#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Mentalidadede finalista

21-01-2021 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Marquinhos participou do Podcast Território NBB e falou sobre a preparação extra-quadra, importância da torcida e motivação para a final do Super 8

Um dos líderes da gloriosa história do Flamengo na última década, Marquinhos é um jogador singular. Dono de um arremesso certeiro e refinada finalização perto do aro, o ala de 2,08m tem altura de pivô e puxa contra-ataques como um armador, podendo jogar em diversas posições. Mas as questões técnicas e táticas não são as únicas responsáveis pelo seu sucesso gigantesco. O lado psicológico também é uma das grandes qualidades do único jogador com três troféus de King Of The Season do NBB.

+ Flamengo e São Paulo: os finalistas da Copa Super 8

Neste sábado (23/01), o Flamengo enfrentará o São Paulo pela final da Copa Super 8, com transmissão do DAZN, ESPN e TV Cultura. Marquinhos participou da edição do Podcast Território NBB dessa semana e compartilhou alguns pontos fora das quatro linhas que podem ser diferenciais para a decisão. Um deles é o ginásio sem público, por conta do protocolo de prevenção à Covid-19.

“Quando eu tive a oportunidade de vestir essa camisa, eu pensei ‘eu quero viver tudo o que um atleta pode viver com essa camisa’. Graças a Deus estou em minha nona temporada e passei por praticamente tudo. Agora terei mais um momento único: jogar uma final sem público. Quando que a gente ia imaginar isso?”, disse Marquinhos.

Cinco vezes campeão do NBB e uma do Super 8, Marquinhos pode conquistar o sétimo título nacional pelo Flamengo neste sábado (João Pires/LNB)

“A torcida ajuda demais a tirar uma motivação de onde não tem. Naquele momento que você está cansado, você olha para a arquibancada e tem um cara gritando desesperado e te dá força. Sem isso vai ser muito difícil. Mas a gente teve uma notícia muito legal das visualizações da semifinal na FLA TV. Eu me senti dentro do Maracanãzinho com 11 mil pessoas assistindo o jogo”, contou.

Sem o apoio presencial da torcida, Marquinhos tem usado o histórico do confronto entre Flamengo e São Paulo como um incentivo extra para a final.

“A gente jogou duas partidas contra o São Paulo e perdemos as duas. Uma na temporada passada e uma agora em 2020/2021. Essa é a motivação a mais que a gente tem. Bater um time que ganhou da gente mas duas vezes que nos enfrentamos”, declarou.

Campeão da primeira edição da Copa Super 8 e vice na segunda, Marquinhos tem média de 15,5 pontos e 4,5 rebotes nas finais do torneio (Marcello Zambrana/LNB)

+ Em primeira final na casa do Paulistano por outra equipe, Gustavo de Conti buscará sua segunda Copa Super 8 em terceira final consecutiva da competição

Aliado à motivação, o foco também é essencial e o ala sabe disso. Para se concentrar nos momentos importantes, como a decisão da Copa Super 8, ele costuma mudar totalmente seu dia a dia.

“Quando você sai de casa ou do hotel, você já precisa estar ganhando a final mentalmente. Eu acredito muito nisso. Tento esquecer tudo o que está acontecendo fora da quadra. Eu me desligo do mundo, das redes sociais. Só tenho contatos em casos emergenciais”, afirmou.

Após um primeiro tempo apagado, Marquinhos foi essencial na classificação do Flamengo para a final ao converter três bolas de três na segunda metade da partida contra Bauru. Contra o São Paulo, o atleta de 34 anos se diz preparado para fazer o que for necessário para sair campeão.

“O que eu falo para os outros jogadores e para quem me acompanha no Flamengo é que eu vou estar lá. Independente se eu vou estar pontuando ou pegando rebote. Estarei mentalmente preparado e disposto a fazer o que o jogo estiver oferecendo”, garantiu.

Para conferir tudo o que Marquinhos falou sobre a final da Copa Super 8, assista a gravação do Podcast Território NBB, que também contou com a participação de Georginho:

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.