada, surgiu uma nova oportunidade de ouro: jogar no Paulistano. E a adaptação na nova equipe foi rápida, com direito a disputa do Desafio Interligas de Desenvolvimento em menos de uma semana em sua nova casa.

“Cheguei numa sexta-feira no Paulistano e depois de quatro, cinco dias de treino já fui para a Argentina disputar o Desafio Interligas. Treinei uns dias com o Adulto, outros com o time da LDB e fomos para a Argentina”, contou o camisa 13 do CAP.

Quem não conhece a história recente de Jonatan pensa que ele atua no Paulistano há um bom tempo. Isso porque o jogador está totalmente adaptado ao estilo de jogo do time treinado por Beto Jayme, que preza por uma marcação forte e muita transição ofensiva.

“O Betão (treinador) me passou as instruções, o jeito que o time jogava, e comprei a ideia na hora. Eu que tinha que me adaptar, quem chegou agora fui eu, não eles. E, felizmente, está dando bem certo até agora”, avaliou Jonatan.

Time principal é logo ali

Além de fazer parte do elenco LDB, Jonatan também integra a equipe profissional do CAP. Treinando com o Adulto, ele fará parte do time que disputará o Campeonato Paulista 2019, que terá início na próxima quarta-feira (31/07).

Com o objetivo de cada vez ter mais espaço na equipe, o jogador sabe da forte concorrência que terá no elenco principal, mas encara isso com muito respeito e como um desafio positivo em sua carreira.

“Meu objetivo é ganhar espaço na equipe profissional, lógico. Vamos disputar o Campeonato Paulista agora, que é um campeonato importante. Estou treinando com o grupo, mas não é nenhuma certeza, temos grandes talentos aqui no time. Não possa ficar triste se outro jogador encaixar e eu ficar de fora, o Régis sabe bem o que time precisa. Vou me doar ao máximo, encaro isso como consequência do meu trabalho”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

#AntecipeOFuturo 🚀🚀🚀 Conheça os mais novinhos integrantes da #FamíliaPaulistano na temporada. Temos muito talento em casa. Preparem -se! #GoCAP

Uma publicação compartilhada por Paulistano Basquete (@paulistano.basquete) em

Um ponto a seu favor é o histórico recente da equipe, que costuma utilizar e muito os jogadores vindos das categorias de base. Para a temporada 2019/2020, inclusive, isso será bem recorrente.

“No elenco principal já tem o Yago, o Dikembe (1999), o Victão e o Ruivo, que são de 1998. De experiente tem o Eddy, Maique, Guilhermão. Esse é o propósito deles, misturar a juventude com a experiência, para os mais velhos puxarem os mais novos e eles irem evoluindo com o passar do tempo. Essa é a lei do Paulistano, não se importar exclusivamente com o título e sim em formar atletas, em antecipar o futuro, como diz o slogan do time”, completou o ala/armador.

A grande fase de seu “irmão” Dikembe

O grande destaque da LDB 2019 até aqui é o pivô Dikembe. Aos 20 anos, o jogador lidera quatro quesitos na competição: pontos (22,6), eficiência (28,0), arremessos de 2 pontos convertidos (9,6) e enterradas (3,0).

Adversários durante um longo período, Jonatan falou sobre as dificuldades que encontrava quando atuava contra o “pivozão”, que está aprimorando seu jogo cada vez mais.

“Jogo contra o Dikembe desde os 12, 13 anos, na época que ele atuava pelo Barueri. Acompanhei a carreira dele na base em todos esses anos e sempre foi muito complicado jogar contra ele, é praticamente impossível marca-lo. Ele é grande, forte, tem trabalho de pernas, corre a quadra toda e até chuta”, disse Jonatan.

Dikembe é o capitão de uma equipe recheada de jovens jogadores (Hedeson Alves/LNB)

Capitão da equipe Sub-20 Paulistano, Dikembe ainda é responsável por apoiar e incentivar os meninos mais jovens do time, que nunca haviam disputado uma LDB. Para Jonatan, todos esses atributos o tornam merecedor de tudo que está vivendo.

“Além de tudo isso é um grande capitão, que incentiva os mais novos o tempo inteiro. Considero ele como um irmão, nos conhecemos há bastante tempo. Esse cara merece muito tudo que está acontecendo”, finalizou.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).