HOJE
Acima da expectativa
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de sofrer grave lesão nos ligamentos do joelho, recuperação de Taddei surpreende o fisioterapeuta da equipe do Franca
Recentemente operado para reconstruir ligamentos do joelho, o ala/armador do Vivo/Franca, Felipe Taddei, vem tendo uma recuperação que está surpreendendo a equipe médica do time francano.
Taddei se lesionou na partida contra o Paulistano/Unimed, válida pela terceira rodada do NBB, no dia 28 de novembro. Três semanas depois, ele veio a São Paulo realizar a cirurgia que reparou o ligamento cruzado anterior e o ligamento patelar de seu joelho.
Pela gravidade da lesão e a complexidade da operação, o período de recuperação total pode chegar a até um ano. No entanto, Taddei iniciou o trabalho de fisioterapia e o fisioterapeuta da equipe, Rogério Barbosa, o “Rogerinho”, mostrou otimismo quanto a recuperação do jovem jogador.
“O atleta vem evoluindo de uma maneira muito boa. Neste momento, estamos priorizando exercícios que visem à amplitude do movimento do joelho. Temos respeitado alguns protocolos, mas o atleta tem evoluído acima das expectativas. Ele passou por uma cirurgia extremamente complexa, mas a recuperação está sendo ainda melhor do que havíamos pensado”, afirmou Rogerinho.
Nas próximas semanas, Taddei deve retirar os pontos do joelho, o que permitirá intensificar o trabalho de fisioterapia. Assim que houver a cicatrização completa dos ligamentos, começarão os exercícios de força e equilíbrio.
Mas ainda é cedo para marcar uma data para o retorno de Taddei às quadras. Tudo vai depender de como organismo do atleta irá responder as próximas etapas da recuperação.
“Neste tipo de cirurgia, extremamente complexa, pode ser que o atleta supere as expectativas e volte antes, mas pode ser também que ele demore mais tempo do que o previsto para voltar às quadras. Tudo isso quem irá responder para gente é o joelho do Taddei”, finalizou Rogerinho.
Leo Meindl
Outra jovem revelação francana que se recupera de lesão é o ala Leonardo Meindl. Ele sofreu uma fratura no punho esquerdo, também na partida do dia 28 de novembro, contra o Paulistano. O atleta deve ficar com o braço imobilizado por mais 60 dias e depois disso iniciará o trabalho de fisioterapia. Ele deve retornar à equipe dentro de três meses.
“Um aspecto positivo da lesão do Leo é que ele manteve sua forma física. Embora não consiga mexer a mão esquerda, ele continua praticando exercícios físicos e movimentando a mão direita, o que tornará sua recuperação ainda mais rápida”, comentou Rogerinho.