#JOGAJUNTO

ESG

sustentabilidade

17-05-2024 | 10:11
Por Liga Nacional de Basquete

Ação durante o Jogo das Estrelas de 2024 demonstra preocupação das Loterias CAIXA e da Liga Nacional de Basquete com o impacto ambiental

A preocupação das Loterias CAIXA e da Liga Nacional de Basquete com o impacto ambiental ficou evidente durante o Jogo das Estrelas de 2024, no último mês de março, quando foi implementada a Coletiva Seletiva CAIXA.

A ação realizada em parceria com a empresa Valora disponibilizou lixeiras específicas para o descarte adequado pelo público que compareceu ao ginásio do Ibirapuera nos três dias de evento. Além disso, foi feito o treinamento da equipe de limpeza para a coleta, armazenamento e transporte dos resíduos.

Lixeiras específicas para o descarte adequado pelo público foram colocadas no ginásio do Ibirapuera. Foto: Rafael Rocha Garcia

Foram coletados e encaminhados para a Flacipel, cooperativa especializada em reciclagem, um total de 3,4 toneladas de resíduos. O transporte foi realizado com compensação de carbono.

“O trabalho de coleta seletiva no JDE foi mais um passo importante na implementação da sustentabilidade no âmbito esportivo, alinhando o esporte à consciência ambiental”, afirmou Rafael Rocha Garcia, coordenador do departamento de ESG da Liga Nacional de Basquete.

Meio-Ambiente 

O conceito ESG surgiu pela primeira vez no ano de 2004, em um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), que, na época, foi intitulado “Quem cuida, ganha” (“Who Cares Wins”, em inglês). Na ocasião, o documento contou com a adesão de nove países e mais de 20 instituições financeiras e estabeleceu diretrizes que relacionam questões ambientais, econômicas e sociais ao mercado de finanças. No ano seguinte, a sigla ESG foi criada e chancelada pela ONU.

Na realidade, uma agenda ESG representa um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização em três pilares fundamentais: Meio-Ambiente (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).

O critério ambiental inclui exigências como: a gestão de resíduos, a política de desmatamento, uso de fontes de energia renováveis e o posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas. Além disso, o E da sigla ESG pode também se estender ao controle exercido pela empresa em terras que possui, se há ações para melhorar e preservar a biodiversidade, por exemplo.

Lixeiras específicas para o descarte adequado pelo público foram colocadas do lado de fora do ginásio do Ibirapuera. Foto: Rafael Rocha Garcia

Prêmio NBB CAIXA Social

O NBB CAIXA Social é um programa que premia as iniciativas sociais dos clubes e dos atletas ao longo da temporada. O prêmio contempla as melhores ações escolhidas pelo comitê de sustentabilidade que será formado com membros independentes e representantes da própria Liga Nacional de Basquete. As equipes terão um prazo para enviar informações e registros das ações realizadas, podendo dividi-las em duas categorias: ação pontual e programa permanente. Vale ressaltar que os atletas mais engajados socialmente com a comunidade também serão reconhecidos e premiados ao fim da temporada.

A última vencedora da ação foi a equipe do Sesi Franca, em 2019, com uma parceria com a Escola Municipal Sueli Contini, no bairro Jardim Tropical, cujo projeto impactou diretamente cerca de 400 alunos com aulas regulares de basquete ministradas por treinadores e atletas da equipe. Outros vencedores em edições anteriores foram as equipes do Bauru Basket com o projeto “APAE em Pederneiras (SP)”, além do Macaé com o projeto “Basquete na Praça”, na própria cidade carioca.