HOJE
26 rebotes
Por Juvenal Dias
Em sua 4ª participação na LDB, o pivô Afonso, do São José Basketball, estipula novo recorde de rebotes na temporada, 26; quarta melhor marca da história
Nesta sexta-feira (19/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo, Afonso, do São José Basketball estipulou o novo recorde de rebotes da temporada da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O pivô pegou 26 rebotes, quarta maior marca do campeonato na história, na vitória sobre a Soc. Thalia/SMEIJ por 89 a 59.
Afonso está, literalmente, em casa na segunda janela da LDB 2024. Carioca de 20 anos, o pivô tem sido um dos principais atletas da campanha do São José Basketball no Grupo B da competição de base. Nas estatísticas da equipe, é o segundo em pontos (12,8), líder em rebotes (11,8) e líder em eficiência (20,3). Ou seja, por suas médias, é como se ele fizesse um duplo-duplo por partida.
+ Confira as estatísticas de Afonso
No último jogo da primeira fase, contra o time de Curitiba, não foi diferente, anotou 21 pontos (cestinha da partida) e pegou 26 rebotes, sendo nove ofensivos e 17 defensivos. O time todo do Thalia pegou 25, um a menos que Afonso, que terminou a partida com 39 de eficiência, a quarta maior dessa edição. Tal atuação pode ganhar mais importância, pois pode significar a classificação do São José Basketball à Série Ouro da fase decisiva da LDB, a depender de resultado do Botafogo e Caxias do Sul Basketball. O time encerrou a primeira fase com oito vitórias e quatro derrotas, 66,7% de aproveitamento.
“Foi uma grande atuação, sem dúvida, mas se não fosse meus companheiros, eu não conseguiria. Os armadores dando passes, todo mundo fechando rebote, eu não jogo sozinho. Então, fico muito feliz novamente, mas os méritos são do meu coletivo”, comentou com humildade Afonso.
É sua quarta LDB, tendo jogado duas pelo Pato Basquete e as últimas pelo São José Basketball, com seus melhores números na atual edição. Pela idade, ainda tem a oportunidade de disputar mais duas na carreira. Em clara evolução, estreou no NBB CAIXA na temporada 2023/24, fazendo oito partidas com o Sanja, que terminou a fase de classificação em nono e parou nas oitavas de final nos playoffs.
Confira a lista das cinco maiores atuações em rebotes da história da LDB:
- Cristiano Felício (Flamengo) x Bauru Basket/2014 – 29 rebotes;
- Vithor Juliatto (Basquete Curitiba/Campo Mourão) x Extremos/2016 – 28;
- Durval Cunha (Sport Recife) x Tijuca/2014 – 27;
- Afonso Pacheco (São José Basketball) x Soc. Thalia/SMEIJ/2024 – 26;
- Felipe Cardoso (Bauru Basket) x União Corinthians/2022 – 25.
+ Confira os recordes de estatísticas da LDB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.