HOJE
educação ambiental
Por Marcius Azevedo
Na primeira etapa do NBB Trio, CAIXA e LNB realizam ação com a Sucataria São Paulo sobre a importância do desmonte de eletrônicos
A preocupação da CAIXA e da Liga Nacional de Basquete com o impacto ambiental ficou evidente na primeira etapa do NBB Trio, que aconteceu no último final de semana, dias 24 e 25 de agosto, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.
Foi realizada uma oficina de desmonte de eletrônicos, ensinando de forma lúdica sobre os conteúdos nocivos ao meio-ambiente contidos neste tipo de equipamentos. A importância da reciclagem destes materiais foi bastante destacada pela Sucataria São Paulo.
A Sucataria São Paulo é um centro de reciclagem que oferece soluções para retirada de resíduos eletrônicos, metais, papeis e plásticos, no ambiente corporativo e residenciais. A empresa atua na coleta, separação e processamento de sucatas, contribuindo para a preservação ambiental e para a economia sustentável.
“O trabalho realizado foi perfeito para chamar a atenção de todos para reciclagem e sustentabilidade. Foi uma grande oportunidade de ensinar aos jovens e aos presentes sobre a necessidade de reciclar vários itens, incluindo os eletrônicos”, afirmou Ronaldo de Paula Santos, CEO da Sucataria São Paulo, que esteve presente nos dois dias de disputas no no Vale do Anhangabaú.
“A iniciativa da CAIXA e da Liga Nacional de Basquete proporcionou que todos tivessem acesso às informações sobre reciclagem, levando em consideração que, embora tenha sido um evento esportivo, foram destacados vários links sobre a proposta apresentada”, completou.
Ronaldo de Paula Santos afirmou que o resultado na iniciativa foi imediato. “A Sucataria São Paulo teve a captação de novos seguidores das redes sociais, além de novos contatos com instituições, empresas e pessoas físicas que gostariam de conhecer melhor o nosso trabalho.”
Meio-Ambiente no ESG
A preocupação com o meio-ambiente está inserido no conceito de ESG, que representa um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização em três pilares fundamentais: Meio-Ambiente (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).
O critério ambiental inclui exigências como: a gestão de resíduos, a política de desmatamento, uso de fontes de energia renováveis e o posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas. Além disso, o E da sigla ESG pode também se estender ao controle exercido pela empresa em terras que possui, se há ações para melhorar e preservar a biodiversidade, por exemplo.