HOJE
Adversários definidos
Por Liga Nacional de Basquete
Em sorteio realizado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, FIBA define os grupos do basquete masculino e feminino nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
A FIBA (Federação Internacional de Basquete) organizou, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o sorteio dos grupos do basquete masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O que para muitos é um bom início, o Brasil escapou dos Estados Unidos em ambas as categorias, mas terá outras potências nas primeiras partidas do torneio, que começa no dia 28 de julho.
No masculino, o Brasil caiu no grupo B, da atual vice–campeã olímpica e principal equipe da chave, a Espanha, além de Austrália, China, Reino Unido e o terceiro colocado do Pré-Olímpico Mundial. A estreia brasileira na competição será contra a Austrália no dia 29 de julho.

Oscar Schmidt e Wlamir Marques no sorteio olímpico (Wander Roberto/Inovafoto)
O Grupo A do torneio masculino terá Estados Unidos, França, Argentina e Tunísia, além dos dois primeiros classificados do Pré-Olímpico Mundial. Ainda estão na disputa pela vaga em Londres seleções importantes como Lituânia, Rússia, Grécia, Porto Rico e Macedônia.
O sorteio, que teve a participação de grandes nomes do basquete brasileiro como Oscar Schmidt, Wlamir Marques e o ala do Flamengo, Marcelinho, foi feito de acordo com o nivelamento das seleções que não poderiam cair no mesmo grupo, caso de Estados Unidos e Espanha, Brasil e Argentina, França e Austrália, China e Tunísia.
“Quando se trata de Olimpíadas, não tem muito como escolher um caminho mais fácil. A única vantagem que eu vejo é que a gente caiu num grupo com quatroadversários definidos, então a comissão técnica só tem que esperar um adversário do Pré-Olímpico Mundial. Vai ser uma estreia dura assim como todos os jogos e a seleção tem que entrar preparada para os desafios”, disse o ala Marcelinho.
O presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, esteve no evento e também comentou sobre o sorteio dos grupos.
“Há muito tempo a gente não respirava o basquete internacional do jeito que vivenciamos hoje. O basquete brasileiro sempre teve e sempre terá esse prestígio e temos tudo para estar entre os melhores nessa Olimpíada”, afirmou Monadjemi. “Espero que possamos manter esse astral positivo e essa energia em Londres, para depois repetirmos com ainda mais força nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016”, completou.

Magic Paula também participou do evento (Wander Roberto/Inovafoto)
Seleção Feminina também não pega os EUA
A Seleção Brasileira feminina também fugiu do grupo dos Estados Unidos, mas por outro lado caiu na chave das temidas Austrália e Rússia. As brasileiras estão no Grupo B que tem ainda o ReinoUnido e o terceiro e quinto colocados do Pré-Olímpico Mundial. A estreia do Brasil será no dia 28 de julho.
No Grupo A, os Estados Unidos terão China e Angola, além do primeiro, segundo e quarto colocados no Pré-Olímpico. A seleção norte-americana venceu as últimas quatro edições do basquete feminino nas Olimpíadas.
Masculino
Grupo A – Estados Unidos, França, Argentina, Tunísia, Classificados 1º e 2º colocados no Pré-Olímpico
Grupo B – Espanha, Austrália, BRASIL, China, Reino Unido e o 3º colocado no Pré-Olímpico Mundial
Feminino
Grupo A – Estados Unidos, China, Angola, classificados 1º, 3º e 4º do Pré-Olímpico Mundial
Grupo B – Austrália, BRASIL, Reino Unido, Rússia, classificados 3º e 5º do Pré-Olímpico Mundial
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca