#JOGAJUNTO

LDB

Abriu e levou

Concórdia LDB CON 65
x
96 Minas MIN
22
1ºQ
X
18
9
2ºQ
X
21
16
3ºQ
X
29
18
4ºQ
X
28

Praia Clube (Quadra 1)

24 de julho de 2015

Após primeiro tempo amarrado, Minas deslancha no terceiro quarto, bate Concórdia (SC) e inicia edição 2015 da LDB com resultado positivo

DOCUMENTOS:
Súmula
65
X
96
65
PTS
96
5
A3C
10
18
A2C
28
14
LLC
10
32
RT
42
10
ASS
19

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Foi suado, o início foi complicado, mas o Minas Tênis Clube venceu. Depois de um primeiro tempo bastante difícil, em que perdeu o primeiro quarto (22 a 18), o clube de Belo Horizonte virou no segundo período, deslanchou na volta dos vestiários e levou a melhor sobre a estreante e determinada Associação Concordinense de Basquetebol /ACOB (SC), pelo placar de 96 a 65.

Com força máxima para esta etapa, o time do técnico Cristiano Grama entrou em quadra com suas principais peças Sub-22, como Coelho, Danilo e Léo Demétrio, destaques do elenco adulto. Mas do outro lado, estava uma equipe organizada e bastante determinada, que apesar de modesta, conseguiu complicar a vida dos minastenistas no início da partida e chegou a ter sete pontos de frente.

Siqueira, por sua vez, foi o maior pontuador do Minas na partida, com 15 pontos, além de quatro rebotes e três assistências. Seu companheiro no adulto Léo Demétrio também obteve destaque e deixou a quadra com 12 pontos e oito rebotes. O ala Loroh, autor de 14 pontos, foi outro que se sobressaiu pelo time azul e branco, assim como o pivô Adriano Júnior, responsável por 12 pontos.

“Não conhecíamos a equipe de Concórdia, são estreantes. Começamos o jogo meio mal defensivamente, mas depois encaixamos bem nossa marcação e o ataque continuou fluindo, assim conseguimos abrir uma boa vantagem e conquistar essa importante vitória. Temos que nos classificar na melhor posição possível, então qualquer resultado positivo é sempre importante”, declarou o ala/pivô Léo Demétrio.

Com 19 pontos, o armador Mascelani, do Concórdia, foi o cestinha da partida. Quem também apareceu bem no time do jovem técnico Álvaro Augusto Sant’Anna foram João, responsável por 12 pontos e seis rebotes, e Matheus, que deixou a quadra com 13 pontos.

“Somos estreantes e queremos ficar. É a primeira vez que o Concórdia disputa uma competição de nível nacional e colocamos na nossa cabeça que precisamos pensar jogo a jogo, dar um passo de cada vez e que a gente tinha que se superar. Sabíamos da força do Minas, que faz um grande trabalho há anos, mas confiamos na nossa capacidade também e nos mantivemos focados. Basquete é um jogo de erros, e nós cometemos muito erros, isso que nos levou à derrota”, disse Álvaro Sant’Anna, de apenas 24 anos.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

Apesar da força máxima do Minas, o primeiro quarto foi bastante acirrado e vencido pelo Concórdia. Mais forte fisicamente, o time de Belo Horizonte apostou no jogo interno para anotar seus pontos. Os catarinenses, mais organizados em quadra, baseou seu jogo nas bolas de fora, principalmente através do armador Mascelani, autor de nove pontos, para ficar em vantagem durante a maior parte do tempo e ganhar o período inicial, por 22 a 18.

O esquadrão da Região Sul seguiu em superioridade e ainda chegou a abrir sete pontos em cima dos mineiros (27 a 20) no início da parcial seguinte. No entanto, o Minas acordou e, com boa entrada dos atletas vindos do banco, como Pitico, Rafa Oliveira e o estreante Pedro Macedo, os comandados do técnico Cristiano Grama emplacou uma corrida de 19 a 4 e não só passou à frente no placar como encerrou o segundo período com oito pontos de vantagem: 39 a 31.

Mas na volta do intervalo, não teve jeito, pois o Minas entrou com tudo e matou o jogo. Com extrema velocidade e intensidade, principalmente na defesa, a equipe mineira fez uma sequência de 16 a 2 e ampliou sua vantagem para 22 pontos (55 a 33). A vantagem foi mantida na casa dos 20 pontos até o final da terceira etapa, que terminou com placar de 68 a 47 em favor dos mineiros.

Mesmo com margem confortável em relação ao adversário, a equipe do técnico Cristiano Grama não tirou o pé do acelerador e deixou sua vantagem na casa dos 30 pontos, tudo isso com grande parte de seus atletas mais novos em quadra. Assim, o clube de Belo Horizonte só esperou o tempo passar para confirmar seu largo triunfo na estreia na LDB 2015, com placar de 96 a 65.