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Indicaçãointernacional
Por Liga Nacional de Basquete
Queen of Fans, realizada em parceria com a Budweiser, foi indicado na categoria “Engajamento” da Samba Digital Awards 2020
O basquete brasileiro segue ganhando cada vez mais relevância não só dentro das quadras, mas também nas ações de marketing esportivo no ambiente digital. O NBB teve a ação “Queen of Fans”, realizada em parceria com a Budweiser, indicada na categoria “Engajamento” do Samba Digital Awards, premiação anual que reúne as melhores campanhas digitais da América Latina em 2020.
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Ao todo, 18 campanhas foram destacadas na premiação, que é dividida em três categorias (Ação Social, Conteúdo Audiovisual e Engajamento), com seis finalistas em cada uma delas. Vale destacar que o NBB é a única entidade esportiva fora do futebol entre os indicados no SDA 2020, o que ressalta ainda mais a relevância da indicação. O resultado será divulgado na primeira semana de fevereiro deste ano.
“Tivemos um grande desafio no meio da pandemia que era continuar gerando conteúdo relevante e que pudesse manter o fã do NBB engajado. A ação do King of Fans, que mais tarde tornou-se Queen of Fans, com certeza foi uma iniciativa que agregou o conteúdo de qualidade com o engajamento, repercutindo no meio dos fãs de basquete e mantendo a conversa ativa mesmo sem o campeonato rolando nas quadras”, afirmou Guilherme Buso, Diretor de Comunicação da LNB.
O Queen of Fans, que surgiu originalmente como “King of Fans”, foi um gameshow interativo realizado no final de julho de 2020 em parceria com a Budweiser. A ação visava encontrar o fã que mais entendia de NBB no Brasil através de um quiz virtual de perguntas e respostas via smartphone. No fim, quem levou a melhor foi a torcedora Amanda Cristina, de 25 anos, natural de Franca (SP), que se tornou a primeira “Queen of Fans” do NBB.
Alguns meses depois, Amanda foi surpreendida no dia do seu aniversário com uma baita surpresa: um caminhão da Budweiser cheio de engradados da cerveja e outros brindes da marca e do NBB foi até sua casa em Franca (SP) e fez a alegria da Queen of Fans e de toda a família. Que presente!
“A Budweiser tem uma forte ligação com o basquete. A nossa parceria com o NBB tem como objetivo fomentar a modalidade no país, e nossa relação com a Liga Nacional de Basquete cresce a cada ano. Tudo isso se fortalece com diversas iniciativas dentro e fora das quadras, como a ação ‘Queens of Fans’. Com ela, conseguimos levar para as pessoas fãs de basquete uma forma diferente de entretenimento, sem interromper, criando uma aproximação ainda maior com o NBB, sua equipe predileta e a marca. Tudo isso de forma criativa, em um momento em que não havia competição por conta da pandemia. Então, sem os jogos dentro de quadra, conseguimos manter viva a paixão dos fãs pela modalidade fora dela”, declarou Alice Alcântara, Gerente de Marketing da Budweiser BR.
O Diretor Comercial do LNB, Álvaro Cotta, ressaltou a parceria com a Budweiser e a grandeza da indicação ao prêmio.
“Essa indicação é resultado do esforço conjunto no desenho de ações que contribuam para os planos da marca com a comunidade do basquete no Brasil. Nosso objetivo é identificar soluções para nossos parceiros e a relação com a Budweiser tornou-se uma grande referência. É um processo contínuo no qual testamos, aprendemos e evoluímos a cada temporada. Temos muito orgulho dessa indicação e da parceria que estamos construindo”.
O gameshow foi realizado em parceria com a Xcite Interactive, empresa que desenvolve jogos interativos para diversas equipes profissionais nos Estados Unidos e para a NFL. Os fãs usaram a plataforma Turbo Trivia, que permitiu que os usuários participassem do quiz através de um smartphone, em tempo real, acumulando a pontuação dos participantes e os ranqueando de acordo com a velocidade do envio das respostas certas.
O júri do Samba Digital Awards 2020 efetuará a votação até o dia 31 de janeiro de 2021. Eles selecionarão as suas três principais campanhas em ordem decrescente. A primeira escolha de cada votante ganhará 5 pontos. A segunda opção, 3 pontos. A última, 1 ponto. As campanhas com as maiores pontuações serão selecionadas como as melhores campanhas do Samba Digital Awards 2020. O anúncio dos vencedores será realizado no início de fevereiro.
O júri é formado por 36 profissionais de áreas correlatas ao conteúdo (Marketing & Comunicação & Digital) de entidades, clubes, empresas e veículos de imprensa do porte de FIFA, The Federation Association (FA), Ligue 1, AC Milan (ITA), AS Monaco (MON), Bayern Munique (ALE), Eintracht Frankfurt (ALE), Everton FC (ING), Liverpool FC (ING), Olympique Lyonnais (FRA), Orlando Magic (EUA), Paris Saint-Germain (FRA), SSC Napoli (ITA), Tottenham Hotspur (ING), Grupo Globo (BRA), UOL (BRA), ESPN (ARG/BRA/CHI), La Nacional (ARG), Marca de Gol (ARG), El Comercio (PER), MKT Esportivo (BRA), Máquina do Esporte (BRA), MKT Registrado (ARG), Oh My Goal (USA), Two Ten Eight (ALE), Ecofoot (FRA), Live Wire (ING) além de representantes do Facebook e Twitter.
Confira a lista dos finalistas da Samba Digital Awards:
Ação Social:
AFA (ARG) – Nadie Sale Campeón Solo
Bahia (BRA) – Imagine um isolamento social por Anos?
Ceará (BRA) – Corrida dos Privilégios
CBF (BRA) – Seleção Brasileira Solidária
Chivas (MEX) – Juego X La Equidad
Fluminense (BRA) – Dia da Consciência Negra
Conteúdo Áudio & Visual
América (MEX) – 104 años
Boca Juniors (ARG) – #DiegoEterno
Botafogo (BRA) – Anúncio Honda
Fred (BRA) – Tour do Fred
Peñarol (URU) – Vuelta al Fútbol
Talleres (ARG) – La Vida a Tu Lado
Engajamento
América (MEX) – Gracias, Enfermero!
Athletico-PR (BRA) – Solta a Voz
Atlético-MG (BRA) – Manto da Massa
Deportivo Cali (COL) – Estadio Virtual
NBB (BRA) – Queen of Fans
Talleres (ARG) – La Vida a Tu Lado
Para conferir todas as campanhas, clique aqui: